quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O SANTO GRAAL VII

O Mago continuando a falar, no capítulo anterior,
aborda a Segunda Etapa a fase do “Nascimento do Ego”.
Explica que nessa fase ou etapa, que o bebê passa a tomar conhecimento das coisas que o cerca. Então, nasce o ego.
Aparece o “eu” e aí ele toma conhecimento do medo pelo abandono,
sente necessidade da aprovação dos seus atos.
A possessividade aparece bem como a ansiedade da separação.
Surge à preocupação consigo e a auto comiseração e o bebê passa a conhecer a dor.


Os cavaleiros ouvem atentamente as palavras do Mago.


Nesse ponto da leitura temos de parar
e pensarmos um pouco sobre esse nascimento,
o nascimento do nosso EGO.


Continuemos com essa fascinante leitura.


O Mago Merlim



Terceira Etapa - O Nascimento Do Empreendedor
- Quando surge o ego - prosseguiu Merlim - você passa a ter um mundo “lá fora”, e uma nova tendência emerge, o anseio de sair pelo mundo e fazer realizações. Os primeiros indícios dessa mudança são primitivos. O bebê quer agarrar as coisas e segurá-las; ele quer fazer sozinho suas explorações, sempre certificando-se de que a mãe está por perto. Logo ele quer andar e protesta se sua mãe não permite que ele o faça. Esse desejo de escapar e perambular são tímidos no início. Mas com o tempo, o mesmo bebê que ansiava para que o segurassem e o protegessem grita para que o soltem. Trata-se de um instinto saudável, pois o ego sabe que o desconhecido é a fonte do medo. Se o bebê não saísse para conquistar o mundo, ele passaria a temê-lo cada vez mais.“ Estamos agora nos afastando cada vez mais da sensação de paz, unidade e confiança com a qual vocês nasceram. O ego começa a dominar o espírito. Quando o bebê se volta para dentro de si para sentir o que existe ali, ele já não mais encontra a consciência pura; em vez disso, encontra um turbilhão de memória. As experiências se tornam pessoais, e nunca serão de novo completamente compartilhadas”.
- Outra história triste - lamentou-se Percival.
- Se ela parasse aqui, sem dúvida - disse Merlim
- Mas o nascimento do empreendedor lhe conferiu confiança e a sensação de que você é único. Este mundo de objetos e eventos diz respeito a uma única coisa: a individualização. O ego é necessário para que isso aconteça, pelo menos no caminho que vocês, mortais, escolheram.
- Nem todo mundo é um empreendedor. Essa etapa é realmente necessária? - perguntou Galahad.
- Nem todas as pessoas valorizam o sucesso acima de tudo ou se identificam com o dinheiro, o trabalho e o status - disse Merlim.
- Mas o anseio do empreendedor é mais simples, mais básico do que isso. É a marca do ego em ação, provando a si mesmo que a separação é suportável. De fato, o nascimento do empreendedor torna este mundo onde estamos um lugar alegre, cheio de coisas para fazer e aprender. Em algumas pessoas o empreendedor perdura um tempo extremamente longo. A sede da fama e da fortuna sobrepuja o verdadeiro objetivo da busca. Mas Deus permite o total livre-arbítrio, e se a pessoa chega à conclusão que o mundo "lá fora" é mais importante do que ela, o anseio pela fama e pela fortuna segue-se necessariamente." O ego, na visão do mago, não oferece nenhuma possibilidade de realização. Ele é controlador e indiferente. 'Escute-me', diz ele, 'e agarre tudo que você puder para você mesmo. Isso é que é felicidade.' Todos vocês, mortais, seguem esse conselho durante algum tempo. Tampouco existe nele qualquer prejuízo do ponto de vista de Deus, porque a confiança Dele no livre arbítrio vem a ser o caminho mais sábio”." Dificilmente preciso lhes dizer que essa terceira etapa permanece com vocês, porque enquanto o ego estiver presente, o empreendedor também estará. O empreendedor nunca satisfaz seus apetites. Afinal de contas, não existem limites para as experiências que vocês podem acumular; o mundo é infinito em sua diversidade. Mas à medida que se desenvolve, o ego abafa o espírito com diferentes camadas, de riqueza, poder, auto imagem, até que uma voz começa a perguntar baixinho: ‘Onde está o amor? Onde está o ser?’ A quarta etapa, outro nascimento vem a seguir”.
Quem será que irá nascer?
SEGUE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário