TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 6 de fevereiro de 2011

OUTROS CASTELOS INTERESSANTES

CASTELO MANDERLEY

Castelo Manderley
O Castelo Manderley, também denominado como Castelo Vitória ou como Castelo Ayesha, localiza-se em Killinney, a doze quilômetros de Dublin, em Killiney na Republica da Irlanda.
Foi erguido em 1840 por Robert Warren, que o denominou Castelo Vitória em homenagem à coroação da Rainha Vitória.
O castelo, em estilo neogótico, sofreu um incêndio em 1924. Em 1928, Sir Thomas Power procedeu-lhe trabalhos de restauração, tendo mudado o seu nome para Castelo Ayesha, que em língua árabe significa "flor".

Esse castelo eu achei muito interessante e um detalhe: É onde a Enya mora, hehehee
Vive mal a coitada, não?...



CASTELO RATHFARNHAM



Castelo Rathfarnham

O Castelo de Rathfarnham (em irlandês: Caisleán Rath Fearnáin) localiza-se em Rathfarnham, no Condado de Dublin, na República da Irlanda.


O primitivo castelo apresentava planta quadrangular em quatro pavimentos com torres que se projetavam em cada vértice. As paredes tinham, em média, cinco pés de espessura. As extensas alterações na estrutura, promovidas no século XVIII, acarretaram-lhe feições em estilo grego, dando-lhe a aparência de uma casa moderna.


No pavimento térreo existem dois compartimentos abobadados, separados por uma parede de quase dez pés de espessura, que se ergue a plena altura do castelo. No nível do corredor de entrada, encontram-se as salas da biblioteca e da recepção, e acima destas, o salão de bailes, posteriormente convertido em capela.


A Norte do castelo existia uma longa câmara abobadada anteriormente conhecida como Câmara ou Forte de Cromwell. A sua função, aparentemente, era a de um celeiro ou de armazém construída com relação à fazenda do castelo e como o próprio castelo apresentava estreitas aberturas em suas paredes de cinco pés de espessura. Em 1922, ela foi incorporado à nova casa de retiro, com a qual passou a formar o pavimento térreo, e a sua natureza oculta do exterior por uma cobertura uniforme de revestimento de cimento.


Não longe do clube de golfe existiu um pequeno e atraente templo construído em pedra e tijolos, outra relíquia da ocupação da época de Rathfarnham por Lorde Ely. Ainda se encontrava necessitando de reparos, mas assim que fosse restaurada, aumentaria em muito o charme desta parte do conjunto. Infelizmente por decisão do comitê, foi demolida em 1979. Outra perda considerável foi a remoção, à época da venda da propriedade pela Companhia de Jesus, em 1986, dos vitrais da capela, de autoria dos estúdios do famoso Harry Clarke.


A lenda do fantasma do castelo

Uma das mais curiosas lendas sobre o Castelo de Rathfarnham é a que refere o esqueleto de uma mulher, encontrado no interior de uma das paredes do pavimento intermediário em 1880. É certo que ele se encontrava ali há mais de cento e trinta anos.
Acredita-se que ela tenha sido trancada em um compartimento secreto numa das salas, durante um baile. Dois de seus pretendentes estavam discutindo sobre o seu amor e decidiram acertar as suas diferenças por meio de um duelo. O vencedor salvaria então a virgem de seu confinamento na parede. Mas, tendo acontecido a morte de ambos, um por afogamento e o outro das feridas recebidas, e tendo o acontecido se processado em segredo, a infortunada dama acabou sepultada viva na parede, aonde veio a falecer.

O vestido de seda do cadáver encontrado em 1880 foi transformado em almofadas. Alguns acreditam que o seu fantasma ainda assombra o salão de baile do castelo.

Um comentário: