TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 12 de dezembro de 2010

A SOMBRA RUIVA


A Irlanda é cheia de lendas sobre a banshee, criatura lacrimosa cujas visitas anunciam mortes.
Seu nome, em Celta, é bansidhe - fada - embora muitos digam que sejam espíritos, ora bondosos, ora malévolos.
Essas aparições estão ligadas por lendas centenárias às grandes casas da Irlanda, cujos infortúnios ficam registrados nos gritos lamuriantes ou nas risadas demoníacas do espírito.
Existem vários relatos corroborando essas Lendas, mas talvez o mais impressionante tenha ocorrido no século XVII na Irlanda, na residência dos O'Brien.
Conta-se que certa noite, Lady Ann Honora O'Brien foi acordada por por uma voz suave. Olhou pela janela e viu uma mulher que parecia flutuar bem em frente à vidraça.
O corpo do fantasma se perdia na bruma, mas seu rosto, delineado pela Lua, estava claro - pálida, de olhos verdes, linda e uma farta cabeleira ruiva.
A aparição gemeu três vezes, suspirou e sumiu. Aquela imagem fascinou e amedrontou a jovem Ann, mas pensando que fosse apenas um sonho, dormiu novamente.
Na manhã seguinte, Lady Ann encontrou sua família em prantos, pois seu irmão mais jovem havia morrido durante a noite.
Sem saber o que fazer, a jovem contou aos pais sobre a visão que tivera na noite anterior.
Aquilo não alertou ninguém, pois os mais velhos sabiam que sempre que um O'Brien morria, uma jovem ruiva que morrera no castelo e fora enterrada no jardim - logo abaixo da janela de Lady Ann - aparecia para um membro da família e chorava pelo parente morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário