TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 12 de dezembro de 2009

OS FEITOS INFANTIS DE CU CHULAINN

O Deeds Boyhood de Cu Chulainn
OS FEITOS INFANTIS DE CU CHULAINN
(Tradução)


"Este menino", disse Fergus, "foi criado em seu pai e casa de sua mãe, pelo litoral norte, na planície de Muirthemne, onde alguém lhe deu uma conta da macrad ou 'menino-corps" da Emain Macha, como que Conchobar divide seu dia em três partes: a primeira é dedicada ao ver o corpo de menino em seu esporte, especialmente a de atirar, o segundo para o jogo de xadrez e damas, o terceiro a consumir prazer da carne e beber até a sonolência em conjuntos , que depois é promovido pelo esforço dos trovadores e músicos para induzir favorável placidez de espírito e disposição. E, por tudo o que somos banido dele ", continuou Fergus," por minha palavra Eu juro que nem em Portugal nem na Escócia, há um guerreiro de seu (isto é, de contrapartida Conchobar). O rapazinho, então, deste modo, ter ouvido de tudo isso, um dia disse à sua mãe que ele foi enviado em uma visita a Emain Macha para testar o garoto-corpo em seu próprio esporte. Ela contestou que ele era imaturo, e devem esperar até que algum guerreiro de produção ou outra, ou algum confidenciais de Conchobar deve, a fim de garantir sua segurança, ligar sobre o menino-corpo para manter a paz na direção dele. Ele disse à sua mãe que era uma perspectiva muito tempo, que ele não podia esperar, e que tudo o que tinha a fazer era pô-lo de um curso para Emain Macha, uma vez que ele não sabia em que direção ele estava deitado.

"É uma forma cansados daqui", disse a mãe, "por entre ti e ele está Sliab etrut.

"Dá-me os portes", disse ele, e ela o fez.

"Partiu, em seguida, levando consigo seu hurly de bronze, sua fiança de prata, o arremesso de dardo e lança o seu brinquedo, com o qual o equipamento que ele caiu para encurtar o caminho para si mesmo. Ele fez assim: com sua hurly ele iria rebater a bola e conduzi-lo a uma grande distância, então ele pelted da confusão depois que, dirigindo-se apenas na medida novamente e, depois, ele lançou seu dardo, por último, a lança. Que fez, ele faria uma corrida divertida depois de todos eles, pick up da confusão, a bola eo dardo, enquanto, antes da ponta da lança poderia tocar a terra, ele tinha pego o míssil pelo outro lado.

"Em devido tempo Cu Chulainn chegou Emain Macha, onde encontrou o menino-corps, cinqüenta e três vezes no número, lançando no verde e praticando exercícios marciais com Follamain Conchobar filho na sua cabeça. O rapaz mergulha mesmo no meio deles e levou uma mão em The Game. Ele pegou a bola entre as pernas e segurou-o lá, não sofrendo a viajar mais alto do que seus joelhos ou mais abaixo do que o seu tornozelo, juntas, e assim tornando impossível para eles entrar em um curso ou de qualquer outra forma de tocar ele. Desta forma, ele trouxe consigo e enviou-o para casa por cima do gol. Em grande surpresa a todo o corpo olhava, mas Follamain mac Conchobar gritou: 'bom, agora, os meninos, todos juntos enfrentar este jovem como ele merece, e matá-lo, porque ele é um tabu para ter esse tal juntar-se a si e interferem na seu jogo, sem antes ter tido a civilidade para adquirir a sua garantia de que sua vida deve ser respeitada. Juntos, e logo em seguida, atacá-lo e vingar a violação de seu tabu, pois sabemos que ele é filho de um guerreiro de Ulster mesquinhos, como com ¬ a salvo-conduto não está habituado a penetrar no seu jogo. "

"O conjunto deles assaltado Cu Chulainn, e, simultaneamente, enviado o seu hurlies em sua cabeça, ele, no entanto, rebateu todos os duzentos e cinqüenta e saiu ileso. O mesmo com as bolas, que ele defendeu-se com os punhos, partes de armas, e as palmas sozinho. Seu brinquedo cinquenta e três vezes Spears recebeu em seu escudo pouco, e ainda saiu ileso. Por sua vez agora, Cu Chulainn foi entre eles, e colocou cinqüenta baixa dos melhores: mais cinco deles ", disse Fergus," veio após o ponto onde me sentei e Conchobar no xadrez-play, com o próximo rapaz na sua esteira .

" 'Hold, meu menino", disse Conchobar, "Eu vejo isso não é tu jogo suave playest com o garoto-corps".

"E bom Porque eu tenho também," Cu Chulainn gritou: 'depois de sair de uma terra distante para eles, eu não tive uma recepção de hóspedes.

" 'Como um agora, pouco', disse o rei," tu não sabes o menino-corpo 'condições: que um iniciante deve tê-los obrigado por sua honra a respeitar a sua vida? "

"Eu não sabia", disse o menino, "caso contrário, eu tinha conformado, e medidas tomadas de antemão."

"''Tis bem", disse o rei: "tomá-lo agora sobre vós para deixar o menino ir seguro."
" 'Nós', o menino-corpo respondeu.

"Voltaram a jogar; Cu Chulainn fez o que faria com eles, e novamente estabelecidas cinqüenta deles no chão. Seus pais considera que não podia deixar de ser morto. Tal coisa, no entanto, tratava-se apenas que, com seus golpes e empurrões e acusações repetidas, ser tão apavorado que eles tomaram a grama.

"Que a terra é que ele está com eles agora?" Perguntou Conchobar. "

" Juro pelos meus deuses ", disse Cu Chulainn, 'que, até que, por sua vez estão sob minha proteção e garantia, não vai aliviar a minha mão de cima delas."

"Eles fizeram isso de uma vez. Agora ", disse Fergus na conclusão", admito, que um jovem que fez tudo isso quando ele tinha apenas cinco anos de idade, não precisa de excitar nossa admiração, porque, agora virou de dezessete anos, ele neste Cattle-Raid of Cooley corte de quatro pólos e eixos do resto, e que ele deveria ter matado um homem, ou dois, ou três homens, ou mesmo, como de fato ele fez, quatro.

" Filho Conchobar Cormac Conlonges falou agora, dizendo: "Nos anos depois, o mesmo menino pouco fez outra ação."

"E o que foi isso?" Ailll perguntou.

"Bem", continuou Cormac, "no Ulster, houve um bom ferreiro e artífice, pelo nome Culann. Ele preparou um banquete para Conchobar, e viajou para Emain Macha para oferecer-lhe a ele. Ele implorou Conchobar trazer com ele apenas um número moderado de guerreiros, porque nem a terra nem ele tinha domínio, mas apenas o produto de seu martelo, de sua safra, e de suas pinças. Conchobar prometeu que traria mais do que uma pequena empresa. Culann voltou para casa para fazer seus últimos preparativos, Conchobar restantes Emain Macha até a reunião acabou eo dia chegou ao fim. Então o rei vestiu a farda conveniente luz viajar, e dirigiu-o para o verde, a fim de oferecer o corpo de menino de despedida antes de começar. Há, no entanto, viu um espetáculo curioso. Cento e cinqüenta jovens em uma extremidade do verde, e na outra um só e ele tomar o gol contra a multidão deles. Mais uma vez, quando jogaram no buraco do jogo e foi sua vez de visar a bole, sendo sua a defendê-lo, ser interrompido todas as bolas cinquenta apenas três vezes na borda do buraco, de modo que não foi em um, quando o defesa era deles e que era sua vez de atirar, ele bole o jogo inteiro sem perder uma. Quando The Game estava para rasgar uma roupa de outra pessoa, ele teria os mantos fora de todos eles, enquanto o número total não pode mesmo retirar o seu broche. Quando estava a perturbar os outros, ele iria bater sobre os cento e cinquenta e eles não podiam esticar-lo no chão. Todos os que, quando Conchobar tinha testemunhado, se disse: "Felicito a terra em que o menino chegou, foram seus atos adulto para provar em consonância com suas façanhas de menino, mentira seria certamente de algum uso contínuo."

"Para esse Fergus expressão duvidosa Conchobar contestou dizendo, 'Isso não é justiça, disse, pois de acordo como o menino cresce, assim também vai aumentar seus feitos com ele."

"Ter o filho chamado para nós", disse o ~, ele pode vir com a gente a partilhar o banquete.

"Eu não posso ir lá agora", disse o menino.

" 'Como assim?" Perguntou Conchobar. " 'O menino de corpo ainda não muito ruim de jogar."

" Seria muito tempo para nos esperar até que ruim ", disse o rei.

" 'Wait a todos, vou segui-lo."

"Mas, uma jovem, tu sabes o caminho?"

"" Vou seguir o caminho da empresa, dos cavalos, os carros e pistas '.

"Então comecei Conchobar; eventualmente, ele chegou a casa Culann, foi recebido em tornar-se moda, corre fresca foram estabelecidas, e caíram para o banquete. Atualmente, o ferreiro disse Conchobar, 'Bom agora, ó rei, qualquer um tem prometido que esta noite ele iria seguir-te a esta morada? "

" 'Não, nem um", respondeu Conchobar (esquecendo o menino); ", mas portanto que pergunta?"

" 'É só isso que tenho um excelente cão de proibição, de que quando a corrente é retirado ninguém pode ousar para ficar perto dele, para salvar-me que ele não sabe que qualquer homem, e nele reside a força de uma centena. '

"Conchobar disse, 'Loose-lhe então, e deixar que ele guarda esse lugar."

"Então Culann fez; o cão fez o circuito de seu país, em seguida, ligar a sua posição habitual de onde para ver a casa, e lá ele deitado com a cabeça em suas patas. Certamente um cão extraordinário, cruel, feroz e selvagem era ele.

"Quanto ao menino de corpo, até que era hora de se separar, eles continuaram no Emain Macha, então eles se dispersaram, cada um para a casa de seus pais, ou ao seu enfermeiro, ou ao seu tutor. Mas o pequeno companheiro, confiante para a trilha, como acima referido, bateu para fora para casa's Hounds. Com o seu clube e sua bola, ele encurtou o caminho para si mesmo como ele foi. Assim, logo que nunca veio para o verde do Fort Culann, o ban-cão tomou conhecimento dele e deu língua de tal forma a ser ouvida em todo o campo, não era para esculpir o rapaz decente como para uma festa que ele estava ocupado, mas em um gole para engoli-lo para baixo. A criança estava sem todos os meios razoáveis de defesa, portanto, como o cão cobrado para ele abrir ¬ Jawed jogou a bola tocar na garganta dele com muita força, o que fatalmente punidos dentro da criatura. Cu Chulainn agarrou-o pelas pernas traseiras e ele bateu contra uma pedra para essa finalidade que ele espalhou toda a terra em fragmentos.

"A empresa toda dentro tinha ouvido a proibição desafio de cão, ao som da qual Conchobar disse,''Tis nenhuma boa sorte trouxe-nos na nossa viagem de presente."

" 'Seu significado?" Perguntou o outro.

" 'Eu quero dizer que o menino, filho da minha irmã Dechtire's, Setanta mac Sualtach, prometeu vir após mim, e ele até agora deve ser morto pela proibição de-cão".

"Para um homem levantou-se os heróis, e apesar do forte portas foram abertas, fora que eles invadiram sobre as muralhas a procurá-lo. Speedy como eram, ainda não Fergus, ultrapassá-las, ele pegou o menino, ergueu-lhe no ombro e levou-o para Conchobar. Culann ele tinha saído, e lá ele viu o seu ban-mentira do cão em sucatas e peças, que foi um vexame coração para ele. Voltou para dentro de casa e disse: 'Teu pai e tua mãe são bem-vindos tanto, mas és mais desejados.

"Porque, o que tens contra o menino?" Perguntou Conchobar.

" 'Não foi por sorte que me inspirou a fazer a minha festa para ti, ó Conchobar: o meu cão já ter ido, a minha substância é substância, mas desperdiçou, minha vida, um meio de vida definir todos os extraviados. Little boy ", continuou," que era um bom membro de minha família tomaste tu de mim: a salvaguarda dos vestidos, dos rebanhos e das manadas.

" 'Não vos irritou thereat", disse a criança, "no presente matéria irá pronunciar-me um prémio justo.

"E o que poderia ser isso?" Perguntou Conchobar.

"O menino respondeu:" Se em todos Irlanda haver um filhote dessa raça de cão, por mim ele deve ser estimulado até ele estar apto para a ação como era seu pai. Neste meio tempo eu, ó Culann, eu farei de ti uma proibição serviço de cão, na proteção do teu gado e substância e fortaleza ".

" 'Fizeste bem feita a adjudicação", disse Conchobar e Cathbad o druida, no carrilhão, declarou que não está na sua própria pessoa, ele poderia ter feito melhor, e que, doravante, o menino deve conter o nome de Cu Chulainn,' Culann's Hound . "A jovem, porém, se opuseram; 'Eu gosto do meu próprio nome melhor: Setanta Sualtach mac. "

" Não digas isso, 'Cathbad protestou;' para todos os homens no mundo devem ter suas bocas cheias de mesmo nome.

"O menino respondeu que nessas condições o nome seria bem agradável para ele, e, desta forma, aconteceu que ele ficou preso a ele. Agora o menino ", continuou Cormac Conlonges o narrador de tudo isto", que quando apenas tocando seis anos de idade matou o cão que mesmo uma grande empresa não se atreveu a abordagem, não eram razoáveis para ser admirado se o mesmo em dezessete deveria vir para a fronteira da província, e matar um homem, ou dois, ou três, ou quatro, no Cattle-Raid de Cooley ".

Outro exilado Ulsterman, Fiacha mac Firaba, ocupando o décimo, disse que, no ano seguinte ao grande aventura do cão, o menino tinha realizado uma terços explorar.

"E o que foi isso?" Ailill perguntou.

Porque, se Cathbad o druida", continuou Fiacha ", que ao nordeste de Emain Macha ensinou aos seus alunos, não estar com ele oito entre os estudantes de sua arte. Quando um deles perguntou-lhe sobre os motivos que o dia foi mais favorável, especialmente, Cathbad disse-lhe que qualquer rapazola que nesse dia se pela primeira vez assumir armas e armaduras, o nome de um tal sempre que superam as de todos os da Irlanda além de jovens. Sua vida, porém, deve ser breve, curto. O menino estava a alguma distância, no lado sul da Emain Macha, no entanto, ouviu discurso Cathbad's. Ele colocou seu terno fora de jogo e deixou de lado seus implementos de esporte, então ele entrou na casa dormindo Conchobar e disse: "Tudo bem ser a tua, ó rei."


"Conchobar respondeu:" Little boy, qual é o teu? "

"Eu desejo de ter armas."

"E quem te levou a isso?"

" 'Cathbad o druida", respondeu o menino.

" 'Tu não pode negar", disse o rei, e imediatamente deu-lhe duas lanças com espada e escudo. O menino suppled e brandindo as armas e, no processo partiu-os todos a R $ calafrios e estilhaços. Em suma, enquanto na Emain Macha Conchobar tinha arma de dezessete equipamentos prontos para o menino-Service Corps - já que sempre que um deles teve os braços, Conchobar era que ele investiu com o equipamento e lhe trouxe sorte no uso do mesmo -- O menino fez fragmentos de todos eles. Que fez, ele disse, 'Ó meu mestre, O Conchobar, essas armas não são boas, pois eles não me basta. "Então o rei lhe deu a sua própria duas lanças, sua própria espada, e seu próprio escudo. Em todas as maneiras possíveis o rapaz testou, ele inclinou-los até o ponto de punho e cabeça a bunda, mas nunca quebrou eles: ele resistiu. "Essas armas são boas", disse ele, "e digno de mim. Feira de queda da terra e da região que para ele tem o seu rei cujas armas e armaduras são essas. "


"Só então foi que o druida Cathbad entrou na casa e perguntou se perguntando:" É o menino assumindo armas? "

" 'Ay, na verdade," disse o rei.

" 'Não é filho de sua mãe que gostaria de ver assumi-los neste dia", disse o druida.

" 'Como agora," disse o rei, "não foi ele que te levou?

" 'Não eu, com certeza." "" Brat ", gritou o rei," o que queres dizer, dizendo-me que era assim, com que te mentiu para mim? "

" 'Ó rei, não se indignar", o rapaz confessou;' para ele, foi que me levou quando ele instruiu seus outros alunos. Pois, quando lhe perguntaram o que estava em virtude especial neste dia, disse-lhes que o nome de alguma juventude deve nele pela primeira vez, pegar em armas, teria início a fama de todos os homens de Erin outros, nem assim, ele deve sofrer desvantagem resultante, salvo que sua vida deve ser passageira, curta. "

"E é verdade para mim", disse Cathbad; 'nobre e famoso tu és realmente ser, mas transitória, logo acaba. "

" 'Pouco me importa", disse Cu Chulainn,' nem se eu fosse cabana de um dia ou uma noite em ser, contanto que depois de mim a história de mim e ações podem suportar. "

"Então disse Cathbad novamente, 'Bem, então, entrar em um carro, rapaz, e vá para teste na tua própria pessoa se minha fala a verdade."

"Então, Cu Chulainn montado um carro, de forma mergulhadores, tentou a sua força, e reduzido a fragmentos. Montou um segundo, com o mesmo resultado. Em suma, enquanto na Emain Macha para o menino-Service Corps 'Conchobar tinha dezessete carros, em como companheiro o sábio pouco quebrou todos eles, então ele disse: "Esses carros de teus olhos, ó Conchobar, não são bons em tudo, nem digno de mim.

"Onde está Iubar mac Riangabra? Gritou Conchobar.

"Aqui estou", respondeu ele.

" 'Prepare o meu próprio carro e aproveitar os meus cavalos próprios para ele lá." "O motorista fez a sua vontade, Cu Chulainn montado, testou o carro, e ele suportou ele. "Este carro é bom", disse ele, "eo meu jogo digno."

" 'Bom agora, menino", disse Iubar, "deixar o cavalo ser girado para a pastagem.

" 'Muito cedo para isso ainda, Iubar; unidade na rodada e Emain Macha. '

"Deixe-os cavalos saem para pastar.

" 'É muito cedo ainda, Iubar; unidade de frente, que o menino-corpo pode me dar saudação neste dia a primeira tomada de meus braços."

"Eles vieram para o local onde o corpo era menino, eo grito deles ressoou, 'Essas são armas que tomaste. "

" A coisa realmente muito ", disse ele.

"Eles desejou-lhe sucesso em estragar-winning e assassinato em primeiro, mas lamentou que se foi desmamado longe deles e seus esportes. Cu Chulainn garantiu-lhes que não era assim, mas isso era algo que a natureza de um charme que o levara a tomar armas neste dia de todos os outros. Novamente pressionado Iubar ele ter tirado os cavalos e, novamente, o rapaz recusou. Ele questionou o motorista, "Para onde leva este caminho grande aqui correndo por nós?" Iubar respondeu que correu para Ath um Foraire (no look-out Ford) em Shah etrut. Em resposta às dúvidas com as quais se dobraram o cocheiro, Cu Chulainn soube que a Ford tinha esse nome pelo fato de que diariamente há algum nobre guerreiro do Ulster guarda e ala de ver que nenhum campeão estrangeiros vieram para molestá-los, sendo seu dever de fazer um único combate em nome de sua província. Poetas e músicos devem estar chegando longe do Ulster insatisfeito com seu tratamento, que era seu dever, agindo em toda a província, para consolo de ouro e outros presentes. Por outro lado, que os poetas e músicos de entrar em sua província, o seu dever era ver que eles tinham salvo-conduto para a cama Conchobar lado. Este elogio sentinela, então seria o tema das primeiras peças, em diversos tipos de verso, os poetas que ensaiar ao chegar em Emain Macha.

"Cu Chulainn Iubar perguntou se sabia quem era que neste dia especial montado guarda. "Eu conheço bem ele," o cocheiro respondeu: "É Conall mac Amergin, apelidado Cernach (o Vitorioso), pré Irlanda do guerreiro eminente.

" 'Avante para que a Ford, então, motorista!", Gritou o menino.

"Com certeza na beira da água, chegaram a Conall, que recebeu com 'E é de armas que você tem tomado hoje, menino?"

" 'É, de facto,« Iubar respondidas por ele. "

" Que os braços trazer-lhe o triunfo e a vitória e desenho do primeiro sangue, "disse Conall. "A única coisa é que fizeste no meu julgamento prematuro presumir-los, visto que não como, contudo, estás apto para o explora.

"Para todos responder o garoto disse:" E o que fazes aqui, Conall?

" 'Em nome da província me vigiar e enfermaria.

"Vem", disse o jovem, "para este dia me deixe tomar o dever."

"" Nunca diga ", respondeu Conall," não para a arte ainda tu até Lidar com um homem que luta real. "

"Então eu vou descer para os baixios de Loch Echtra, para ver se posso extrair o sangue de cada amigo ou inimigo."

"E eu", disse Conall, 'vai para te proteger e salvaguardar. de modo que não queres correr em perigos na fronteira. "

" 'Não,' disse Cu Chulainn, 'não vir".

" 'Eu vou assim,' Conall insistiu," para que eu estava a permitir-te sozinho a freqüentar a fronteira, o Ulster iria vingar em mim. "

"Conall tinha preparado o seu carro e seus cavalos aproveitado, ele começou a sua incumbência de protecção, e logo ultrapassou Cu Chulainn, que tinha cortado o assunto curto e tinha ido antes. Eles agora lado a lado, o menino considerou que, em caso de oportunidade de fazer algum ato de ousadia mortal, Conall nunca permitiria a ele para executá-lo. A partir do solo, portanto, ele pegou uma pedra do tamanho de seu punho, e tomou muito cuidado com a finalidade carruagem Conall de-yoke. Ele partiu em dois, o veículo desceu e foi arremessado Conall bruços, caindo assim que sua boca foi trazido sobre um ombro.

"Que história é essa, rapaz?

" 'Fui eu: a fim de ver se a minha pontaria era bom e se havia em mim o material de um bom guerreiro.

" 'Poison tomar tanto tiro teu e te bem, e embora a tua cabeça deve cair como um prêmio a algum inimigo mais além, mas nunca um pé ainda vou mover para te salvar! "

" A coisa que eu crave muito de ti ", disse o menino, e eu faço isto desta maneira especial, porque para você Ulster é tabu para persistir alterar a violência é feito para você." Com esse conail voltou ao seu posto no a Ford.

"Quanto ao menino, ao sul, ele seguiu o seu caminho para os baixios de Loch Echtra, e até à morada do dia termina aí. Iubar então falou:

"Se te podemos nos aventurar a dizer tanto um, pouco, eu deveria ser mais do que fizemos se alegrou retorno imediato a Emain Macha. Para já há algum tempo a escultura foi acontecendo ali, e que não tens o teu lugar me apontou mantida enquanto não vem - entre os joelhos Conchobar - eu, pelo contrário, não pode fazer nada, mas se juntar os mensageiros e bobos da sua casa, para caber na onde eu posso, razão pela qual julgo que agora justo que eu fosse voltar no tempo para misturar com eles. "

"Cu Chulainn ordenou-lhe para aproveitar o carro, o que está sendo feito, eles foram embora, e Cu Chulainn perguntou o nome de uma montanha que viu. Ele aprendeu que era Sliab Morne, e ainda perguntou o significado de um marco branca que apareceu em uma reunião de cúpula. Foi Finnchairn, o menino pensou que convidativo, e ordenou ao motorista para levá-lo lá. Iubar expressou grande relutância e Cu Chulainn disse: "Tu és um preguiçoso Loon, considerando que esta é a minha primeira aventura-quest, e esta é a tua primeira viagem comigo.

"E se ele estiver", disse Iubar ', e se eu chegar Emain Macha, para sempre e para sempre, ela pode ser a última! "

" 'Bom agora, o motorista", disse o menino quando eles estavam no topo da colina,' em todas as direções apontam para mim a topografia do Ulster, um país em que eu não sei sobre o meu caminho. "O cocheiro daquele posição apontou as colinas e as terras de planície e as fortalezas da província.

"Está bem, O motorista, e que agora é yon bem definido glenseamed simples diante de nós para o sul? "Esta é a planície de Bray (Mag Breg).

" 'Continuar em seguida e me instruir sobre as fortalezas e fortes do que o normal." Então Iubar apontou para ele Tam e Tailltiu, Cletty e Knowth eo brug de Angus Mac Oc no Boyne, ea fortaleza dos filhos Nechtan Sceine's.

" 'Eles são os filhos de Nechtan de quem se disse, que o número de Ulster agora vivo não exceder o número deles caiu por suas mãos?"

" 'O mesmo', disse Iubar.

" 'Away conosco depois para a fortaleza dos filhos Nechtan's.

"Ai espera em tal discurso, e seja ele quem for que vá lá, eu não serei o único."

"Cu Chulainn disse, 'vivo ou morto, tu irás para lá, no entanto.

" 'Alive eu ir lá, e eu morto devem ser deixados lá.

"Eles fizeram o seu caminho para a fortaleza, e o menino desmontou em cima do verde, um verde com esta característica especial: no seu centro havia um pilar de pedra, rodeado com um colar de ferro, teste de realização heróica, pois ela deu a escultura a escrita no sentido de que qualquer homem (se ele fosse apenas um, que carregavam armas), que deve entrar nesta verde, deve segurá-la um tabu para ele afastar-se sem desafiar para um combate alguns dos habitantes da fortaleza. O menino leu o Ogam, jogou seus braços ao redor da pedra para iniciá-lo e, eventualmente, armá-la, colar e tudo, para o encerramento de água na mão.

"Na minha opinião pobres", arriscou Iubar, 'não é melhor assim do que era antes, e eu bem sei que, desta vez em todos os eventos que tu queres encontrar o objeto da tua busca: a morte rápida e violenta. "

" 'Bom, bom, motorista rue O spread, agora o carro-revestimentos para que eu possa dormir um pouco."

"Ai que se deve falar assim, para uma terra de foemen e não dos amigos é isso)

"Iubar obedecido, e no verde, uma vez que o pequeno companheiro adormeceu. Só então foi que fóill mac Nechtain emitidos por diante, e, à vista do carro, gritou: "Motorista, não desatrelar os cavalos!" Iubar respondeu que ele ainda detinha as rédeas na mão - um sinal de que ele não estava prestes a desatrelar-los.

"Que cavalos são esses?

" 'Conchobar dois piebalds. "

" Mesmo com essa visão que os levou a ser ", disse fóill," e que trouxe para essas fronteiras? "

" 'Um pouco jovem de um menino, aquele que para a sorte de armas tomou a-dia, e com a finalidade de mostrar a sua forma e de moda veio em fronteiras. "

" Nunca deixe prosperar com ele ", disse fóill; 'fosse certeza de que ele é capaz de ação, é morta em lugar de vida que ele iria voltar para Emain Macha.

" 'Na verdade, ele não é capaz, nem poderia ser imputada a ele, com razão, mas este é o sétimo ano desde o seu nascimento." Aqui, a um pouco ergueu o rosto da terra, não só isso, mas todo o seu corpo até os pés, corou profundamente a afronta que se tinha mais ¬ ouvido, e disse: 'Sim, eu estou apto para a ação! "

"Mas a Folha voltou", eu seria um pouco inclinado para prender, não que tu és. "

"" Tu sabe o que espera nesta matéria, só vamos reparar para o senhor, mas primeiro, vá buscar as tuas armas, na arte covarde pretexto tu vem cá, porque nem drivers, nem anjos, nem povo desarmado matar Foul I. "apressado de cabeça para as suas armas, e Iubar aconselhou o menino que se deve ter cuidado com ele. Cu Chulainn perguntou o motivo, e foi dito que o homem era fóill mac Nechtain Sceine, invulnerável a qualquer ponto ou vantagem de qualquer espécie.


" 'Não é para mim uma coisa dessas deve ser falado", ele respondeu:' Eu vou para tomar em mãos o meu feat especial: o temperado e refinado bola de ferro, que desembarcam no meio de sua testa e para trás através de seu crânio deve exercer as suas cérebro, deixando assim a sua cabeça atravessada com uma canalização justo para o ar. "Com isso, veio para fora fóill Nechtain mac de novo, o garotinho agarrou a bola, atirou-o com o predito efeito exato, e ele pegou a cabeça do fóill.

"Fora da fortaleza agora o segundo filho surgiu no verde, cujo nome era Tuachall mac Nechtain, e ele disse, 'tu és Belike inclinado a gabar-se de que muito." Cu Chulainn respondeu que a queda de um guerreiro único foi para ele nenhuma questão de se vangloriar, e Tuachall disse-lhe que, nesse caso, ele não deveria orgulhar a todos, porque logo ele morreria por sua mão. "Então, se apressam para as tuas armas," disse o menino, "no covarde pretexto tu vens para cá."

"Away foi Tuachall; Iubar repetiu suas advertências. 'Quem é esse? "Perguntou o menino. Foi-lhe dito que não só se era um filho de Nechtan mas também que ele deve ser morto pelo primeiro acidente vascular cerebral ou tiro ou outra tentativa de qualquer espécie, ou nada, e isso por causa da atividade extraordinária e habilidade que na frente de pontos de armas ", ele apresentado para evitá-los. Novamente Cu Chulainn objetar que essa linguagem não deve ser dirigida a ele. Disse ele: 'Vou levar na mão grande lança Conchobar, as venenosas e deve perfurar o escudo sobre o peito e, depois fura o coração dentro dele, deve quebrar três costelas em seu lado que está mais distante de mim. "Este Também o menino realizado, e teve a cabeça da vítima antes que seu corpo tocou o chão.

"Agora saiu o mais novo dos filhos, Fainnle mac Nechtain, e disse: 'Mas eles eram simplórios com quem tu tinha que fazer." Cu Chulainn lhe perguntou o que ele queria dizer, e Fainnle o convidou para vir embora para baixo e para fora em cima a água onde o pé não tocar o fundo, lançando-se no instante da Ford. Ainda Iubar avisou o menino para estar em sua guarda. 'Como é que então? ", Disse Cu Chulainn.

" 'Porque é Fainnle mac Nechtain, ea razão pela qual ele tem esse nome é que, como se fosse um fuinnle (engolir) ou uma doninha, mesmo assim, ele viaja para a rapidez na superfície da água, nem nadadores de todo o mundo tentam lidar com ele. "

" 'Não é para mim uma coisa dessas deveria ser dito", objetou o rapaz novamente, "para rio, tu sabes o que temos em Emain Macha, a Callan: bem, quando o menino-corps romper com seus esportes e mergulhar para nadar, em um ou outro ombro eu tomar um rapaz deles, em cada palma outro, nem no trânsito que a água sempre molhado, tanto quanto meus tornozelos.

"Então, ele e Fainnle entrou na Ford e lutava. O jovem apertou os braços em torno dele e pegou apenas lave com água e, depois, tratou-lhe um golpe com a espada Conchobar'a e teve sua cabeça, deixando o corpo ir com a corrente. Para terminar, Cu Chulainn entrou na fortaleza e atormentado que, depois que ele e Iubar disparou, e deixou-o queimando brilhantemente, em seguida, virou-se para refazer seus passos através Sliab etrut, não esquecendo de levar consigo as cabeças dos filhos Nechtan Sceine's.

"Logo que vi na frente deles uma manada de cervos, e o rapaz procurou saber quais eram os bovinos numerosos e agitados. Iubar explicou que eles não eram de gado, mas uma manada de veados selvagens que manteve nos vales escuros da Sliab etrut. Ele sendo instados a picar os cavalos em sua direção, o fez, mas a gordura cavalos do rei não poderia alcançar a junção com a empresa, o Bardo-condicionado veado. Cu Chulainn desmontado, pois, através da execução pura e simples velocidade capturados no pântano dois cervos do maior volume, o que ele fez rápido para o carro com correias. Ainda que realizou um curso para Emain Macha, e por e-by, quando se aproximava, percebeu um certo bando de cisnes Whitest. O menino perguntou eram aves de estimação ou selvagens, e aprendi que os cisnes selvagens que eram usados para reunir a partir de rochas e ilhas do mar, e por causa da alimentação de infestar, o país. Cu Chulainn questionou ainda mais, e queria saber qual era a coisa mais rara: trazer alguns deles de volta para Emain Macha vivo, ou trazê-los mortos. Iubar não hesitou em dizer que trazê-los de volta a vida seria mais honroso, de longe, 'para', disse ele, 'você pode encontrar muito para trazê-los em mortos, talvez não seja um para trazê-los na vida. "

"Into sua funda Cu Chulainn colocou uma pequena pedra, e com ela a um elenco derrubou oito cisnes do número. Novamente ele carregado, desta vez com uma pedra maior, e agora derrubou dezesseis anos. 'Driver, trazer as aves ", disse ele.

"Mas Iubar hesitou. "Eu mal posso fazer isso."

"E por que não?", Disse o menino.

" 'Porque se eu desistir da minha posição atual, velocidade dos cavalos e da ação a ser o que são, as rodas de carruagem vai me cortar em pedaços, ou então os chifres de veado vai perfurar e outra ferida mim."

" 'Não és verdadeiro guerreiro, Iubar, mas vêm, os cavalos vou contemplar com um olhar que não se deve romper o seu ritmo de regulação, como para o olhar que eu vou dobrar sobre os veados, eles irão se inclinar a cabeça para awe.

"Neste Iubar aventurou-se e recuperou os cisnes, que com mais de correias e cordas, ele garantiu que o carro. desta forma que cobria o resto do caminho a Emain Macha.

"Leborcham, filha de AED e mensageiro ao rei, percebeu-los agora e gritou:" Um carro-lutador solitário se aproxima a ti, ó Conchobar, e terrivelmente vem ele! A carruagem é agraciado com o sangramento cabeças de seus inimigos; belos pássaros brancos que ele tem que por o carro ter-lhe companhia, e veados selvagens ininterrupta amarrado e presa ao mesmo, de fato, se as medidas não sejam tomadas medidas para recebê-lo de forma prudente, o melhor da o Ulster deve cair ao seu lado. "

" 'Eu sei que o carro de combate pouco,' Conchobar disse: 'o menino, filho da minha irmã, que neste mesmo dia foi para a fronteira. Certamente terá avermelhada mão, e não deve ser oportuna a sua fúria cumpridos, todos os homens jovens Macha Emain vai morrer por ele. "

"Na última vez que bateu em cima de um método para diminuir sua raiva viril (o resultado de ter derramado sangue), e foi esta: as mulheres Emain Macha tudo (seis pontos e em número de dez) à mostra seus peitos, e sem subterfúgios de qualquer espécie trooped para encontrá-lo (a sua manobra ser baseado em Cu Chulainn's well-known modéstia, que, como todas as suas outras qualidades, era excessivo). O menino se inclinou a cabeça contra o trilho do carro e fechou-los de sua vista. Em seguida foi o momento desejado; todos de surpresa foi apreendido, e bêbado em um tanque de água fresca pronta para o efeito. Neste primeiro navio do calor gerado pela sua imersão era tal que os varais e argolas em pedaços voaram instantaneamente. Em uma segunda cuba de água escapou (por ebulição mais); nos ainda um terceiro a água ainda estava quente do que se poderia suportar. Por esta altura, porém, a fúria do menino havia morrido no dele, da cabeça até o único corou uma bela rosa, vermelho, e ele vestido com suas roupas de festa. Assim, sua forma natural e característica foram restaurados para him.1

"Um menino bonito de fato foi o seguinte: sete dedos em cada pé que tinha, e para qualquer lado como muitos retardatários, seus olhos estavam brilhantes, com sete alunos cada, cada um dos quais brilhavam com sete gema-como centelhas. Em cada face, tinha quatro moles: uma azul, uma vermelha, uma verde e uma amarela. Entre uma orelha e outro que tinha cinqüenta amarelo-claro mechas longas que eram como a cera amarela de abelhas, ou como um broche de ouro branco como reflexos do sol desafogada. Ele usava um manto verde-prata cruzadas sobre o peito, um ouro-shirt de discussão. O menino tomou o seu lugar entre os joelhos Conchobar, eo rei começou a acariciar seus cabelos. Agora, esse rapaz que na época sete anos foram concluídas desde o seu nascimento, mau feito tais ações: havia destruído os campeões por quem de dois terços do Ulster tinha caído vingados, - eu seguro ", disse Fiacha mac Firaba, o narrador, "que há pouco espaço para perguntar se aos dezessete anos ele vem para a fronteira, e mata um homem, ay, dois ou três, ou quatro, todos no Cattle-Raid de Cooley".

NOTAS
1. O mesmo incidente acontece em The Pursuit of Gruaidh Ghriansholus

FONTE "O Deeds Boyhood de Cu Chulainn." Contos antigos da Irlanda. ed. e trans. Cruz e Tom Harris Slover. NY: Barnes and Noble, 1996. reimpressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário