TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 10 de abril de 2011

A HISTÓRIA DO TARTAN II

O tartan foi um desenho popular na moda da Europa celta da Idade do Ferro. Assim como hoje nós compramos roupas de grife caras para externar nosso estilo de vida, acreditamos que, da mesma forma, o tartan poderia ter sido usado em épocas antigas como promessa de mostrar a posição social de seu proprietário.

Com a expansão do Império Romano foram introduzidas modas Mediterrâneas e as aristocracias locais atlânticas e centro européias começaram a adotar um novo estilo de vestir.



Novos tempos, novas modas:


A sóbria túnica greco-romana converteu-se no novo código de estilo entre as pessoas bonitas da Europa Céltica e o estilo tartan colorido agora estava "ultrapassado".

A moda greco-romana também foi adotada pelos povos germânicos e durou até a Idade Média.


O tartan continuou por muitos séculos, relegado ao status de roupa rústica, usada apenas por aqueles que não tinham meios ou necessidade de usar a última moda em Roma.


Após a Idade Média, começou a era da exploração colonial e uma intesificação do comércio marítimo com a Ásia. Novos tecidos e novas modas rapidamente se espalharam rapidamente por toda a Europa.


As classes altas, que até então eram os únicos consumidores de moda, tinham outras marcas mais exclusivas e mais exóticas do que o rústico tartan.

Com a Revolução Industrial, a criação de teares mecanizados permitiu a fabricação de tecidos decorados em tartan, a um preço acessível para a maioria das pessoas.

Gradualmente, a moda começou a democratizar-se e a deixar de ser um assunto apenas de alguns.


O retorno dos axadrezados aos salões europeus de última moda ocorreu, pela última vez, no século XVIII, graças ao Renascimento escocês.

O novo interesse popular e da cultura nacional do Romantismo fez cm que as fidalguías ou clans escoceses adotassem os diferentes tartans de distritos como um símbolo de ostentação heráldica têxtil.


O escritor escocês Renascentista, Sir Walter Scott, promoveu o tartan como tecido nacional da Escócia e imediatamente provocou uma nova onda da moda na Corte britânica.

A partir dai, o tartan não seria mais um design têxtil proibido na moda européia e voltou a ser usado regularmente em todos os tipos de confecções.

CONT...

Nenhum comentário:

Postar um comentário