TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 19 de março de 2011

PISANDO EM SOLO CELTA

Escócia, país de paisagens verdejantes, pequenas vilas rurais, os picos das montanhas das Terras Altas cobertos de neve e os castelos defensivos com mil anos. Tudo isso sem esquecer que é um país de homens guerreiros, resistentes e patrióticos e terreno fértil para destilarias produtoras dos melhores whiskies de malte do mundo.





Com uma população de cerca de 5 milhões de pessoas, a Escócia abrange uma área de mais de 78.000 km2, incluindo 790 ilhas, 6.000 lagos e 600 rios. É um dos quatro países que integram o Reino Unido, que é composto pela ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e a Irlanda do Norte, que fica na ilha da Irlanda.
Também fazem parte do Reino Unido alguns territórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (e ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo.





A história sobre a formação do Reino Unido e o seu funcionamento politico é bem interessante, mas isso é outro assunto, meerecendo um capítulo à parte. Enfim, o básico aqui é saber que a Escócia faz parte desse “bloco”, que situa-se no noroeste da Europa, que sua moeda é a Libra (Pounds), que sua lingua oficial é o Inglês e que possui duas línguas nacionais: o inglês e o gaélico. A língua gaélica escocesa é atualmente falada apenas em algumas regiões das Terras Altas.



É impossível não se apaixonar pela Escócia!!! Quanto mais ao norte se vai, ou seja, mais distante da Inglaterra, mais marcantes são os traços da cultura escocesa.
Felizmente os escoceses conseguiram preservar sua identidade, apesar da influência e dominação da Inglaterra que durou tanto tempo.
Tenho que me conter aqui para não escrever um tratado sobre a Escócia, pois até agora estou impressionada com a beleza exótica que conheci deste país e com sua cultura marcante e mágica.
Em 5 dias de viagem, conhecemos Glasgow, Edinburg, Inverness (Highlands) e Isle of Skye.
Os monumentos históricos e prédios em geral são bem conservados… um prato cheio para fazer fotos em preto e branco.
Ruínas de castelos também estão espalhadas por várias regiões.

Os taxis são um charme a parte. São carros de estilo antigo, porém fabricados até hoje com as mesmas linhas básicas.



Imperdíveis também são as noitadas da Escócia, com várias opções de pubs e bares freqüentados, na maioria, por um público jovem e descolado, e com muita música de altíssima qualidade! Para quem é solteiro, é um prato cheio para curtição internacional e, para os casados, é um bom momento de relembrar os velhos tempos…



Falar em Escócia e não falar nos tecidos Tartan (aqueles com estampas quadriculadas) é uma heresia, pois estão entre as marcas registradas do País. Existem dezenas de padrões de estampas quadriculadas, cada um representando uma família escocesa tradicional.

O padrão e as cores do tecido quadriculado que você veste mostra qual é sua ascendência familiar (o seu Clã). Mas mesmo que não venha de nenhuma família Escocesa, você pode comprar o tartan que quiser, nem que seja para fazer uma fantasia!
Homens, lá vocês podem ter a sensação agradável de usar uma saia sem ter que soltar a franga!
Quer sentir ou ver um pouco do que está nesse Post?
Então assista “Coração Valente” (Braveheart)!!! Já assistiu??? Eu também, umas 5 vezes… e não me canso!!!
A gora, vamos “viajar” por partes ...

Um comentário:

  1. A cada postagem nova, amo mais teu blog!
    É muito bom, parabéns!
    A Escócia com certeza deve ser um país incrível! Nunca estive por lá, mas é um dos meus sonhos..
    ;*

    ResponderExcluir