TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FILME BRAVEHEART




- Durante o filme, em algumas cenas, aparecem gaitas de fole escocesas (Great Highland Bagpipes), porém o som que é escutado é o som da gaita de fole irlandesa (Uilleann Pipes). Toda a trilha sonora também é produzida com a Uilleann Pipe.



- Embora o filme se passe na Escócia, foi filmado na Irlanda nos seguintes locais:


Glendalough, Co Wicklow
Ballymore Eustace, County Kildare;
Bective Abbey, County Meath;
Coronation Plantation, County Wicklow;
Curragh Plains, Co Kildare;
Dunsany Castle, Co Meath;
Dunsohly Castle, Co Dublin;
King John's Castle, Trim, Co Meath;
Luggala Estate, Count Wicklow;
Sally Gap, Co Wicklow; The Curragh, County Kildare;
Trim Castle, Co Meath.

- Um dos aspectos mais bem sucedidos deste filme é constituído pelas cenas de batalha extraordinariamente bem sincronizadas e organizadas, envolvendo milhares de figurantes, embora com algumas falhas detectadas pelos "cinófilos de plantão".


- Muitas das cenas de batalha tiveram que ser refeitas porque os figurantes estavam usando óculos escuros ou relógios de pulso.



- O nome da esposa de Wallace na vida real era Marian, mas ele foi trocado no filme para evitar confusão com a personagem do filme Robin Hood: Prince of Thieves, que tinha o mesmo nome.


- Membros da família Wallace na vida real participaram das filmagens como figurantes, e o diretor Mel Gibson ficou com eles durante o período das filmagens para aprender mais sobre sua história.


- Apesar de Gibson ter “americanizado” a figura histórica de Wallace atribuindo-lhe diálogos absolutamente impensáveis para a época medieval, o filme caiu nas boas graças do público e especialmente dos críticos.


- Mel Gibson, diretor e produtor do longa, foi investigado por uma associação a favor dos direitos dos animais devido à suspeita de que ele tivesse usado cavalos verdadeiros em lugar de falsos. Seus assistentes conseguiram imagens que comprovavam a verdade.



- Os cavalos mecânicos usados nas batalhas pesavam mais de 90 quilos e eram movidos a nitrogênio, movendo-se a mais de 13 metros por segundo em trilhos de seis metros.



- O castelo usado na produção também apareceu em Agonia e Glória.



- Um habitante local perguntou a Mel Gibson por que ele havia filmado a Batalha da Ponte Stirling em plano aberto. O diretor respondeu que “a ponte entrou na frente”. “É, foi o que os ingleses perceberam”, disse o sujeito.



- Muitos dos figurantes do longa eram do exército territorial irlandês e foram convocados de várias companhias. Como é comum haver rivalidade entre elas, algumas das brigas que vemos em cena não eram tão falsas assim.


- A trilha sonora, composta por James Horner, foi usada em muitos dos trailers de Náufrago. - Mel Gibson deveria estrelar A Tale of Two Cities, filme que seria realizado por Terry Gilliam, mas abandonou o projeto para viver William Wallace. E ainda ofereceu a direção do longa a Gilliam, que recusou.


- A Batalha de Stirling levou seis semanas para ser rodada, gastando mais de 150 mil metros de filme, o que dá mais de 90 horas registradas.



- O roteirista Randall Wallace visitou Edimburgo em 1983 para conhecer a história de seus antepassados e se deparou com a estátua de William Wallace. Como nunca tinha ouvido falar daquele personagem histórico com seu sobrenome, e por ter ficado intrigado com as várias histórias contadas, ele decidiu pesquisar a respeito.



- No roteiro original, Murron entregaria uma rosa a William no enterro de seu pai. Felizmente, alguém que o leu achou a passagem inapropriada, já que a rosa é o símbolo da Inglaterra.



- Glen Nevis, o vale escocês que serviu como o vilarejo do jovem William, é famoso por ser bastante castigado por tempestades. Durante as seis semanas de filmagens na área, apenas em três dias fez sol, quando a cena do casamento foi finalizada. Os realizadores decidiram rodar independentemente das condições climáticas.



- O Príncipe Edward (depois, Rei Edward II) foi realmente o primeiro a ter o título Príncipe de Gales, mesmo só tendo se casado com a Princesa Isabella em 1308, quando William Wallace e o Rei Edward I já estavam mortos.



- Como Mel Gibson é mais baixo que o verdadeiro Wallace, o tamanho de sua espada teve que ser modificado, para ficar proporcional.

Gibson teve que garantir a Paramount que iria viver Wallace para conseguir tirar o projeto do papel. - Nos sets, Gibson, um famoso brincalhão, começou o falso boato de que Sophie Marceau era filha do ator e mímico francês Marcel Marceau.



- O casamento do Príncipe Edward com a Princesa Isabella foi tão infeliz que ela colaborou com o assassinato dele, morto com um atiçador de fogo introduzido em seu ânus.



- A tinta azul parou de ser usada no corpo em batalhas perto de 800 anos antes da ação do filme.



- Este foi apenas o 2º filme dirigido por Mel Gibson. O primeiro fora O Homem Sem Face, de 1993.



- Ganhou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Sonoros. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Original.



- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor, além de ter sido indicado em mais 3 categorias: Melhor Filme em Drama, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

O diretor Mel Gibson optou por usar o tartã "resistido", algo que o diretor do filme "Highlander" não fez quando optou por usar o tartã "antigo" dos MacLeods.







Tartan Antigo (a esquerda) e o Tartan Resistido (a direita)








Tartan Caça (a esquerda ) e o Tartan Moderno (a direita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário