TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ROB ROY - O ROMANCE - RESUMO

Gravura Dalziel Brothers

Rob Roy (à esquerda) dá um aviso misterioso a Frank Osbaldistone (à direita) na cripta da Catedral de Glasgow , prometendo contar-lhe mais, se encontrá-lo mais tarde.
Isto leva a Frank ser puxado com os rebeldes.
Frontispício de uma edição de 1886 do romance.

Autor
Sir Walter Scott

País
Escócia e Inglaterra em simultâneo

Idioma
Inglês , Várzea escoceses , anglicizado gaélico escocês

Série
Novelas Waverley

Gênero (s)
romance histórico

Editora
Archibald Constable, de Edimburgo, Longman, Hurst, Rees, Orme e Brown, em Londres

Data de publicação
1817

Tipo de mídia
Impressão ( livro de capa dura & Paperback )

Páginas
501 (1995) edição

ISBN
NA

Precedido por
O antiquário

Seguido por
Ivanhoe



O Enrêdo do Romance


Rob Roy (1817) é um romance histórico de Sir Walter Scott e narrado por Frank (ou Francis) Osbaldistone, filho de um mercador Inglês que viaja primeiro para o norte da Inglaterra e. posteriormente, as Highlands escocesas para coletar um débito roubado de seu pai. No caminho, ele encontra Rob Roy MacGregor o personagem-título que dá maior vida ao romance . Apesar de Rob Roy não ser o personagem principal (na verdade, a narrativa não se move para a Escócia até o meio do livro), mas sua personalidade e ações são fundamentais para o desenvolvimento do romance.


A história se passa pouco antes do 1715 período jacobita, com grande parte da Escócia, em tumulto. Frank Osbaldistone, o narrador, briga com seu pai e é enviado para ficar com um tio, o senhor Hildebrand Osbaldistone, em Northumberland. Frank se apaixona por Diana Vernon, a sobrinha de Sir Hildebrand, cujo pai foi forçado a esconder-se por causa de suas simpatias Jacobita. O primo de Frank, Rashleigh, rouba documentos importantes, vitais para a honra e solvência econômica de William, pai de Frank, então, William e Frank perseguem Rashleigh pela a Escócia.


Várias vezes o seu caminho cruza com a misteriosa e poderosa figura de Robert Roy MacGregor , conhecido como Rob Roy, um associado do tio Diana Sir Hildebrand. Há muita confusão com a ação se deslocando para as belas montanhas e vales ao redor de Loch Lomond . Um destacamento do exército britânico é emboscado mas não há derramamento de sangue. Todos os filhos de Sir Hildebrand, são mortos no levante jacobita , e Rashleigh também encontra um final sangrento. Após isso, Frank herda a propriedade Sir Frank Hildebrand e se casa com Diana. O enrêdo tem sido criticado como incoerente. Robert Louis Stevenson, no entanto,que o amou desde da infância, considerou Rob Roy como o melhor romance de Scott e este, como o maior de todos os romancistas.


O romance é uma representação brutalmente realista das condições sociais nas terras altas e terras baixas da Escócia no início do século 18. Os escoceses foram comparados com os índios norte-americanos, no que diz respeito ao seu estilo de vida primitivo isolado.


Parte do amplo diálogo está em escocês, e o romance inclui um glossário de palavras escocesas.
Rob Roy foi escrito a partir da Primavera de 1817 e publicado no Hogmanay desse ano. Igualmente como o original romance Waverley foi publicado de forma anônima e chegou em três volumes. A demanda pelo romance foi enorme e um navio inteiro de Leith para Londres continha nada além de uma edição inteira dele. Além disso, Rob Roy foi escrito numa época em que muitos europeus começavam a lamentar o colonialismo e o imperialismo como os relatórios que circularam por traz das atrocidades terríveis feitas pelas culturas "primitivas". Foi também uma época em que os debates giravam em torno do comércio de escravos, dos britânicos na ocupação da Índia e, o mais relevante para a novela, o efeito desastroso das autorizações Highlands . Muitos escritores teriam louvado culturas pré-comerciais e seu desafio contra a influência corruptora do imperialismo comercial e valores civilizados.


William Wordsworth escreveu As Convenções de Cintra , louvando resistência portuguesa e espanhola à força de Napoleão; Byron iria elogiar as mulheres da Amazônia em Harold's Pilgrimage Childe, invertendo as “amáveis” normas de feminilidade que o moderno e “civilizado” mundo lhes impunha, e por fim, Walter Scott iria escrever sobre eventos semelhantes nas visões de Dom Roderick. O que era, evidentemente defendida antes de Scott escrever Rob Roy, era a resistência primitiva de uma cultura pré-comercial. O termo "guerrilha "surgiu durante este período, devido à influência da Guerra da Independência.

Personagens importantes em Rob Roy
(Em ordem de ocorrência)


Em Crane Alley, Londres
. Francis "Frank" Osbaldistone, narrador e protagonista
. William Osbaldistone, pai de Frank, o comerciante faz-se, parceiro ativo na Câmara dos Osbaldistone e Tresham
. Owen, secretário chefe da Osbaldistone e Tresham


O Caminho para Osbaldistone Hall
. Morris, agente do governo e de correio
. Campbell, também conhecido como Robert "Rob Roy" MacGregor, Highland cavalheiro e negociante de gado


Hall, Northumberland
. Miss Diana "Die" Vernon, a sobrinha de Sir Hildebrand Osbaldistone
. Sir Hildebrand Osbaldistone, irmão mais novo de William Osbaldistone e senhor de Osbaldistone Hall
. Rashleigh Osbaldistone, filho mais novo, Sir Hildebrand
. Squire Inglewood, local da Justiça e Paz.
. Joseph Jobson, secretário jurídico e da Justiça de Inglewood
. Andrew Fairservice, jardineiro escocês de Osbaldistone Hall, posteriormente, guia e agente de Frank



Glasgow
. Dougal, carcereiro de Rob Roy, na prisão de Glasgow, posteriormente, homem guia de patrulha britânica nas Highlands
. Bailie Nicol Jarvie, magistrado (oficial) e comerciante, cliente de e Osbaldistone Tresham, parente de Rob Roy



Clachan de Aberfoyle
. "Garschattachin", o Major Duncan Galbraith, cavalheiro da Várzea, líder da milícia Lennox
. Capitão Thornton, oficial do exército Inglês


As Terras Altas
. Helen MacGregor, esposa de Rob Roy
. O Duke, líder do exército britânico na Escócia



Retorno para Osbaldistone Hall
. Sir Frederick Vernon, pai de Diana


Referências culturais


. A marca do whisky escocês misturado, Bailie Nicol Jarvie , é nome de um personagem do livro.
. O coquetel de Rob Roy é semelhante a um coquetel de Manhattan que apareceu pela primeira vez em Nova York por volta de 1890.



(*) Leia o Romance on line em http://www.online-literature.com/walter_scott/rob-roy/ ou
http://www.gutenberg.org/ebooks/7025

2 comentários:

  1. Muito interessante! nunca poderia imaginar que Rob Roy não é o protagonista do romance, desde que assisti o filme cogitei a idéia de adquirir a obra literária, valew as informações

    ResponderExcluir
  2. Quando eu era menino, a 40 anos atras,li esta estoria em quadrinhos, porem a ultima pag da revista estava rasgada. Vou ter de assistir ao filme inteiro para saber do finalzinho kkkk

    ResponderExcluir