TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

terça-feira, 14 de julho de 2009

ÉPICOS CLÁSSICOS IRLANDESES 2 - CAP.3:




Capítulo 3 :


O levante dos homens de Connacht em Cruachan Ai


Uma poderosa horda foi reunida pelos homens de Connacht, ou seja, por Ailill e Medb, e mandaram noticias às três outras províncias, e mensageiros de Medb foram despachados a Manè para que se juntassem em Cruachan, os sete Mane com suas divisões, sendo: Manè “Por parte de mãe”, Manè “Por parte de pai”, e Manè “Que a todos compreende”; ele possuía o jeito de sua mãe e de seu pai além da dignidade de ambos; Manè “Parcialmente submisso”, e Manè “Totalmente submisso,” Manè “Garboso” e Manè “o Tonto”.
Outros mensageiros foram despachados por Ailill aos filhos de Maga; sendo: Cet (´o Primeiro´) filho de Magar Anluan ( `a Luz Brilhante´) filho de Maga, e Maccorb (´Filho da Carruagem´) filho de Maga, e Bascell (´o Lunatico´) filho de Maga, e Em (´o Pássaro´) filho de Maga, Dochè filho de Maga; e Scandal (´Insulto´) filho de Maga.
Eles vieram, e foram chamados trinta mil homens armados.
Outros mensageiros foram despachados para Cormac Conlongas (´o Exílio´) filho de Conchobar e a Fergus macRoig, e também vieram trinta mil homens em seu número.
Ora Cormac possuía três companhias que vieram a Cruachan. Antes de tudo, a primeira companhia. Uma cobertura de pelos negros aparados sobre eles.
Mantos verdes e várias capas coloridas enroladas; nisto, vinham com broches de prata. Túnicas tecidas em ouro próximas da pele, descendo até os joelhos, com entrelaçados de ouro vermelho. Brilhantes espadas portavam, com guardas prateadas. Longos escudos carregavam, e havia uma larga e cinza ponta de lança com cada homem. “É Cormac, quem vai acolá? “ todos perguntavam. “Não, certamente,” Medb respondia.
A segunda tropa. Vinham com os cabelos recém aparados e crinas na parte de trás da cabeça, belos, graciosos certamente. Capas de cor azul escuro todos traziam. Próximo a pele, brilhantes túnicas brancas, com ornamentos vermelhos, descendo até as coxas. Espadas com punho de ouro e guarda de punho prateadas, e brilhantes escudos traziam, com lanças de cinco dentes nas mãos. “São os homens de Cormac? todos perguntavam “Não, em verdade, não é ele,” Medb respondia.Então veio a última tropa. Cabelos cortados largamente eles usavam, belo amarelo, de prateado profundo, soltos em seus ombros eram os cabelos. Com capas roxas, belas e ostensivas; dourados broches enfeitavam seus peitos; e traziam escudos curvados, com afiadas bordas esculpidas ao redor, e lanças longas como pilares de uma casa de rei, na mão de cada homem. Belas e longas túnicas de ceda com capuz eles vestiam até os pés. Juntos levantaram os pés, e juntos desceram. “É Cormac, quem vai acolá?” todos perguntavam. “Aye, desta vez é Cormac,” Medb respondia.E assim as quatro províncias de Erin se juntaram em Cruachan Ai. Desceram aos acampamentos e quartéis naquela noite, e assim uma grossa nuvem de fumaça e fogo subiu entre os quatro vaus de Ai, que eram, Ath Mog, Ath Bercna, Ath Slissen e Ath Coltna. E esperaram pelo total espaço de duas semanas em Cruachan, a estalagem de Connacht, em bebedeiras e diversão, para o fim que sua marcha e reunião fosse mais fácil.
E Seus poetas e druidas não os deixariam partir dali até o fim das duas semanas, esperando por bons presságios. E foi então que Medb fez o guia de sua carruagem lhe trazer seu cavalo, para ir junto a seu druida, buscar luz e augúrios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário