TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 11 de julho de 2010

A MAGIA DA IRLANDA



A magia da Irlanda não está só em suas lendas,
contos, fadas, duendes, leprechauns e fantasmas.
A magia da Irlanda está na sua alma,
no seu povo alegre e hospitaleiro,
em seus campos verdejantes pintados de bege pelos carneiros,
em seus pacíficos lagos decorados com cisnes nadando,
na sua costa colorida por barcos,
no seu mar que beija as suas rochas misteriosas e milenares,
nos seus inúmeros castelos, nas ruínas de eras passadas,
na neblina que chega sem aviso,
no sol que brilha quando a chuva não cai...
A magia da Irlanda está no ar...


A Irlanda é o último reduto do mundo celta na Europa. É uma ilha vulcânica de paisagens fantásticas, cuja chuva constante ajuda a tornar a grama mais verde, as ovelhas gordas e os rios cristalinos.

Com certeza a primeira coisa que apaixona na Irlanda são as paisagens: verdes colinas, vilas montanhosas circundadas de imensos pastos e pequenas praias de pedra, penhascos gigantescos e um céu indescritivelmente azul.


Um lugar de uma beleza tão incrível que fica difícil reproduzir em um cartão-postal.

Após o impacto da primeira vista, em uma viagem à Irlanda, é aconselhável que se entre de cabeça na vida irlandesa, especialmente na capital Dublin: deixar-se levar pela cordialidade e simpatia dos irish, viver intensamente o ambiente lar-doce-lar de um verdadeiro irish pub e degustar a jóia da casa, a famosa pint de Guinness se possível, ouvindo música irlandesa, folk ou rock e batendo papo com os caras (ainda que você não entenda mais que 20% do seu inglês). Pode ser inesquecível!


O irlandês é um dos povos mais acessíveis da Europa. é alegre, cervejeiro, festivo: bastante diferente dos ingleses, bem mais do que a curta distância poderia supor.
No entanto, a Irlanda tem sido lembrada nos últimos tempos por motivos menos simpáticos, decorrentes de atentados e conflitos pela existência de duas Irlandas: a República da Irlanda, ao sul, católica, independente desde 1949, também chamada de Éire; e a Irlanda do Norte, protestante, pertencente ao Reino Unido, conhecida como Ulster.
O acordo de paz assinado em 1998 e a criação de um Parlamento na Irlanda do Norte no final de 1999 deram sinais de otimismo para um final pacífico; a trégua continua, ainda que com eventuais percalços.
Mas nada disso deve preocupar ou afastar-nos dessa terra mágica, que evoca mistérios de uma cultura que parece ter sido feita sob medida para vender livros do Paulo Coelho, cheia de maneirismos, trevos de quatro folhas, broches de ouro e contos de nobreza e heroísmo.
Fácil perceber de onde veio inspiração para alguns dos maiores expoentes da música pop das últimas duas décadas, como U2, Van Morrisson, Sinéad O'Connor e The Cranberries.


A Irlanda é muito mais do que a terra da lenda e mistério – Fadas anões, duendes e magia.
É Cu Chulainn, Fionn Mac Cumhaill e Tuatha De Danaan, que mais tarde passou à clandestinidade em montes de fadas para se tornar "Na Daoine Sidhe" Bom Povo da.
O interior da Irlanda é repleto de castelos e casas antigas que são tradicionalmente a casa de fantasmas.
Leap Castle é considerado o mais assombrado castelo na Irlanda e Glin Castle é assombrado por poltergeist pelos bancos da Shannon.
Aventurar-se em alguns desses palácios é certeza de poder ver um "Phuca" ou dois.
A magia e o mistério tiram o fôlego e fazem você se arriscar novamente e novamente, para ver mais e mais a cada momento!
O país é também conhecido por gerar amores eternos! Muitos casais que se conhecem na Irlanda se apaixonam perdidamente.
Portanto, uma eventual viagem à Irlanda pode se transformar até em casamento!


3 comentários:

  1. Que delicia de post.
    Viajei para Irlanda...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Me fez querer ainda mais conhecer a Irlanda, texto otimo, um pouco poético.. encantador!!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto me fez chorar de saudades da Irlanda. Essa magia toda existe. O tempo que morei lá ainda é inesquecível. Já não estou mais lá tem dez anos. Mas a magia daquela terra mágica ainda está presente em mim. Obrigado por compartilhar este texto.

    ResponderExcluir