TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ROTEIRO cont.


Continuação...
Sex. 06 - Armagh / Enniskillen / Sligo (80km/68km)


Café da manhã no hotel.


Armagh deriva seu nome do irlandês Ard Macha, "a Grande Deusa Macha".


No sítio histórico de Navan Fort, as lendas dessa poderosa deusa ganham vida através das jornadas bárdicas, em que a riqueza, a força e a honra do Feminino Sagrado são restauradas a todos e cada um de nós.






Na saída de Armagh, breve visita à Catedral Católica de St. Patrick e prosseguimento para Enniskillen.





A caminho, embarque em barco para visita à magnífica Ilha Devenish, a maior das 200 ilhas encontradas no Lago Erne, localizado no Condado de Fermanagh, que apesar dos constantes ataques vikings, possui diversas ruínas monásticas ainda bem conservadas.







Tempo para almoço a caminho.



Prosseguimento para Sligo e hospedagem no Hotel Clarion Sligo (4*).



Sab. 07 - Sligo (Terra do poeta Yeats * )



* O grande escritor WB Yeats, um dos maiores nomes da literatura na língua inglesa, é um dos responsáveis pelo resgate das tradições celtas da Irlanda.



A região conhecida como "Território de Yeats" está ricamente associada à sua biografia, além de possuir muitos outros atrativos para nossa jornada espiritual.



Café da manhã no hotel.


Saída para visita aos Túmulos de Creevykeel - estrutura megalítica que foi recentemente restaurada e é uma das mais belas de seu tipo, construída por volta de 2.500 a.C. Uma belíssima oportunidade de viajar no tempo e travar contato com os primeiros habitantes da Irlanda! Em honra a eles, nossa jornada bárdica nos desperta a consciência para a importância da Ancestralidade - afinal, "só sabe para onde vai, quem sabe de onde vem!"


Em Drumcliff, visitamos a sepultura de WB Yeats para prestar homenagem a este grande poeta que mantém viva a tradição dos bardos celtas irlandeses.


Diante de nós, ergue-se a mística Montanha de Ben Bulben - uma estranha formação rochosa que se ergue na paisagem e se lança sobre o mar.


Aqui, segundo as lendas, viviam os poderosos Fianna - os nobres guerreiros míticos que inspiraram os Cavaleiros da Távola Redonda da Idade Média e que, por sua sabedoria e nobreza, podem ser equiparados aos samurais do Oriente.


O ojetivo de nossa Jornada Bárdica é nos trazer à consciência a importância de uma vida honrosa e digna em nossa luta por um mundo melhor .

Tempo para almoço a caminho. Continuação para Carrowmore - um cemitério com mais de seis mil anos de história, o cenário ideal para entrarmos em contato com a visão druídica da morte, do renascimento e da vida eterna.


Em nossa volta para Sligo, passamos por Strandhill, um resort litorâneo próximo à montanha de Knocknarea, sagrada por conter em seu topo um enorme cairn (estrutura megalítica) tido como o palácio mágico da Rainha Maeve, personagem da mais conhecida saga irlandesa: o "Táin".


Conhecida por sua independência, força de caráter, coragem e prosperidade, a Rainha Maeve é a imagem perfeita da força e da magia da mulher celta - tema que é abordado em nossa Jornada Bárdica.






Dizem que Medhbh, a Deusa e mítica rainha de Connacht, foi enterrada sob o grande monte de pedra em cima do morro do Knocknarea.


O monte pode conter uma breve passagem conhecida assim como em Newgrange e provavelmente foi erguido por volta de 2500 aC.


Como Newgrange e Knowth, também tem pequenos túmulos satélites ao seu redor.


Segundo o anúncio de informação Co. Sligo Conselho no sopé da montanha.


É um costume local trazer uma pedra que você adiciona ao monte, para ter certeza que ela nunca se levante novamente.




Levamos 35 minutos de caminhada a partir do parque de estacionamento para o cume, onde temos uma bela vista da baía de Sligo, Benbulben para o norte e as Montanhas do Boi, ao sul.


Retorno ao hotel no fim da tarde.



Dom. 08 - Sligo/Westport (90km) Após café da manhã, saída para viagem até o Condado de Mayo, onde visitamos Ceide Fields - a fazenda soterrada mais antiga da Europa e maior monumento da Idade da Pedra do mundo, com mais de 6 km2.


Um 'must' para os entusiastas da história e da arqueologia, pois Ceide Fields é uma janela para o modo de vida de nossos mais remotos ancestrais.


A 8km de Ceide Fields, visitamos Ballycastle (maior e mais antigas escavações arqueológicas da Idade da Pedra na Europa). Continuação para Castlebar e visita ao Museum of Country Life Neste caminho travamos contato com a lenda do Falcão de Achill - "o mais antigo dos ancestrais" - e ouvimos sobre as mensagens dos animais sagrados da espiritualidade celta.


Prosseguimento para Westport e hospedagem no Hotel Carlton Atlantic Coast (4*).


Restante da tarde livre.



Seg. 9 - Westport/Connemara/Galway (100/60km)


Após café da manhã, saída para visita à Abadia de Ballintubber, um dos mais marcantes edifícios da Irlanda, única igreja da Irlanda fundada por um rei irlandês (1216) ainda em uso.


Em seguida, início da jornada até Galway, passando nas proximidades de Westport, pela montanha de Croagh Patrick - sagrada aos católicos irlandeses por ser o local onde São Patrício, padroeiro da Irlanda, jejuou por quarenta dias e noites.


Nosso Trabalho Bárdico fala de Patrício, suas lendas, sua importância e seu simbolismo mítico.

Seguimos rumo ao Sul, desfrutando das paisagens espetaculares de Connemara, terra de rios, lagos, charcos e montanhas, salpicada de pequenas vilas onde o ancestral idioma gaélico ainda pode ser ouvido nas ruas, pubs e lojas. Tempo para almoço em uma das vilas.



Descrita pelos próprios irlandeses como a área mais bucólica e romântica da "Ilha Esmeralda", seus caminhos nos levam a Galway.


Durante este percurso, conhecemos as histórias e magia de Claddagh - o Anel Celta do Amor; ouvimos sobre Aengus, deus celta protetor dos enamorados e o "Filho da Promessa" celta.


Nossa Jornada Bárdica nos mostra a visão druídica do amor e a importância do mitológico "casamento sagrado" para cada um de nós. (paixão e romantismo nas lendas celtas - Tristão e Isolda).


Chegada e hospedagem no Hotel Ardilaun (4*). Restante da tarde livre.


À noite, caminhamos pela praia para conhecer, vivenciar e compreender a ponte espiritual que mesmo antes de Cabral liga Brasil e Irlanda - através das lendas de Hy-Breasil, "A Ilha dos Abençoados".



Ter. 10 - Galway/Burren / Cliff of Moher/ Limerick (320km)


Chegamos a um dos mais importantes dias de nossa jornada pela Magia da Irlanda!


Após café da manhã, breve parada para fotos em Dunguaire. Despedindo-nos de Galway, seguimos nosso caminho pelo Burren (Condado de Clare) - uma região rochosa de beleza única e história riquíssima.


Estas terras acolheram homens, mulheres e crianças irlandesas expulsos de suas terras pelos invasores ingleses - a relação entre esses povos sempre foi tortuosa e de tocante emoção.

Ainda é possível visitar as ruínas de aldeias que, durante a Grande Fome do século XIX, foram totalmente abandonadas por seus esquálidos habitantes.



Nesse cenário extraordinário, nossa Jornada Bárdica rende homenagem a todos os Filhos da Irlanda que através dos séculos tiveram de deixar sua amada ilha para tentar sobreviver em terras para além dos mares.



Seguimos até o belíssimo Dólmen de Poulnabrone - com mais de cinco mil anos, esta estrutura é um conhecido cartão postal - e não podemos perder a oportunidade de tirar fotos ao lado dele!







Aqui, nossa Jornada Bárdica nos leva rumo ao "Espírito da Continuidade - a sobrevivência da Alma".





Na seqüência, Cliffs of Moher - uma das mais espetaculares vistas da Irlanda, estes penhascos de mais de duzentos metros de altura se precipitam sobre as águas do Atlântico, inspirando lendas e mitos transformadores.









Tempo para almoço a caminho.



Craigganowen project- aqui travamos contato profundo com as origens históricas dos celtas irlandeses - como viviam? Qual era seu dia-a-dia? De que se alimentavam? No que acreditavam?



Reconstruções precisas mostram como seria viver nos tempos dos celtas e as observações de nosso guia, trazem esses monumentos à vida novamente, mostrando a sacralidade do cotidiano para os celtas - uma das mais belas lições do druidismo moderno.

Vimos também a reconstrução do mítico barco de couro "Brendan", com o qual Tim Severin atravessou o Atlântico em 1976-77 para provar a possibilidade da mesma travessia ter sido feita pelos celtas, muitos anos antes de Colombo.



Nossa Jornada Bárdica fala das imramma, "viagens" mágicas através dos mares para o Paraíso Celta.



Continuação para Limerick e alojamento no Hotel Absolute (4*).




Foi opcional:



Banquete Medieval no Castelo de Dunguaire ou Knappogue (tem-se que reservar com antecedência)



A ancestral hospitalidade irlandesa, dos celtas à Idade Média, é vivenciada neste cenário deslumbrante - um castelo original preservado fielmente. Conhecermos o esplendor de um banquete real da Irlanda Medieval - culinária riquíssima, entretenimento digno de reis e rainhas! (aproximadamente EUR$70,00)



Qua. 11 - Limerick/Killarney (Kerry - Tralee) - (122km)



Após café da manhã, deixamos Limerick e seguindo para Killarney, não sem antes fazermos uma parada num dos lagos (em forma de ferradura) ao sul de Limerick para apreciar alguns resquícios da Idade da Pedra.



O primeiro logo saindo da cidade, é Grange - um círculo de pedra, de mais de 4000 anos. Com 113 pedras, é o maior da Irlanda.



Em seguida vem Lough Gur - aqui, mais uma vez o passado se descortina diante de nossos olhos: um museu a céu aberto recua ainda mais no tempo, mostrando-nos os usos e costumes dos habitantes neolíticos da Irlanda, num local que já conta com mais de cinco mil anos de habitação humana ininterrupta!




Prosseguindo, o tempo permitindo, faremos uma volta pela "Dingle Península" - uma das mais bonitas e pouco percorrida pelos turistas das penínsulas da Irlanda, repleta de fortes e antigos monumentos.



Tempo para almoço a caminho.



Continuação passando pelas cercanias do Monte Brendan (953m) a segunda maior montanha da Irlanda. Segundo a lenda, Brendan foi um santo navegador, que subiu nesta montanha com seus monges marinheiros, antes de se lançarem em sua jornada para a Groenlândia e América. Chegada e hospedagem no Hotel Fels Point Tralee (4*). Restante da tarde livre.

Qui. 12- Killarney / The Ring of Kerry / Killarney (166km)



Após café da manhã, saída para dia inteiro de passeio começando pelo Parque Nacional, passando por Gap of Dunloe, quando seremos introduzidos ao ogham - o Alfabeto das Árvores Sagradas dos druidas irlandeses.



Semelhante em uso às ruínas nórdicas, essa escrita original da Idade do Ferro irlandesa é um profundo manancial de conhecimento, podendo ainda ser usada como oráculo - temas que abordamos em nossa Jornada Bárdica.







O "Anel de Kerry"(Ring of Kerry) é a mais famosa rota panorâmica da Irlanda, com grande diversidade de cenários e paisagens encantadoras. A partir de Killarney, seguimos por Killorglin, primeira cidade do "anel", renomada por sua "Puck Fair" - uma tradicionalíssima feira historicamente datada como medieval, mas cujas práticas e simbolismos certamente recuam ainda mais no tempo, ao período celta da Irlanda. Poucos lugares do mundo oferecem vistas tão belas quanto o "Ring of Kerry". Tempo para almoço a caminho.


Retorno ao hotel no fim da tarde.


Sex. 13 - Killanarney / Bantry / Cork (70km / 80km)


Café da manhã no hotel.

Por volta das 11:00hs, deixando Kerry para trás, a estrada que nos conduz a Cork nos leva pelas montanhas Caha, com vistas lindíssimas da Baía de Bantry (breve parada na Bantry House & Gardens).

Seguindo viagem, parada para almoço em Kinsale, pequena cidade conhecida por sua gastronomia.


Prosseguimento para Cork e hospedagem no Hotel Montenotte (4*). Restante da tarde livre.




Sab. 14 - Cork


Café da manhã no hotel.

Dia inteiro de visitas. Visita a Cork, segunda maior cidade da República da Irlanda, com uma animada vida cultural marcada por festivais musicais, universidades e indústrias modernas, mas que preserva o charme de seus muitos séculos de história.


Lado a lado, construções que datam do período medieval e da Era Vitoriana narram suas diversas fases.


Após conhecer essa jóia de cidade, nossa rota agora se volta para o norte, rumo a Blarney. Tempo para almoço.








Aqui visitamos um dos mais antigos castelos da Irlanda (Blarney Castle), datando de 1446.




No seu interior, a Pedra de Blarney a qual, segundo a lenda, confere o dom da oratória e da eloqüência a quem a beija em condições especiais que garantimos, serão oferecidas em nossa visita! O dom da oratória, matéria-prima da arte dos bardos, poetas e contadores de histórias, é o tema de nossa Jornada Bárdica - uma viagem através de séculos da singular arte narrativa irlandesa.




Continuação para Midleton e visita ao Centro Cultural Jameson. O whiskey (sim, na Irlanda a grafia correta inclui o 'e'!) nesta cidade vem sendo destilado desde o século IX e a mais antiga das destilarias produz cerca de 24 milhões de garrafas por ano.



O tour à destilaria dura aprox. 45 minutos e se inicia com uma breve apresentação áudio-visual.



Após a visita, tempo livre para apreciar o famoso whiskey irlandês. Retorno ao hotel no fim da tarde. A caminho, ouvimos sobre "Brighid" - a deusa das artes e da cura.



Dom. 15 - Cork/Dublin (260km)



Após café da manhã, início de viagem rumo a Tipperary.



No Condado de Tipperary, encontramos uma das mais famosas atrações turísticas da Irlanda: Cashel Rock of - no alto de um maciço de calcário ergue-se o maravilhoso Castelo de Cashel - a própria palavra 'cashel' é um empréstimo do latim 'castrum', que significa literalmente castelo. Este local era o assentamento real dos Reis do Munster - a parte sul da Irlanda - e foi aqui que o herói irlandês Brian Boru tornou-se o primeiro Grande Rei de toda a Irlanda, no século X. As construções eclesiásticas no interior da muralha - uma catedral, uma capela romanesca e diversas cruzes celtas - somadas à beleza da natureza ao redor, formam uma visita inesquecível.


Tempo para almoço a caminho. Prosseguimento para Dublin e alojamento no Hotel Burlington (4*).



Neste dia, pudemos fazer opções:



Opção 1 - Volta ao Brasil via Air France: - traslado ao aeroporto e embarque Dublin/Paris AF5007 17:25/20:25 + Paris/S.Paulo AF454 23:20/05:50



Opção 2 - Opcional à Escócia - Dublin/Glasgow EI228 20:55/21:50



Opção 3 - Opcional à Islândia - Dublin/Londres EI178 18:00/19:15 + Londres/Reykjavik FI455 21:15/23:10



Opção 4 - Continuarmos na Irlanda



Seg. 16 - Começamos a viver uma nova aventura, agora por nossa conta.

domingo, 8 de agosto de 2010

MEU ROTEIRO DE VIAGEM

RIO - SÃO PAULO (GUARULHOS) – AMSTERDÃ – DUBLIN

Aeroporto de Amsterdã

Aeroporto de Dublin

Sáb. 31/07 - Apresentação no aeroporto de Guarulhos, para embarque e vôo KLM, saindo às 18:40hs.


Dom. 01 - Amsterdam/Dublin KLM 13:10/13:45. Chegada às 11:10hs em Amsterdam. Conexão com o vôo KLM, saindo às 13:10hs, chegando às 13:45hs em Dublin (01h35m de vôo - diferença de fuso). Traslado ao Hotel Burligton.



Seg. 02 - Dublin Café da manhã no hotel. Nossa chegada em terras irlandesas se reveste de significado - a tradição celta de ver a paisagem como viva e sagrada pede que façamos uma saudação especial ao espírito da Irlanda, que nos acolhe e nos dá as "cem mil boas vindas" (em irlandês, céad míle fáilte!).
Nada melhor para isso do que nos apresentarmos à nossa primeira parada na Irlanda: sua capital Dublin. Num agradável tour pela cidade, (com guia local em espanhol) passaremos por diversos pontos importantes desta cidade milenar que conta com maravilhosas catedrais e igrejas, galerias de arte, museus e edifícios históricos, mas é conhecida, acima de tudo, pelas suas praças Georgianas e seus esplêndidos jardins públicos.



Visita a Trinity College (e o famoso the Book of Kells), fundada em 1592 e considerada uma das principais Universidades irlandesas e à Catedral de St. Patrick. Tempo livre para almoço




À tarde, saída para a costa de Dublin e visita à vila portuária de Howth que fica bem ao norte da cidade e à pitoresca vila de Malahide incluindo ao Castelo de Malahide.



O Castelo de Malahide é um castelo localizado em Malahide, um vilarejo irlandês próximo à Dublin. O castelo está situado em um parque regional com 1,1 km2 de área.
A propriedade teve início em 1185, quando Richard Talbot, um cavaleiro que acompanhou Henrique II à Irlanda em 1174, foi beneficiado com as "terras e porto de Malahide". As partes mais velhas do castelo datam do século XII, quando serviu de residência à família Talbot por 791 anos, de 1185 até 1976, sendo a única exceção o período de 1649-1660, quando Oliver Cromwell agraciou Miles Corbet após a conquista Cromweliana da Irlanda. O edifício foi notavelmente ampliado durante o reino de Eduardo IV, e as torres foram adicionadas em 1765.
Momentos que não serão esquecidos!
Essas viagens não tem preço que pague.

Retorno a Dublin e no final da jornada, um brinde especial num pub tradicional irlandês, para que nós recebamos um pouco do espírito vivo da Irlanda!

A viagem está só começando...

Temple Bar (bairro onde concentram-se os Pubs na região central da cidade).


Ter. 03 - Dublin (Início da jornada bárdica)

Café da manhã no hotel. Agora que a cidade já nos conhece, é hora de conhecermos a cidade - dentro de nossa temática mágica, vamos visitar alguns lugares especiais em Dublin: G.P.O. (General Post Office) - a célebre estátua do herói celta Cuchulainn, a quintessência do guerreiro celta, adorna este prédio histórico que é o berço da moderna nação irlandesa. Na primeira jornada bárdica, contação de histórias narrando a importante lenda de Cuchulainn e sua influência sobre os destinos da nação irlandesa da Antigüidade aos dias de hoje.

G.P.Office


Estátua de Cuchulain no saguão do GPO



O Garden of Remembrance: um jardim mágico em honra a todos os heróis irlandeses que tombaram em nome da liberdade da Irlanda. Sob a espetacular escultura "The Children of Lír", mais mitos e lendas bárdicas - vida, morte e renascimento e a busca pela independência pessoal.



Prosseguimento para Dvblinia: uma belíssima atração interativa narrando a história de Dublin desde sua fundação pelos vikings até os tempos modernos.

Dvblinia

National Museum of Ireland


No National Museum of Ireland: um passeio em meio a um dos maiores acervos de arte e objetos celtas e de todos os tempos. Por fim, para fazer jus ao dia de "passeio" vamos à Guinness Storehouse para ver como nasce a cerveja Guinness - uma paixão irlandesa que se espalhou pelo mundo! Além do tour pelo museu e pelos vários áudio-visuais, no pub da Guinness é possível saborear a Guinness mais fresquinha do mundo com uma privilegiada vista panorâmica de toda Dublin. Em nosso trabalho mágico, vamos conhecer as lendas de Lugh e a "Cerveja Sagrada da Soberania" - o elixir da vitalidade, ancestral do Santo Graal das lendas arthurianas. Retorno ao hotel no fim da tarde.






Qua. 04 - Dublin / Wicklow / Dublin (57km)


Topo da montanha


Café da manhã no hotel. Viagem rumo ao sul através das maravilhosas Montanhas de Wicklow, num passeio pelo "Jardim da Irlanda", celebrizado nas inesquecíveis cenas do grande sucesso cinematográfico "P.S. Eu te Amo".

Nesta paisagem que muda a cada curva, num dos maiores parques naturais do mundo - o espírito da Irlanda em estado bruto - faremos uma parada em Powerscourt Gardens para conhecer um magnífico exemplo dos jardins aristocráticos. Prosseguimento para os pontos imperdíveis de nosso passeio deste dia: Glendalough: o mosteiro medieval no "Vale dos Dois Lagos" (Gleann da Loch), fundado por São Kevin num local que já era sagrado antes mesmo da chegada do cristianismo.

Em meio a bosques e montanhas, o mosteiro situa-se às margens de lindos lagos que inspiraram gerações e gerações de poetas e artistas plásticos. Nossa "Contação de Lendas" nos mostrará os conceitos do druidismo e sua transição mágica para o místico cristianismo irlandês.

No centro histórico, haverá apresentação de áudio visual sobre a região de Glendalough e o legendário mosteiro.

Prosseguimento para Avoca: esta pacata vila irlandesa, famosa em toda a Europa por suas malhas de lã, produzidas até hoje de acordo com os métodos tradicionais dos ancestrais irlandeses.

A arca do tesouro com tudo o que poderia desejar, com belas roupas de criança, deliciosa comida do Avoca Café, elegantes trabalhos em malha de lã e artesanato original.

Criada em 1713, a malharia Avoca Hand Weavers orgulha-se de ser a mais antiga empresa irlandesa - mostrando que a tradição, quando respeitada, traz vida longa! Antes de voltar a Dublin, faremos uma parada obrigatória no Johnny Fox's Pub - "o pub mais alto da Irlanda"! Situado no topo das Montanhas Wicklow, é um lugar charmosíssimo, com decoração típica, frutos do mar fresquinhos, muita música tradicional e claro, muita Guinness!

Retorno ao hotel no fim da tarde.


Qui. 05 - Dublin / Armagh (130km)


Café da manhã no hotel. Após três dias mágicos em Dublin, e seguiremos para o norte, rumo ao Vale Sagrado do Rio Boyne, onde visitaremos a Colina Sagrada de Tara: a capital ancestral da Irlanda Celta, onde eram coroados os reis de toda a Irlanda e ponto de assembléia dos sábios druidas. Aqui mergulharemos de vez no mito, na poesia e na magia dos celtas, conhecendo os mistérios da Soberania, numa Jornada Bárdica em busca da Paisagem Sagrada, das Direções e do Centro de cada um de nós e nos porá em contato com o poderoso Dagda, o "Bom Deus" celta, e muitos outros mitos que nos ensinam os mistérios da Terra Sagrada e da Eternidade.

Prosseguimento para a Abadia Mellifont (fonte de mel) - primeiro mosteiro Cisterciense da Irlanda construído em 1142 para abrigar monges trazidos da França para combater a corrupção e conduta negligente na ordem monástica da Irlanda.


Enriquecidos por essa vivência da paisagem sagrada, seguiremos viagem até Armagh.

À chegada, hospedagem no City Hotel Armagh (3*). Ritual de Lua Cheia




Continua...