TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quinta-feira, 29 de julho de 2010

IRLANDA DO NORTE

A Irlanda do Norte é uma parte da Irlanda, especificamente do Ulster, integrada ao Reino Unido, situado na parte nordeste da ilha da Irlanda.


Faz fronteira ao norte e a nordeste com o canal do Norte, a sudeste com o mar da Irlanda e ao sul e a oeste com a República da Irlanda. Tem 14.148 km2 de superfície.


A beleza da Irlanda do Norte está entrelaçada com acontecimentos históricos trágicos, cultura muito rica e a famosa simpatia do seu povo.

As suas montanhas escarpadas e selvagens, esplêndidos lagos e uma vasta linha costeira, são ideais para os entusiastas dos desportos aquáticos, caminhantes, ciclistas, escaladores e marinheiros.
Também existem inúmeras oportunidades para manter entretidos os amantes da cultura.

De exuberantes festivais gastronômicos de Ostras, a autênticas feiras de cavalos, e de Castelos seculares a elegantes Mansões, esta magnífica parte da Irlanda está recheada de coisas para fazer.


Os seis condados de Antrim, Armagh, Down, Fermanagh, Londonderry e Tyrone estão sempre à nossa espera para serem explorados.


A Irlanda do Norte tem tudo.

Além da sua herança histórica, dos cenários esplendorosos, das cidades vibrantes com lojas, vida noturna e festivais, desfruta também de atividades ao ar livre, comida fabulosa e refúgios de beleza natural onde se pode relaxar, descansar e recarregar as baterias.


Muita coisa aconteceu nos últimos anos e não há qualquer dúvida que a dinâmica vida noturna de Belfast, os bares modernos, os pubs tradicionais e restaurante de boa comida, são uma fonte de atração para jovens e menos jovens.


Um dos sinais da renovação da cidade é o crescimento do número de quartos de hotel: triplicou nos últimos cinco anos.



Fora das cidades está um mundo à parte cheio de campos verdes, com quintas e aldeias ligadas por pequenas estradas.


E de acordo com um relatório da ONU, A Irlanda do Norte tem a segunda taxa de crime mais baixa do 1º mundo, apenas o Japão é mais seguro para os turistas.


A nível de tamanho a Irlanda do Norte é pequena.
No que diz respeito à variedade de paisagem, o país parece maior do que é. Montanhas, vales estreitos, charnecas cintilantes, tudo junto numa harmonia perfeita.

História da Irlanda do Norte


A área agora conhecida como Irlanda do Norte teve uma história complexa. Foi a pedra fundamental do nacionalismo irlandês na era das ocupações da rainha Isabel I e de Jaime I em outras partes da Irlanda, se tornou o principal aglomerado de acampamentos escoceses depois do Flight of the Earls (quando o governo escocês nativo, os militares nacionalistas e a elite deixaram a Escócia em massa).


Hoje, a Irlanda do Norte passa por uma variedade grande de rivalidades entre comunidades, representadas em Belfast pela bandeira tricolor do republicanismo Irlandês ou a Union Flag, o símbolo da sua identidade britânica, enquanto os kerbstones em áreas de menor influência pintam bandeiras verde/branco/laranja ou vermelho/branco/azul, dependendo se a comunidade local é simpática aos nacionalistas/republicanos ou aos unionistas.


Unionistas costumam chamar a Irlanda do Norte de "Ulster" ou de "a Província"; os nacionalistas costumam usar os termos "o Norte da Irlanda" ou "os Seis Condados".


Ultimamente o termo Ulster tem sido muito utilizado pelos republicanos, pois desta forma tratam da Irlanda do Norte como uma região da Irlanda. O Ulster formou uma das províncias históricas da ilha da Irlanda e consiste de 9 condados. Três desses agora são parte da República da Irlanda.

A Irlanda do Norte é uma entidade complexa, dividida entre duas comunidades culturais distintas, os Unionistas e os Nacionalistas Irlandeses.

Ambas as comunidades são freqüentemente descritas em função de suas ligações religiosas predominantes; os unionistas são predominantemente Protestantes (entre os quais a fé a maior delas é a do Presbiterianismo, e a segunda, em termos de número de adeptos e a Igreja da Irlanda, enquanto os nacionalistas são predominantemente Católicos.


Entretanto, ao contrário da crença comum, não são todos os católicos que apoiam necessariamente o nacionalismo, com a mesma regra valendo para os Protestantes em relação ao Unionismo.


Uma vez estabelecido no Ato de Governo da Irlanda de 1920, a Irlanda do Norte foi estruturada geograficamente para ter maioria unionista, que temem por seu destino se ocorresse a unificação das Irlandas.

Porém, a população católica vêm crescendo em porcentagem dentro da Irlanda do Norte, enquanto a população protestante vêm diminuindo.


A história da Irlanda remonta ao século IV a.C., quando tribos celtas de origem gaulesa se estabelecem na ilha e fundam uma civilização gaélica.

O cristianismo é introduzido por São Patrício no século V.


Devastada pelos vikings no século VIII, a Irlanda divide-se em vários principados rivais, o que facilita a ocupação anglo-normanda em 1166.
O rei Henrique VIII consolida a dominação inglesa sobre a ilha em 1542 e introduz o protestantismo.
No reinado de Elizabeth I, os católicos começam a ser excluídos da vida pública.
Nos séculos XVI e XVII, os irlandeses são despojados de suas terras, que se tornam propriedade de colonos ingleses.
Ainda no século XVII, imigrantes protestantes, vindos principalmente da Escócia, colonizam grande parte do norte do país, o chamado Ulster.


Em 1801, a Irlanda é integrada ao Reino Unido. Em meados do século XIX, a nação é assolada por uma grande onda de fome, que mata mais de 1 milhão de pessoas e leva 2 milhões a imigrar, a maioria para os EUA.


A Irlanda do Norte esteve coberta por uma camada de gelo durante quase toda a última era do gelo e em inúmeras ocasiões anteriores.
O legado dessas épocas pode ser visto na extensa cobertura de drumlins nos condados de Fermanagh, Armagh, Antrim e particularmente Down.

O marco central da geografia da Irlanda do Norte é o lago Neaghm, que com 392km² de área configura-se no maior dos lagos de água fresca das ilhas britânicas.

Um segundo sistema de lagos bastante extenso é formado pelos lagos Erne Superior e Inferior, em Fermanagh.
Existem muitos planaltos nas montanhas Sperrin (uma extensão do dobramento Caledônio) com grandes reservas de ouro, granito (Montanhas Mourne) e basalto (platô Antrim), assim como, em menor escala, no sul de Armagh e ao longo da fronteira Fermanagh-Tyrone.
O ponto mais alto é Slieve Donard, em Mournes, com 848m. A atividade vulcânica que criou o platô de Antrim também formou os pilares eerily geométricos do Causeway do Gigante.
Os rios Bann, Foyle e Blackwater formam planícies férteis, com um excelente solo arável encontrado também no norte e no sudeste, embora a maior parte das terras montanhosas sejam marginais e apropriadas para husbandry de animais.
O vale do rio lagan é dominado por Belfast, cuja área metropolitana inclui mais de um terço da população da Irlanda do Norte, com grande urbanização e industrialização pesada ao longo do vale Lagan e às margens do lago Belfast.
Todo o país tem clima temperado marítimo, mais úmido a oeste que a leste, embora a cobertura das nuvens seja persistente nessa região.
O tempo é imprevisível em todas as épocas do ano, e apesar de as estações do ano serem distinguíveis, elas são consideravelmente menos pronunciadas que no interior da Europa ou na costa leste da América do Norte.
A média temperatura máxima durante o dia em Belfast é 6,5ºC em janeiro e 17,5ºC em julho.
A umidade do clima e o grande desflorestamento nos séculos XVI e XVII produziram na maior parte da região uma cobertura de ricos e verdes gramados.
Maior temperatura registrada: 30,8ºC em Knockarevan, perto de Belleek Menor temperatura registrada: -17,5ºC em Magherally, perto de Banbridge.

Um ato do governo local da Irlanda aprovado pelo parlamento do Reino Unido em 1898 (Local Government Act 1898 - 61 & 62 Vict. c. 37) foi o marco inicial para o estabelecimentos de um sistema de governo local na Irlanda (similar ao que fora criado na Grã-Bretanha) e a formação dos condados administrativos e seus estatutos em toda a ilha.
Os seis condados administrativos estabelecidos no local da atual Irlanda do Norte, correspodiam exatamente aos condados tradicionais existentes na época.
Duas cidades com estatuto de condado (county boroughs), Belfast e Derry também foram criadas.
No início do século XX, toda a ilha da Irlanda ainda pertencia ao Reino Unido.
Por diversas vezes os irlandeses discutiram e lutaram pela independência. Finalmente, em 6 de dezembro de 1921, o Tratado Anglo-Irlandês foi assinado.
Nos seus termos, a Irlanda tornou-se um país independente pertencente a comunidade britânica (dominion status), embora tenha sido permitida aos 6 condados do norte de maioria protestante, tomar sua própria decisão.
O novo país passou a se chamar Estado Livre da Irlanda (inglês: Irish Free State, gaélico: Saorstát Éireann).
Em 12 de dezembro de 1922, os seis condados do norte (atual Irlanda do Norte) votaram e decidiram reverter ao Reino Unido.

A separação da Irlanda do Norte da República da Irlanda, dividiu a província histórica do Ulster em duas partes: A maior (com 6 condados na época da separação) é a atual Irlanda do Norte e a menor (3 condados), é atualmente duas partes descontínuas da República da Irlanda.
Por conta disto, a Irlanda do Norte é freqüentemente mencionada como Ulster ou província do Reino Unido, estes termos podem causar confusão, uma vez que uma parte da província histórica do Ulster faz parte da República da Irlanda.
O padrão atual de governo local da Irlanda do Norte, com 26 distritos, foi estabelecido em 1973 por 2 atos do governo local da Irlanda do Norte aprovado pelo parlamento do Reino Unido em 1971 e 1972. Este padrão substituiu o sistema de condados administrativos estabelecidos em 1898.

Condados da Irlanda do Norte
Os seis condados tradicionais e antigos condados administrativos da Irlanda do Norte são:
Condado de Fermanagh
Condado de Tyrone
Condado de Derry (ou Londonderry)
Condado de Antrim
Condado de Down
Condado de Armagh
Para fins administrativos, existiam ainda as cidades com estatuto de condado (county-borough), Belfast e Derry.
Os condados administrativos não são mais usados para quaisquer fins de governo local ou administração e continuam sendo usados apenas para alguns fins específicos. Para fins administrativos foram criados em 1973, 26 distritos.

Distritos da Irlanda do Norte
Os 26 distritos da Irlanda do Norte são:
1. Antrim
2. Ards
3. Armagh
4. Ballymena
5. Ballymoney
6. Banbridge
7. Belfast
8. Carrickfergus
9. Castlereagh
10. Coleraine
11. Cookstown
12. Craigavon
13. Derry
14. Down
15. Dungannon e South Tyrone
16. Fermanagh
17. Larne
18. Limavady
19. Lisburn
20. Magherafelt
21. Moyle
22. Newry e Mourne
23. Newtownabbey
24. North Down
25. Omagh
26. Strabane

Os limites territoriais dos distritos, não guardam qualquer relação com os limites dos antigos condados, não sendo, portanto, possível subdividir os condados em distritos.

Um comentário:

  1. Olá! Cai aqui enquanto pesquiso sobre os celtas, tema que usei para minha monografia na graduação e pretendo continuar a pesquisa. Gostei muito e com certeza voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir