TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CLAN BUCHANAN




FONTE:
The Buchanan Society
Founded as “THE BUCHANAN’S CHARITY, kept at Glasgow” in 1725.
Registered charity No: Sco 13679
The Secretary, The Buchanan Society, 18 Iddesleigh Avenue, Milngavie, Glasgow G62 8NT Scotland.
Tel: 0141 956 1939 International : Tel: +44 141 956 1939
E-mail:
risk@iddesleigh18.fsnet.co.uk




Diz-se que, depois de sete séculos de incursões, os dinamarqueses Swein sob a barba de Fork assumiu o controle da maior parte da Inglaterra e da Irlanda em 1013-1014. Seu filho, Canuto, (944 - 1035) se tornou rei de Inglaterra. Swein ordenou que celebrações fossem realizadas em Limerick, Irlanda Ocidental (agora Eire) e foram dadas instruções para que mil belas filhas da nobreza irlandesa estivessem presentes. Em seu lugar o mesmo número de jovens irlandeses foram mandados, disfarçados, vestidos de mulheres com longos Skeans irlandeses (punhais) embaixo de suas capas.





Um massacre de dinamarqueses se seguiu. Um desses jovens foi Anselan Buey OKyan ou Ocahan (pronuncia-se Okane), filho do rei de Ulster, aproximadamente a quarta parte da Irlanda (na moderna Irlanda do Norte).


Em 1016, como resultado desta façanha, ele fugiu da Irlanda, e emigrou para Argyll, no oeste da Escócia. Eventualmente, ele adquiriu terras em Lennox (ao norte da atual cidade de Glasgow), seja pelo casamento, ou como uma recompensa pelos serviços prestados ao rei Malcolm II da Escócia, 1005-1034.


Lennox foi ampliada para Strathendrick, mas ao mesmo tempo ela era conhecida por se estender desde Glenfuin no Ocidente até Fintry no Oriente.


Além disso, foi concedido a Anselan, Armas, praticamente idênticas as utilizadas hoje pela Sociedade Buchanan.


Todos os registros de insígnias irlandesas há muito que desapareceram. O nome BUCHANAN é possivelmente derivado de três fontes: do Boghchanon gaélico, que significa "terra baixa pertencente à Canon", Mac-a-Chanonaich, que significa "Filho da Canon", enquanto o nome do local Buchanan, Bothchanian, significa "A sede da Canon.


A simples derivação é o desenvolvimento de Buey OKyan em Buchanan. No entanto, tudo aponta para alguma conexão com a Canon.


Em Inchcailleach, uma ilha em Loch Lomond em frente à vila de Balmaha, (a passagem para as Highlands) e perto da foz do rio Endrick, uma igreja havia sido fundada entre 650 e 700 dC por São Kentigerna, pela esposa de um príncipe irlandês Feradach .





É mais do que possível que as terras aceitas por Anselan tenham pertencido originalmente ao Canon da Igreja, da qual os restos ainda estão visíveis.


Em 1621 a Igreja Paroquial de Buchanan absorveu a Freguesia de Inchcailleach. Esta freguesia unida se estendia desde o Rio Endrick Rio no Sul até Inversnaid no Norte e toda a área hoje coberta pelo Queen Elizabeth National Forest Park. Isso inclui a montanha de Ben Lomond.


Em 1314 o Clã foi apoiado por Robert the Bruce em Bannockburn na Guerra da Independência da Escócia contra a Inglaterra.


Existe uma Carta de 1353 que se refere a "carucate de terra chamado Buchquhaane". Ajuda foi dada ao rei francês após sua derrota na Batalha de Agincourt, em 1415 e é ainda alegado que Sir Alexander Buchanan matou o duque de Clarence Inglês na Batalha de Baugé em 1421.

É por causa desse ato que a crista Buchanan mostra uma mão e braço direito segurando no alto um boné Ducal.



O chefe do clã Buchanan, e muitos membros do clã, morreram na Batalha de Flodden em 1513, quando o rei James IV foi assassinado. George Buchanan, o famoso Acadêmico Americano, humanista e reformador, nasceu perto de Killearn em 1506.


Ele era um estudante da Universidade de St Andrews, de 1524 até 1525 e depois em Paris, França. Ele foi preso pelo Cardeal Beaton, mas fugiu para a França. Ele foi tutor de Maria, Rainha dos Escoceses, entre 1536 e 1538, e do filho do rei Jaime VI da Escócia, que mais tarde tornou-se Jaime I da Inglaterra em 1603 após a união das coroas e autorizou a tradução da Bíblia Sagrada em Inglês.

O Clã participou na batalha de Pinkie em 1547 e na Batalha de Langside em 1568.

Existe uma longa Árvore Genealógica Familiar, de 1602, onde os sobrenomes são escritos como Boquhannane. A sucessão de Anselan foi interrompida em John Buchanan, o Laird 22, que se casou com Maria, filha de Lord Cardross, e que morreu em 1681, deixando duas filhas e muitas dívidas. Os imóveis foram recentemente comprados pelo Duque de Montrose, que construiu Buchanan Castle, que não tem, portanto, nenhuma conexão com a nossa História.


O título "dessa estirpe" terminou com a morte Laird 22 em 1681 e, apesar de uma revindicação para chefia ter sido estabelecida em 1878, o neto da recorrente morreu sem descendência em 1919. Desde então, a chefia tem estado inativaa.


Dez anos depois da rebelião Jacobita em 1715 a Sociedade Buchanan foi formada. No mesmo ano de 1725, o General Wade foi nomeado comandante-em-chefe das Highlands e começou seu plano notável de construção de estradas. Durante a Segunda Rebelião Jacobita em 1745-1746 (Bonnie Prince Charlie), o clã se manteve fiel à Coroa.


Ao longo destes longos anos os membros do clã de Buchanan, juntamente com os seus septos, Têm a honra de seu clã ter servido ao seu país, bem como aos países de sua adoção em todo o mundo.

TARTAN

















PARA SABER MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário