TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

segunda-feira, 24 de maio de 2010

GÁLIA

Província gaulesa do Império Romano

Ao nos referirmos à Gália, fazemos menção tanto ao moderno território francês (do mesmo modo que um português se pode referir ao seu país como Lusitânia), bem como à antiga região povoada pelos Gauleses (que era, no entanto, um pouco mais vasta que a moderna França), e que constituiu uma província do Império Romano.


A HISTÓRIA

Mapa da Gália em aproximadamente 58 d.C.

Na Antiguidade, Gália era o nome romano dado, para as terras dos celtas na Europa ocidental que compreende o atual território da França, algumas partes da Bélgica e da Alemanha e o Norte de Itália. Dividia-se em duas regiões:
. Gália Cisalpina (aquém dos Alpes, relativamente aos romanos), que compreendia a Itália setentrional e foi por muito tempo ocupada por tribos gaulesas;
. Gália Transalpina (além dos Alpes), vasta região (a costa sul da atual França e seu interior), situada entre os Alpes, os Pireneus, o Atlântico e o Rio Reno.
Era habitada por grande número de tribos (celtas (gaulesas, entre outras), iberos, lígures, armóricos), a Gália Transalpina foi o centro de uma civilização influenciada, desde o século VI a.C., por duas correntes de civilização helênica (Mediterrâneo e Alpes).
A Gália tinha forte organização religiosa (assembleia anual dos druidas).
Os Gauleses dedicavam-se principalmente à agricultura e dividiam as terras por tribos e nos séculos III e IV a.C., invadiram o norte da Itália.
As lutas civis enfraqueceram-na: em 222 a.C., quando o território ao sul dos Alpes foi declarado província romana, sob a denominação de Gália Cisalpina e em 125 a.C., os romanos anexaram o corredor do Ródano e o Languedoc.
O rio Rubicão fazia parte da fronteira com a própria Itália e a área ao norte do rio Pó era conhecida como Gália Transpadana sendo a do sul conhecida como Gália Cispadana.
Do outro lado dos Alpes estava a Gália Transalpina, ou simplesmente Província (de onde provém a denominação atual Provença) após sua anexação em 121 a.C. e sua capital era Narbo.


Soldados gauleses
Quando Júlio César recebeu o comando das duas províncias gálicas em 59 a.C., no período que vai de 58 a 51 a.C., apoderou-se progressivamente de toda a Gália, apesar da oposição de vários chefes, notadamente de Vercingetórix, que, em 52 a.C., após ter promovido uma sublevação geral dos gauleses, se rendeu na Alésia sitiada.

César, ao longo das guerras gálicas, expandiu a Gália Transalpina até o Atlântico, o canal da Mancha e o Rio Reno.
A cidadania romana foi estendida à Gália Transpadana por César em 49 a.C. e toda a Gália Cisalpina foi incorporada à Itália por Augusto, deixando com isto de ser província (a Gália Cispadana havia recebido a cidadania romana em 90 a.C.).

Charge retratando um gaulês.


Em 27 a.C., Augusto dividiu a Gália a norte dos Alpes em Gália Narbonense, que ficou sob o controle do Senado, e Gália Lugdunense ou Lionense (Lyon), Gália Aquitânia e Gália Belga, que ficou sob sua própria administração.
Lyon era a jurisdição da assembléia provincial das "Três Gálias".
Sob o Império, a Gália desfrutou de uma prosperidade efetiva; contudo, no século I d.C., houve algumas agitações nacionalistas (Cláudio Civilis, 69).
Os romanos protegeram a região contra as invasões germânicas, desenvolveram aí trabalhos públicos, e grandes cidades foram fundadas: Lyon, Arles, Toulouse, Bordéus, Lutécia (Paris).
Por outro lado, a Gália foi cristianizada.
No final do século III, alguns imperadores criaram um "império gálico" semi-independente, que serviu como engodo contra as invasões germânicas.
O império ocidental, o império gálico, foi devastado pelos germanos (godos, hunos e vândalos) no século III.
O território da Gália fraccionou-se quando, no século V, foi invadida pelos visigodos, pelos burgúndios e pelos francos e só voltou a unir-se sob o reinado do rei franco Clóvis, por volta do ano 500.
Bibliografia
. GEARY, Patrick. O mito da nações: a invenção do nacionalismo. São Paulo: Conrad, 2005. CDD-305.80094

Nenhum comentário:

Postar um comentário