A gaita de fole carrega uma longa e honrada história.
Os highlanders começaram a criar sociedades em Londres, Edinburgh e em outros centros, com o propósito de manter vivas as tradições das Highlands, e começaram a promover competições de gaitas de fole.
Várias formas de gaitas de fole têm sido atribuídas a muitas civilizações antigas.
Alguns historiadores acreditam que elas tiveram origem na Suméria, enquanto outros acreditam que a gaita de fole foi introduzida pelos celtas e se espalhou pela Pérsia, India e pelo império romano.
Esses instrumentos e seu desenvolvimento foram os antepassados da moderna gaita de fole das Highlands.
A gaita de fole foi o instrumento da infantaria romana, enquanto as trombetas eram usadas pela cavalaria.
As diferentes gaitas de fole desenvolvidas pelas diferentes civilizações tinham as mesmas características básicas: uma bolsa com um "chanter" e um ou mais "drones" (veja foto abaixo).
A bolsa fornecia um fluxo de ar prolongado enquanto o músico retomava o fôlego, permitindo assim que várias notas fossem tocadas ao mesmo tempo.
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A origem da gaita de fole na Escócia é tambem incerta.
Alguns dizem que foi importada dos romanos, outros acreditam que o instrumento veio da Irlanda. Mas o povo das Highlands foi o responsável pelo desenvolvimento e popularização do instrumento.
A primeira referência à gaita de fole vem do ano 1200. A gaita de fole original tinha apenas um “drone”, o segundo foi adicionado no meio do século 16 e o terceiro, o grande “drone”, veio a ser usado no começo do século 18.
As cidades do sul da Escócia tinham seus tocadores de gaita de fole oficiais, tocando em casamentos, festas e feiras. Eles tocavam um tipo de música mais melodiosa e para ser dançada. Mas, pelos vales e montanhas das Highlands, tocava-se músicas influenciadas pelas tradições e lendas célticas.
Pela natureza selvagem das Highlands, o tocador de gaita de fole dessa região ocupava uma alta e honrada posição dentro do clã. Um bom tocador de gaita de fole nada mais faria em sua vida além de tocar e nada mais seria pedido a ele.
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Enquanto o uso da gaita de fole foi diminuindo na Europa, uma nova forma de música começava a florecer nas Highlands, através de escolas que eram patrocinadas pelos chefes dos clãs.
Nestas escolas se desenvolveu a "Piobaireachd" ou "Ceol Mor", que é a música clássica da gaita de fole, a qual pode ser comparada com as grandes composições no mundo da música.
A mais famosa dessas escolas foi a dos MacCrimmons, que foram os "pipers" do clã MacLeods em Dunvegan. Por mais de 200 anos eles treinaram "pipers" das Highlands e compuseram muitas obras primas de "Ceol Mor".
O posto de tocador de gaita de fole, ou "piper", de um clã era hereditário e um cargo muito estimado pelo povo. Os mais conhecidos foram os MacCrimmons (pipers do clã MacLeod), os MacAuthurs (pipers do clã MacDonald), os MacKays (pipers do clã MacKenzie) e os Rankins (pipers to clã MacLearn).
Como um instrumento musical de Guerra, a bagpipe era inigualável. As notas agudas e penetrantes sobressaiam sobre o ruído da batalha e podiam ser ouvidas há mais de 10 kilômetros.
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Por causa da importância das gaitas de fole para os batalhões das Highlands, elas foram classificadas como instrumento de Guerra pelo governo durante a revolução das Highlands nos anos 1700.
Entre 1746 e 1782 a gaita de fole, assim como o kilt e o uso de tartãs, foram proibidas; as escolas foram fechadas e os "pipers" voltaram-se a outras atividades.
Felizmente a proibição terminou antes que a arte de tocar gaita de fole desaparecesse.
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As gaitas de fole tornaram-se o instrumento favorito dos soldados escoceses no exército britânico.
Hoje toca-se gaita de fole em todo canto do mundo por onde um escocês ou descendentes de escocês vivem.
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