TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A IDADE MÉDIA



No séc IX começaram os ataques Vikings à Grã-Bretanha e à Irlanda. Em 1014, Brian Boru, o Rei Supremo da Irlanda, combateu na batalha de Clontarf contra o Rei Mael Ordha de Leinster e o seu exército viking, mas foi morto entretanto. Mas não só a Irlanda conheceu os seus heróis medievais.


Em 1282, Llywelyn, último Príncipe nativo de Gales (que continuava como um principado separado), foi morto pelos ingleses.

O rei Edward I da Inglaterra começou a construir uma série de castelos em Gales e, em 129, a sua atenção voltou-se para a Escócia.

A Escócia foi dividida entre a língua gaélica das Terras Altas (celta irlandês) e a língua escocesa das terras Baixas (dialecto germânico, parecido ao inglês).

Os clãs guerreiros e chefes das Terras Altas estavam constantemente em conflito com os seus vizinhos das Terras Baixas, que lhes planeavam roubar gado. (Esta foi a base da sua eventual supressão brutal depois do seu suporte à galante e católica tentativa do Príncepe Charles de trazer o trono da Inglaterra para as mãos da antiga Casa Real Escocesa dos Stuart, dos Protestantes de Hannover, em 1745-6.)


Esta foi a época do famoso guerreiro conhecido como William Wallace, que derrotou as topas inglesas na batalha de Stirling Bridge em 1297.
Apesar de William Wallace ter sido capturado e executado em 1305, a resistência escocesa ao governo inglês continuou por Robert the Bruce.

Em 1400, Wales revoltou-se contra a soberania inglesa, liderada por Owain Glyndwr (Owen Glendower). Esta revolução continuou por alguns anos, até que sofreu uma série de derrotas em 1410.

Quanto à Bretanha francesa, era um reino independente no séc IX.
Tornou-se um dos quase independentes ducados que faziam parte da França medieval.
Assim como o centro do poder real crescia no séc XV, também a independência diminuía, e era politicamente absorvida pela França em 1532

Nenhum comentário:

Postar um comentário