
Enquadrada pela imponência dos grandes castelos, a Escócia é um país que nos acolhe com uma doce receptividade humana e uma fortaleza em sua estrutura arquitetônica. Um lugar que nos permite voltar ao tempo e experienciar sua história, conhecer seus personagens e desfrutar de uma música contagiante e de interessantes contos, que ficarão para sempre na mente de quem os escuta.
GLASGOW
É a maior cidade da Escócia, talvez por isso a menos interessante… Se puder conhecer, beleza, mas, se não puder, não vai fazer tanta falta, pode anotar isso! Localiza-se no Sul da Escócia, na região chamada de “Lowlands”.
Para chegar até Glasgow voamos pela Ryanair por aprox. 1½h e um precinho bem camarada. Ficamos hospedados no. L'Argyll Hotel, situado em Sauchiehall Street, Glasgow, oferece um alojamento de grande conforto a um preço razoável. O hotel fica idealmente perto do centro da cidade de Glasgow bem como das principais atrações turísticas.
Em apenas 5 horas de caminhada é possível conhecer a arquitetura e os pontos interessantes de Glasgow, nada mais que isso. A praça central vale ser aclamada, pois é um espetáculo! A Catedral de Glasgow no seu estilo gótico também vale ser conferida. Pra quem curte, o cemitério da cidade é outro ponto interessante, cheio de obeliscos e esculturas, em pé e em ruínas também! Tem também a Galeria de Arte Moderna que, bem na sua porta, tem uma das esculturas mais interessantes que já vi.

EDINBURG
Edimburgo tem características bem diversas quanto a arquitetura, mas que convivem harmoniosamente. São duas cidades em uma: a antiga Edimburgo conta com os belos castelos e construções medievais. As ruas são calçadas no estilo da época. Na outra, uma cidade moderna e agitada, que demonstra isso também nas construções e nos negócios instalado na região. Mas temos que admitir, Edimburgo só é completa com a união e a diversidade dos dois lados que dão a cidade o caráter mágico e fascinante. E é assim que conquista o orgulho de quem nasce e vive lá A cidade é simplesmente MARAVILHOSA! Sem dúvida, o lugar de turismo urbano mais interessante e apaixonante na Escócia. Pegamos um ônibus em Glasgow (5 Libras) e seguimos viagem de aprox. 1½ h até este santuário escocês.
Durante a viagem não dava pra imaginar o que estava por vir... Descemos na estação e fomos procurar o centro de informações. Por pouco não fomos a lugar nenhum, pois no caminho começamos a ouvir o som absolutamente inigualável de uma Gaita de Foles legitimamente escocesa! Estávamos atravessando a ponte e, quando ouvi o som, sai andando em passos rápidos para encontrar de onde vinha. De repente, vejo na esquina um grupo vestido em trajes típicos tocando e dançando musica celta. Tinha um sujeito grandão tocando tambor que parecia ter saído da idade média. Adorei!
Edimburg tem infinitas construções históricas que devem ser visitadas, mas sem ser dedo a dedo, pois andando livremente a surpresa sempre é mais inesquecível. Andamos sem rumo até cansar as pernas, mas não os olhos! Tudo é lindo e as pessoas são simpáticas e alegres. Passamos por muitos lugares interessantes que não sei o nome e, sinceramente, não fará a menor diferença, pois mais que o nome é a imagem... essa é única na memória... O top dos turistas é o Castelo de Edinburgh. Lindo mesmo e imenso! Afinal os castelos da Europa são lindos. O preço de entrada é 11 Libras. Infelizmente não entramos. Tive que continuar imaginando como teria sido a vida dos que lá habitaram e os objetos que deixaram.
À noite fomos beliscar alguma coisa num Pub bem típico freqüentado por moradores locais. Foi interessante percebermos que quase todos os bares na quinta-feira fazem “Quiz” ao invés de música ao vivo. Uma idéia super interessante, pois a galera passa a noite bebendo e respondendo questões sobre sua própria cultura e sociedade. Total “Cult”! Também tivemos nossa noite de Rock´n Roll num bar totalmente descolado e um som extremamente “barulhento. A cidade ainda é um dos mais importantes pólos econômicos do país, além de ser um dos mais industrializados. Edimburgo é uma mistura de arquitetura, arte e música.






