TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE ROB ROY MACGREGOR

Kilchurn castle



Fazendo uma retrospectiva sobre a história do clan MacGregor, vimos que:






(John MacGreor)

O primeiro, Gregor na Escócia, dizem ter sido um filho do rei Kenneth MacAlpin no oitavo século e o lema do clã, em gaélico, significa "Minha raça é real".




O clã MacGregor tem fama de ser um dos mais antigas da Escócia e se estabeleceu em Argyll e Perthshire, em Glenorchy, Glenstrae e Glenlochy - o clã provavelmente construiu o castelo original Kilchurn na passagem de Brander nas cercanias de Glenstrae. Mas Robert Bruce concedeu uma parte substancial das terras MacGregor à seu amigo íntimo e seguidor Neil Campbell.
Ao longo dos séculos, os expancionistas Campbells e os MacGregors estavam em conflito frequente e os Campbell's, muitas vezes tinham ouvido à miúde do monarca, que os MacGregors eram os perdedores. Ao longo dos anos, o MacGregors gradualmente foram perdendo o título de suas terras e se tornaram arrendatários dos poderosos Campbells.





Para sobreviver, os MacGregors, como muitos outros clãs, muitas vezes tinham de recorrer à incursão em terras vizinhas, roubando gado ou qualquer outra coisa que valesse a pena. Como as terras MacGregor estavam na borda das montanhas, não eram muitas vezes alvos fáceis nas terras mais ricas das terras baixas centrais até o sul, em Stirlingshire. Mas eles não eram contra a invadir outras terras do clã - em 1558 muitos MacLarens, incluindo o seu chefe, foram assassinados durante um assalto dos MacGregor.





Em 1590, o chefe do clã foi responsabilizado pelo assassinato de John Drummond, engenheiro florestal do rei (que por sua vez tinha enforcado alguns MacGregors por caça ilegal) – mesmo sem que o chefe não estivesse envolvido nos assassinatos. No entanto, ele foi perdoado pelo rei James VI em 1596. Mas em 1602, Sir Alex Colquhoun em Luss, nas margens do Loch Lomond (foto), negou hospitalidade a dois MacGregors.
Isso pode ter sido relacionado a um incidente em 1592, quando os MacGregors dispararam uma flecha que matou Sir Humphrey Colquhoun. Mas ao insulto de ter recusado hospitalidade teve que ser vingado e MacGregor atacou o Castelo Rossdhu, matou dois homens e eliminou algumas centenas de vacas e outros animais. O chefe Colquhoun levou o assunto ao Rei (com uma história convenientemente ornamentada). As coisas não melhoraram quando os dois clãs se reuniram logo depois, em uma batalha em Glen Fruin e 800 Colquhouns foram espancados por um bando MacGregor com a metade desse número. O assunto foi novamente comunicado ao Conselho Privado em Edimburgo e em abril de 1603, o nome dos MacGregor foi proibido. Qualquer pessoa que continuasse a usá-lo poderia ser condenada à morte e o chefe do clã foi enforcado em Edimburgo.





Os primeiros anos de Rob Roy




Foi neste contexto que Rob Roy MacGregor nasceu em 1671 em uma cabana nas margens do Loch Katrine (na foto), na área de Trossachs Stirlingshire. Ele era o terceiro filho de Donald Glas de Glengyle e Margaret Campbell.
Rob Roy, mais tarde, usou o sobrenome de sua mãe, quando a proibição do nome MacGregor foi reforçada.
Como o filho de um alto membro do clã, ele foi bem educado, não só na leitura e na escrita, mas nas artes da luta e esgrima, tornando-se um espadachim habilidoso e excepcionalmente talentoso em artesanato.
Enquanto o gaélico era sua língua nativa, ele falava (e escrevia), em Inglês também.
Rob obteve terra no lado leste do Loch Lomond perto de Inversnaid e prosperou como comerciante de gado vendendo proteção aos que ali precariamente viviam de gado.
Os proprietários que pagavam "aluguel negro" ou "refeição de preto" (a origem da palavra chantagem) teriam seus rebanhos protegidos por Rob MacGregor e seus companheiros. Como eram muitas vezes atacados pelos ladrões de gado, pagar para proteção de seu gado podia ser benéfico! Os MacGregors, incluindo Rob Roy, continuaram a apoiar ao deposto rei James VII contra Guilherme de Orange e a rainha Mary. Quando John Graham de Claverhouse, visconde de Dundee (também conhecido como "Bonnie Dundee"), levantou um exército em apoio de James (em sua causa jacobita), o MacGregors se juntaram a ele. Rob Roy e seu pai lutaram na Batalha de Killiecrankie em 27 julho de 1689 e, apesar de ambos os lados perderam muitos homens, Rob e Donald Glas sobreviveram.





Durante o inverno seguinte, porém, Donald Glas foi capturado em uma incursão de gado e preso. Para suprir sua baixa renda, o MacGregors formaram o "Lennox Watch" para proteger o gado e em uma ocasião Rob recuperou o gado que havia sido roubado (pelo MacRaes) ao seu legítimo proprietário, o Conde de Breadalbane Campbell. Isto levantou o status de Rob que foi chamado para proteger outras propriedades

Rob Roy MacGregor (1671-1734) - Lápide Rob Roy na Balquhidder





Rob Roy Homem de Negócios - E Fora Da Lei


Como a causa jacobita não chegasse a lugar algum, o Secretário de Estado concordou em 1691 que haveria um armistício - se os chefes dos clãs concordassem em assinar um juramento de fidelidade. (Era a assinatura final deste juramento que levaria ao massacre dos MacIans, e em setembro do ano seguinte, do clã Donald, em Glen Coe).
Inicialmente, Donald Glas se recusou a assinar, mas o fez após a morte de sua esposa. Mas depois da assinatura, o Conselho Privado exigiu que ele pagasse o custo da sua prisão. Para ajudar a pagar o dinheiro, Rob levou a cabo uma incursão para roubar todo gado do vilarejo de Kippen. Os homens de lá resistiram e foram mortos na luta que se seguiu.


Rob casou com Mary Helen McGregor (uma prima de Comer) em 1 de janeiro de 1693 em Corryarklet, entre Loch Katrine e Loch Lomond. O chefe MacGregor designado morreu no mês seguinte, sem herdeiro legítimo. Ele era um pouco fraco e tinha sido chefe apenas no nome - Donald Glas, o pai de Rob, tinha sido o verdadeiro líder.




Durante uma visita a Glasgow, em dezembro de 1695, Rob foi preso por um delito anterior, e foi sentenciado a ser enviado para Flandres. Mas ele escapou e voltou para casa. Apesar das dificuldades, ele conseguiu prosperar e pelo menos cinco filhos sobreviveram à idade adulta.
Durante esse tempo, sua reputação como um espadachim foi aprimorada, ganhando uma série de duelos – dizem que seus longos braços lhe davam vantagem. Como um comerciante de gado, Rob estava ganhando dinheiro comprando ações na Escócia e vendendo com lucro depois de levá-los para a Inglaterra. Mas depois de vários anos de sucesso, em 1712, ele pediu um empréstimo de £ 1.000 ao Duque de Montrose para financiar um negócio. Seu tropeiro, no entanto, parece ter fugido com o dinheiro. Mas Montrose acreditava que Rob estava envolvido na perda e, apesar de se oferecer para pagar o máximo possível imediatamente, ele foi levado ao tribunal e se declarou falido e um ladrão. Falhar em responder à acusação, Rob Roy foi declarado fora da lei e começou sua campanha de assédio contra o Duque (roubo do gado).
Montrose exigiu a apreensão de seus bens. Diz-se que a mulher de Rob, Mary foi violentada e marca enquanto os soldados realizavam o despejo. Rob permanecia foragido nas montanhas, fugindo da captura e, eventualmente, o Conde de Breadalbane Campbell (um inimigo de Montrose) lhe deu uma terra em Glen Dochart. Rob voltou para sua mistura prévia de "proteção" legítima e invasões (com especial atenção para as terras de Montrose). Durante este tempo ele ganhou a reputação de ajudar as pessoas pobres, que tinham problemas financeiros com Montrose - o que lhe valeu o apelido de "Robin Hood" .




Anos mais tarde, Rob Roy desempenhou um papel na Revolta jacobita de 1715 - embora ele e seus homens tenham chegado tarde demais para a batalha principal da campanha, em Sheriffmuir que, marginalmente, os Jacobitas ganharam. Mas a hesitação por parte dos líderes Jacobitas e a chegada tardia de James VIII de França conduziu até a extinção da Revolta. Rob Roy foi incluído na lista dos acusados ​​de traição por sua participação na Revolta, mas a anistia foi oferecida a todos que se renderam. Rob Roy acabou por desistir de algumas armas enferrujadas para o Duque de Argyll - que lhe deu uma casa em Glen Shira. Rob Roy continuou a invadir as terras do Duque de Montrose que tentou em várias ocasiões capturar esse espinho em suas costas. Montrose obteve cartas de "ferro e fogo" contra Rob Roy McGregor. Montrose conseguiu capturar Rob Roy em Balquhidder mas na viagem de volta para Stirling, Rob escapou. Em seguida, o Duque de Atholl enganou Rob, quebrando a promessa de salvo-conduto no processo. Rob foi capturado, mas quando estava na prisão em Dunkeld ele subornou os guardas e fugiu novamente. Em 1720 Rob Roy voltou para perto de Balquhidder (tanto Montrose e Atholl tinham desistido de tentar capturá-lo por este tempo) e retomou sua vida anterior.





Em 1723, Daniel Defoe (autor de Robinson Crusoe) estava, na Escócia, como espião do governo Inglês, e escreveu um relato embelezado das aventuras de Rob intitulada "Highland Rogue". Este, reescrito como romance, mais tarde, por Sir Walter Scott, ajudou a aumentar sua reputação. Os últimos dez anos de sua vida foram relativamente pacíficos. Em 1730 ele se converteu ao catolicismo - ele não havia sido particularmente um entusiasmado protestante e sua crença na causa jacobita pode ter influenciado sua decisão.




Rob faleceu em 28 de dezembro de 1734, após uma curta doença. Ele morreu quando um gaiteiro estava tocando "Eu não voltarei jamais" para um visitante que estava de partida. Rob Roy foi enterrado no dia de Ano Novo de 1735 em Balquhidder em um funeral com a participação de muitos membros do clã. Sua esposa e dois de seus filhos mais tarde foram sepultados no mesmo túmulo. Seu túmulo tem uma espada esculpida nele.

A lápide com "MacGregor Apesar Deles" (acima) foi introduzido na década de 1920.

Nenhum comentário:

Postar um comentário