TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 23 de maio de 2009

INTRODUÇÃO

Países Céltas
Misteriosa e irresistível, a cultura celta fascina muitas pessoas.


Infelizmente, se sabe pouco sobre a vida cotidiana celta durante as Idades de Bronze e de Ferro, embora os modernos idioma e arte celtas continuem vivos no Reino Unido, na Irlanda e no norte da França. O legado celta também se pode apreciar em menor medida em muitos outros países europeus.


Um pouco de história
Os celtas eram um conjunto amplo de tribos que floresceram entre os séculos VIII e I antes de Cristo. Os gregos os chamavam "Keltoi", e daí a palavra "celta", e os romanos os denominaram "Galli", o que está na origem do nome de "Galos". Na época de esplendor da sua civilização, os celtas ocuparam uma zona que se estende do Mar Negro até o Oceano Atlântico e, rumo ao norte, até o Mar Báltico. Quando os romanos colonizaram o território celta, algumas das povoações e seus costumes foram assimilados, mas muitas foram destruídas. Já em tempos da conquista romana, no século III depois de Cristo, a cultura celta só sobrevivia em grandes áreas da Grã Bretanha e do norte da Europa. Dado que a Irlanda e o norte da Escócia não foram nunca colônias romanas, permaneceram completamente celtas.

Os Céltas de Outrora
O que sabemos dos celtas provém em grande parte de relatos de observadores, pois os próprios celtas confiavam na tradição oral para transmitir seus conhecimentos. Tanto os homens como as mulheres, eram famosos pela sua beleza física, suas extraordinárias habilidades eqüestres e o seu valor na batalha. De fato, poderão contemplar, numa estátua de Boadica, a intrépida rainha guerreira que liderou uma rebelião contra os romanos, no Victoria Embankment de Londres (Reino Unido). Os sacerdotes celtas se chamavam druidas; são pouco conhecidos os pormenores das suas cerimônias, mas o seu poder era enorme. Na Irlanda antiga, era proibido que o rei falasse antes do druida!

A Cultura Célta moderna
Hoje em dia, a cultura celta continua muito viva na Irlanda (Eire), Escócia (Alba), Gales (Cymru), Cornualles (Kernow), na Ilha de Man (Mannin) no Reino Unido, e na Bretanha (Breizh) na França. Os idiomas celtas - o gaélico irlandês e escocês, o galés, o bretão, e cornoalhês- ainda se falam nessas áreas e se utilizam em retransmissões por rádio e televisão, bem como nas escolas e nos meios de comunicação impressos.
A habilidade dos antigos ferreiros celtas ainda se pode ver hoje nos cada vez mais populares motivos com o nó celta, empregado em jóias e têxteis. Porém, é certamente a música celta a herança desta cultura que teve mais impacto. Podemos agradecer aos celtas as harpas, as canções folclóricas irlandesas e as gaitas escocesas, o antecessor do violino moderno e o tambor Bodhrán! Pensem em todos os músicos modernos de sucesso, nos âmbitos da música pop e folclórica, que são descendentes desta cultura: Van Morrison, U2, Sinead O'Connor, os Cranberries, os Corrs, os Chieftans, os Corries – há um fabuloso gene musical no mundo celta!

Música Celta e Festivais
A música celta se celebra em muitos festivais da Europa. O Festival Nacional de Eisteddfod de Gales (Reino Unido), em Cardiff, remonta ao século XII! Hoje festival de música internacional, no seu programa se destaca um Dia Celta especial. Igualmente, no Festival Internacional de Música Celta que se celebra na Espanha, antigamente numa região celta, se destaca uma variedade de músicas com um ponto de vista celta. O Festival Inter Céltico em Lorient, um município da Bretanha (França), é conhecido como “omelhor evento para as expressões contemporâneas das regiões celtas”. Podem desfrutar da música tradicional escocesa no ambiente mais íntimo dos pubs e dos clubes de ambiente folk. Enquanto viaja pela Escócia, poderá visitar um assentamento da Idade de Ferro, nas margens de um lago, no Centro Escocês de Crannog, e contemplar como eram as quintas de outrora!.
O Município de Donegal (Irlanda) alberga o Festival Internacional Pan-Céltico. Promove a música, a dança, os esportes e o artesanato celta com representantes das Seis Nações Celtas. Mais para o sul, una-se à multidão no Festival Celta de Kilkenny para uma celebração outonal de tudo o que é celta. A Ilha de Man (Reino Unido) é a sede do Festival Inter-Céltico de Yn Chruinnaght. Enquanto estiver na ilha, berço do gato sem rabo Manx e o carneiro de quatro cornos, desfrute das compras, os parques e o belo litoral. Durante todo o ano, Celtic Harmony, em Hertfordshire, Inglaterra, oferece oportunidades para toda a família aprender mais sobre a vida na Idade de Ferro e sobre como as tradições celtas respeitam o ambiente natural.



Os Celtas na Europa Continental
Embora se encontrem poucos exemplos tangíveis da outrora importante civilização celta continental, persistem outros vestígios: O nome “Bélgica” provém de “Belgae”, a denominação romana para a tribo celta que habitava a região; o nome “Paris” (França) provém da tribo celta Parisii. Existem indícios claros da existência de minas da idade celta em Banksa Stiavnica, Eslováquia; umas ruínas celtas se encontram ao lado de vestígios romanos na margem Buda de Budapeste (Hungria), o antigo povo de Augusta Raurica (Suíça) demonstra o efeito da cultura celta sobre os romanos.


Se forem à Europa, visitem o norte de Portugal e as regiões da Galiza, Astúrias e Cantábria na Espanha, onde o legado celta subsiste com força. Explore os vestígios de povoações fortificadas da Idade de Ferro e visite museus com belas relíquias celtas como jóias e cerâmicas. Ainda se podem identificar semelhanças na música, por exemplo, na gaita galega (gaita galega) e em danças da Península Ibérica com os seus homólogos escoceses e irlandeses, graças a seus antecedentes celtas comuns!

Um comentário:

  1. Olá =)

    O teu blog é maravilhoso!! Eu ainda não tive oportunidade de explorar tudo, mas para mim que busco tanto sobre este povo e que anseio tanto uma aproximação desde há tantos anos.. É bom encontrar um espaço onde possamos descobrir um pouco mais :)

    Sou uma irmã portuguesa, que infelizmente não conhece mais ninguém com os nosso interesses. O circulos pagãos cá em Portugal devem ser bastante fechados, ou então eu ainda não soube onde procurar. Também não sei até que ponto não prefiro um caminho solitário. Mas às vezes sinto falta de ter com quem falar.

    Desculpa este pequeno desabafo! Queria-te pedir autorização, para que com os devidos créditos, possa usar de vez em quando alguma informação contida no teu blog. O meu não é só sobre paganismo ou celtas, mas também vai tendo um pouco.

    Blessed be *

    ResponderExcluir