Vetões
Altar de Ulaca
Os Vetões foram um dos povos celtas pré-romanos da Península Ibérica (a romana Hispânia, atualmente Espanha e Portugal), que habitam na parte noroeste da Meseta, a alta planície do planalto central da Península Ibérica, região onde actualmente se situam as províncias espanholas de Ávila e Salamanca, assim como partes de Zamora, Toledo, Cáceres, e também as zonas fronteiriças do moderno território português. Autores romanos reconheceram a coesão das especificidades culturais e as chamada tribo dos Vetões. Alguns de seus legados mais notáveis incluem hoje os berrões, que são marcadores de pedra em forma de animal, de que é exemplo a famosa Porca de Murça, de uso desconhecido; e possivelmente o jogo de calva, que data do momento da sua influência.
Eles não devem ser confundidos com os Vetoneses, nome dado aos habitantes de Vetona (hoje, Bettona Úmbria).
Eles não devem ser confundidos com os Vetoneses, nome dado aos habitantes de Vetona (hoje, Bettona Úmbria).
VEJA TAMBÉM
Mapa do território vetão
Jesús R. Álvarez-Sanchís, "Oppida and Celtic society in western Spain," in e-Celtoi: Journal of Interdisciplinary Celtic Studies, Vol. 6 (The Celts in the Iberian Peninsula)
Mapa detalhado dos povos pré-romanos da Península Ibérica (cerca de 200 a.C.)
Zelas
Zelas era um povo da Galécia que viveria na região de Trás-os-Montes e que segundo Estrabão fabricaria lanifícios com linho de boa qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário