TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A HISTÓRIA

O Início:

Os celtas, como povo distinto, tiveram as suas origens na civilização Indo-Europeia, que migraram para a Europa entre 2500 e 1500 AC, aparecendo na Idade do Ferro.

Ao longo do tempo formaram-se três grupos distintos: as tribos itálicas, que viajaram para sul (mais tarde os romanos), as tribos germânicas que viajaram para norte (mais tarde vikings, saxões, godos, …), e as tribos celtas que viajaram para oeste.

Contudo o primeiro período celta registado na História verifica-se por volta de 1200 AC.

Os celtas nunca foram um tipo de “império”, com um governo centralizado.

A sua estrutura social original era muito tribal, cada um por si, e sem dúvidas que as tradições, os rituais e os nomes dos Deuses, assim como a língua, podiam ter sido diferentes de tribo para tribo.

Não são conhecidos documentos da literatura céltica, mas fontes irlandesas e galesas posteriores revelam muito da sociedade e do mundo de vida dos celtas.

Povo fundamentalmente agrícola, com artesanato desenvolvido, em alguns lugares se dedicava à fundição de ferro e agrupava-se em pequenas povoações.

Sua unidade social, baseada no parentesco, era dividida entre uma nobreza guerreira e uma classe de agricultores.

Da nobreza, recrutavam-se os sacerdotes e os Druidas, que ficavam acima de todos.

A arte céltica mistura figuras humanas estilizadas com desenhos abstratos de arabescos e espirais.

A influência linguística celta permanece no gaélico (Irlanda, Escócia e ilha de Man) e no galês.

A influência dos celtas declinou durante o século I a.C. devido à expanção do Império Romano e às incursões de povos germânicos.



Os Celtas dominaram o meio e a parte Ocidental da Europa durante mil anos. Mas apenas recentemente importância da influência celta na cultura, linguística e desenvolvimento artístico da Europa parece ter gerado interesse de estudo deste povo. Os Celtas estão indentificados como uma raça ou grupo étnico que desapareceu desde á muito, exceto em certos lugares como a Irlanda e as Terras Altas da Escócia, e ainda em Gales e Bretanha.
Os Celtas transmitiam a sua cultura oralmente, nunca escreveram a sua história ou fatos.

Daí o fraco conhecimento sobre os seus contatos com as civilizações clássicas da Grécia e Roma. Eles eram mestres na metalurgia, e pré seguiam a vida para além da morte na sua religião, tinham também conhecimento em áreas como a Filosofia, Geografia, e Astronomia.

Os Romanos tinham como tutores para os seus filhos de acordo com um historiador romano.

Isto teve consequência no Império Romano que cresceu em poder e prestígio. Esses tutores foram mais tarde substituídos por outros de outras culturas, pois os romanos consideravam os Celtas um povo bárbaro para educar a sua juventude.

A bravura dos Celtas em batalha é lendária.

Eles muitas vezes tiravam a armadura, partindo despidos para a batalha.

A sociedade celta era típicamente mais igual em termos de sexos .

A mulher era tão mais ou menos igual do que um homem guerreiro, elas participavam e acompanhavam os guerreiros, comerciantes e governantes.

No Inicio da Europa os primeiros habitantes na Europa foram as tribos caçadoras e recoletoras do Paleolítico.

Até ao final da Idade do Gelo (a 10000 anos ), eles começaram a adotar um estilo de vida agrário.

Isto aconteceu á cerca de 2500 anos durante o Mesolítico.

Estas sociedades agrícolas começaram a fabricar potes por volta de 5000 A.C., o inicio do Período Neolítico.

O Neolítico durou até cerca de 2500 A.C.

Durante este tempo nós não temos conhecimento sobre a raça ou língua desses primeiros europeus. Não é conhecido se eles falavam uma língua Indo-europeia ou ainda as línguas pré-indo-europeias. O pouco conhecimento dá-se na Idade do Bronze (2500-800 A.C.), a raça do povo é desconhecida, mas desde a primeira migração grega que ocorreu em 1800 A.C.

O que se sabe é que algumas pessoas falavam uma língua Indo-Europeia.

Não é conhecido se foi motivado pelas migrações Indo-Europeias vindas da Rússia, ou se a Europa estava num nível cultural baixo no tempo em que se tornou Indo-Europeia.

Muitas teorias, e isto tudo pode ser, relacionado pelo fluxo de povos que falavam línguas classificadas como Indo-Europeias. Contudo, o crescimento da população da Idade do Bronze, era formada na base das culturas da Idade do Ferro.

A primeira foi a Cultura de Hallstatt, agora claramente vista como o inicio da cultura Celta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário