TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 20 de junho de 2009

OS DRUIDAS NOS TEMPOS DOS CELTAS


Transcrevo aqui, apenas um pequeno trecho extraído dentre os muitos encontrados na página de Claudio Crow, que é uma pessoa séria, um estudioso dedicado, que explana o tema com maestria e conhecimento profundo, infinitamente mais qualificada do que eu, para desenvolver esse assunto. É impessindível que, todos aqueles que se interessem por druidas e druidismo, façam uma visita a sua página na internet.



OS DRUIDAS NOS TEMPOS DOS CELTAS
Entre os celtas - o mais importante povo da Europa pré-clássica -, os druidas eram conhecidos como grandes sacerdotes e filósofos, e os historiadores gregos e romanos descrevem seus rituais e a importância atribuída a eles pelas tribos celtas.As funções dos druidas, porém, ultrapassavam em muito as de um mero sacerdote: conhecedores dos mistérios da natureza, estudavam as propriedades mágicas e curativas de plantas, ervas e árvores. Eram também os responsáveis pela preservação da cultura, pois eram os guardiões da história e das lendas da tribo, eternizando os feitos dos reis e rainhas em versos de rara beleza. Poetas por excelência, cantavam seus conhecimentos em poemas que deviam ser memorizados, e também atuavam como legisladores nas disputas pessoais e inter-tribais. Por fim, eram também conselheiros dos reis e rainhas celtas, em muitas vezes exercendo sobre eles a autoridade que advém não do poder, mas do respeito. Por tudo isso, podemos dizer que os druidas eram, como bem diz o Dr. Simon James, “o pilar ao redor do qual toda a sociedade celta se estruturava”.

Segundo os textos dos escritores gregos e romanos que viveram na mesma época dos druidas, essa multiplicidade de funções originava três categorias distintas: os Bardos, os Uates e os Druidas propriamente ditos. Essas categorias não formam hierarquias nem são independentes uma das outras: ao contrário, elas se complementam para formar o todo do druidismo, assim simplificadas:
Os Bardos são os poetas e contadores de histórias, responsáveis pela preservação e transmissão da identidade cultural da tribo, através das lendas e mitos, das canções e sagas, das odes e linhagens que relatam as origens, os feitos e conquistas da tribo.Os Uates (também chamados de Ovates) são os adivinhos e curandeiros – aqueles que conhecem as propriedades das ervas, a magia das árvores e, através desse conhecimento, promovem a cura e apontam para as tendências do futuro.Os Druidas são os conselheiros dos reis, sacerdotes que oficiam os ritos sagrados, juristas e legisladores.
Essas três categorias dos druidas da Antigüidade são encontradas nos textos medievais irlandeses – a Irlanda é a principal fonte de conhecimento druídico – e ainda é adotada por diversas ordens e grupos druídicos modernos Para os druidas de ontem e de hoje, o universo é todo feito de energia – e energia é, no fim das contas, a melhor definição para a Vida, para a alma. Logo, tudo no universo tem alma, merecendo assim ser respeitado e compreendido. Se tudo tem alma, tudo é vivo. Se tudo é vivo, tudo é sagrado.
A espiritualidade celta é rica em exemplos de árvores vivas, animais que se comunicam com humanos, rios que na verdade são o corpo de uma deusa, assim como bosques são o corpo de diversos deuses. Quando se adota uma visão dessas, fica difícil poluir um rio - afinal, seria o mesmo que matar uma deusa! Quanta devastação teria sido evitada se os princípios do druidismo ainda estivessem arraigados em nossas práticas...
UMA ESPIRITUALIDADE VERDE
Uma das questões fundamentais de nossos tempos é a necessidade de reestruturar os valores e formas de agir e pensar de nossa sociedade com relação ao ambiente em que vivemos. O resgate de uma percepção como a druídica, segundo a qual toda a paisagem – rios, lagos, florestas, animais, bosques, humanos – é sagrada é um dos pontos-chave para o futuro de nosso planeta: o geólogo e filósofo norte-americano Thomas Berry menciona a necessidade de se desenvolver uma “Eco-Espiritualidade”, ou “Espiritualidade Verde”, que devolva ao ser humano a percepção da sacralidade da vida. O druidismo se encaixa perfeitamente nas teorias do Prof. Berry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário