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quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LEBOR GABÁLA ÉRENN - Interpretação O'Rahilly

Interpretação O'Rahilly

A maneira pela qual os povos de língua celta chegaram a se apossar da ilha da Irlanda ainda é uma questão de conjectura. No entanto, quatro invasões em separado ou migrações foram distinguidos pelo Celtic scholar TF O'Rahilly (ver modelo histórico O'Rahilly; as datas abaixo indicadas são altamente duvidosas):
Pretanic - Entre cerca de 700 e 500 P BC-Celtic-speaking( a liguagem Celta) de um povo colonizador da Bretanha e Irlanda do continente. Não há nenhuma evidência real de uma invasão militar organizada, mas por volta do século sexto, antigos geógrafos gregos conheciam estas ilhas como "ilhas Pretanic". Mais tarde, na Grã-Bretanha, foram absorvidos pelos invasores, exceto no extremo norte, onde eles eram conhecidos pelos romanos como Picti, ou "povos pintados." Na Irlanda os seus descendentes - conseguiram preservar um certo grau de cultura, se não política, mas de independência - eram conhecidos como os Cruthin, uma forma Gaelica ou Q-Celtic de Priteni, que se acredita ser o seu nome original o qual se denominaram. O nome "Bretanha" provavelmente é derivado de Priteni.
Bolgic ou Ernean - O Builg ou Érainn foram vários nomes de outra P-Celtic-speaking (língua celta), pessoas que invadiram a Irlanda por volta de 500 aC. Eles podem estar ligados com a Belgae continental, e das nações dos cidadãos britânicos. De acordo com as suas próprias tradições, eles vieram para a Irlanda através da Grã-Bretanha. Em irlandês pseudohistory eles aparecem como os Fir Bolg, um nome que foi diversamente interpretada no sentido de "homens de sacos" (em latim vir arum Bulg i) ou os homens "barriga", embora "os homens do raio" provavelmente seria mais preciso.
Laginian - Cerca de 300 aC três tribos intimamente relacionada chegaram na Irlanda, conhecida como a Laigin, o Domnainn e o Gálioin. Especula-se que eles podem ter sido P-Celtic-speaking tribos da toponímia (Bretanha). Na Irlanda, eles conquistaram o quarto do sudeste do país - que ficou conhecido como Laighean, ou Leinster, depois deles - e do oeste (Connacht). O Érainn, no entanto, teria permanecido no controle do norte e sul. Esta é, talvez, a primeira visão de como a Irlanda veio a ser dividida em quatro províncias. Algumas dessas tribos também se estabeleceram na Grã-Bretanha (possivelmente na Irlanda). No sudoeste do Domnainn (latim: Dumnonii) deu seu nome para Devon, enquanto que no noroeste fundaram Dumbarton eo Reino de Strathclyde.
Goidelico ou irlandês - Cerca de 100 aC, um celta-Q-linguagem invadiu a Irlanda, possivelmente a partir de Aquitania no sudoeste da Gália. Eles chegaram em dois contingentes distintos: o Connachta, que desembarcou na foz do rio Boyne e criou uma quinta província (mais tarde conhecida como Meath) em torno de Tara entre Ulster e Leinster, e o Eoganachta, que insinuou-se em Munster e gradualmente se tornou a força dominante no sul do país. Goidel - ou Gael - pode ter se originado como um P-nome celta que a população nativa deu a esses invasores, mas em qualquer caso, eles mesmos adotaram o nome.
Então, como é essa reconstrução da história refletida na LGE? Para começar, se o Cruthin tinha um mito de invasão, não existe nenhum vestígio que permaneça em LGE, que apoie a crença de que a colonização do país tenha sido um longo processo de migração gradual. E a captura dois primeirospovos "cativos" da Irlanda - os de Cessair e Partholon - parece ser em tudo, completamente fantasiosa, sem valor histórico direto.
A tomada seguinte, entretanto, dos Nemedianos, pode muito bem ter sido uma versão mitológica da invasão Bolgic histórica do século quinto ou sexto BC. Essa crença é apoiada por muitos detalhes no texto da LGE, uma discussão do que está além do escopo deste artigo.
As próximas duas empresas também parecem ter uma base histórica. Podemos identificar os Fir Bolg e seus aliados com o Érainn novamente, invadindo o país pela segunda vez, porque seus ancestrais o Nemedianos foram retratados como tendo abandonado o país (que o Érainn histórico provavelmente nunca fez). Os Tuatha Dé Danann podem ser um povo totalmente mítico que foram substituídos pelo Lagin histórico, Domnainn e Gálioin. Tem sido sugerido que este estado de confusão de coisas surgiu porque a invasão Laginian não estava tendo uma verdade, desde o Laginians só conquistou cerca de metade do país. No entanto, a Primeira Batalha de Moytura provavelmente reflete uma vitória histórica do Lagin sobre o Érainn no Condado de Sligo (a localização de dois townlands conhecido como Moytirra Ocidente e Oriente), em virtude do qual o Lagin conquistou a província. A Segunda Batalha de Moytura, no entanto, teria então sido inteiramente fictícia, como a maioria provavelmente foram os Fomorians.
A invasão de Mileto é claramente uma versão semi-lendária da invasão histórica Goidelica. Eber e Eremon (cujos nomes significam simplesmente "irlandês" e "Irlanda", respectivamente), substituíram os líderes históricos da Eoganachta e Connachta respectivamente. No caso de Éber, a alusão pode ser para a Península Ibérica, de onde, sem dúvida, guerreiros de estoque celtibérica vieram e depois emigraram para a Irlanda. O nome de seu pai Míle espane é igualmente derivado do latim Miles Hispaniae ", um soldado da Espanha." O'Rahilly, no entanto, acredita que os invasores Goidelicos da Irlanda vieram o sul-Gália ocidental e não a Iberia. Veja O'Rahilly (1946) para uma discussão mais aprofundada.
O Roll dos Reis, antes da introdução do cristianismo contém muita coisa que é de interesse para os historiadores, mas é muito confuso . Por exemplo, a história de Tuathal Techtmar, que é retratado como um Alto Rei da Irlanda no início do segundo século da era cristã, é tido como sendo uma outra versão da invasão Goidelica, sendo Tuathal Techtmar, na realidade, o antecedente histórico de Eremon. Antecedente real Éber, o Mug Nuadat, seria, então, da mesma forma deslocada. Há também doublets do Bolgic e invasões Laginian nas histórias de dois outros reis, Lugaid mac Daire e Labraid Loingsech. Estes bowdlerisations podem ter sido politicamente motivadas: fornecendo aos povos pré-Gaelic da ilha, com pedigrees voltar a Mil, o Gaels esperava para negar-lhes qualquer reclamação prévia para o país, e assim justificar a conquista irlandesa.
Como mencionado anteriormente, a implantação dos Reis, após a introdução do cristianismo é a parte mais precisa do LGE. Para a maior parte dos casos, esses reis são familiares para nós a partir de outras fontes. Importa também referir que, enquanto os oito primeiros livros da LGE são geralmente considerados como parte do Ciclo Mitológico, os dois últimos livros são adequadamente atribuídos ao Ciclo Histórico.



Interpretation O'Rahilly

The way in which people of Celtic language came into possession of the island of Ireland is still a matter of conjecture. However, four separate invasions or migrations were distinguished by the Celtic scholar TF O'Rahilly (O'Rahilly see historical model, the dates given below are highly doubtful): • Pretanic - From about 700 BC and 500 P-Celtic-speaking people colonized Britain and the continent. There is no real evidence of an organized military invasion, but by the sixth century geographers ancient Greeks knew these islands as "islands Pretanic. In Great Britain were absorbed by later invaders, except in the far north, where they were known by the Romans as the Picts, or painted people. " In Ireland their children - wherever they managed to preserve a degree of culture, if not political, independence - were known as the Cruithne, a form Gaelic or Q-Celtic Priteni, believed to be the original name for themselves. The name "Britain" is probably derived from Priteni. • Belgium or Ernean - The Builg or appellations were several names of other P-Celtic-speaking people who invaded Ireland around 500 BC. They may be linked with the continental Belgae, and the actions that the British people. According to their own traditions, they came to Ireland by Britain. In Irish pseudohistory they appear as the Fir Bolg, a name that has been variously interpreted as "bag men" (Latin arum come Bulg i) or men "belly", although "men-ray" would probably be more accurate . • Laginian - Around 300 BC three closely related tribes arrived in Ireland, known as the Laigin the Domnainn and Gálioin. They are speculated to have been P-Celtic-speaking tribes of Armorica (Brittany). In Ireland, they won the fourth in the Southeast - which became known as Leinster, Leinster or after them - and the west (Connacht). The appellations, however, have remained in control of the north and south. This is, perhaps, as Ireland first came to be divided into four provinces. Some of these tribes also settled in Britain (possibly from Ireland). In southeast Domnainn (Latin: Dumnonii) gave its name to Devon, while the northwest Dumbarton founded the Kingdom of Strathclyde. • Goidelic or Irish - Around 100 BC, a Q-Celtic speakers invaded Ireland, possibly from Aquitaine in southwestern Gaul. They arrived in two separate quotas: the Connachta, which landed at the mouth of the River Boyne and add a fifth province itself (later known as Meath) Tara around between Ulster and Leinster, and Eoganachta that crept in Munster and gradually became the dominant force in the south. Goidel - or Gael - may have originated as a P-Celtic name that the indigenous people gave these invaders, but in any case, they adopted the same name. So how is this reconstruction of history reflected in the LGE? For starters, the Cruithne invasion was a myth, no trace of it remains in LGE, which supports the belief that its colonization of the country was a long process of gradual migration. And the first two "stuck" in Ireland - the proceeds and Partholon - seem to be completely fanciful, no direct historical value at all. The next shot, however, that the Nemedians, may well have been a version mythologised the invasion of Belgium historic fifth or sixth century BC. This belief is supported by many details in the text of LGE, a discussion of what is beyond the scope of this article. The next two companies also seem to have a historical basis. We can identify the Fir Bolg and their allies with the appellations again, invading the country for the second time because their ancestors Nemedians were portrayed as having left the country (the historical appellations probably never did). The Tuatha Dé Danann might be a totally mythical person who has been replaced by Lagin historical Domnainn and Gálioin. It has been suggested that this confused state of affairs arose because the invasion Laginian was not having a true, since the Laginians only won about half of the country. However, the First Battle of Moytura probably reflects a historic victory over the Lagin appellations in County Sligo (the location of two townlands Moytirra known as East and West), under which the Lagin conquered the province. The Second Battle of Moytura, however, it would have been entirely fictitious, as most were probably the Fomorians. The invasion of Miletus is clearly a version of semi-legendary historical Goidelic invasion. Eber and Eremon (whose names mean simply "Irish" and "Ireland", respectively), have replaced the key leaders of Eoganachta and Connacht respectively. In the case of Eber, the allusion may be to the Iberian Peninsula, where, no doubt, stock Celtiberian warriors came and then emigrated to Ireland. The name of his father Míle dust is also derived from the Latin Hispaniae Miles, "a soldier of Spain." [11] O'Rahilly, however, believes that Goidelic invaders of Ireland came from the south-western Gaul and Iberia not. See O'Rahilly (1946) for further discussion. The Roll of the Kings, before the introduction of Christianity contains much that is of interest to historians, but much of it is confusing and bowdlerised. For example, the story of Tuathal Techtmar, who is portrayed as a High King of Ireland early in the second century AD, is thought to be another version of the Goidelic invasion, Tuathal Techtmar is in fact the historical record of Eremon . Antecedent real Eber, the Mug Nuadat, would then be similarly displaced. There are also doublets of Belgium and invasions Laginian the stories of two other kings, Lugaid mac Daire and Labraid Loingsech. These bowdlerisations may have been politically motivated: providing the pre-Gaelic people of the island, with pedigrees back to Mil, the Gaels expected to deny them any claim prior to the country, and thus justify the conquest of Ireland. As mentioned earlier, the deployment of the Kings, after the introduction of Christianity is the most accurate LGE. For most cases, these kings are familiar to us from other sources. It should also be noted that while the first eight books of LGE are generally considered part of the mythological cycle earlier, the last two books are properly allocated to the Historical Cycle.

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