TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A LENDA E O MITO, O QUE SÃO?

Lenda é uma narrativa de cunho popular transmitida principalmente pela tradição oral através dos tempos de geração para geração.

As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da criatividade aventuresca humana.
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.


Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito.


Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente, sofrem alterações à medida em que vão sendo recontadas.
São histórias fantásticas que possuem origem histórica narrando feitos de heróis, personagens sobrenaturais, fenômenos naturais, vida de santos, etc.


A lenda é sempre considerada com um fundo de verdade.
As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Entre as lendas podemos citar: O Judeu Errante, As Lendas do Rei Artur, As Lendas do Eldorado, Robin Hood, etc.


Mitos são histórias que apresentam um fato natural, histórico ou filosófico, funcionando como ponto de equilíbrio entre o sagrado e o profano.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico.
Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo.
Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano.


Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo
Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem nos personagens.


Os mitos têm os deuses como tema, enquanto que as lendas homens e animais.


A lenda é considerada "história falsa", e o mito "história verdadeira".

Um comentário: