TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O ÚNICO CIÚME DE EMER - Tradução

O ÚNICO CIÚME DE EMER

UM CONTO DE EARLY IRLANDA

A cada ano o Ulaid realizava uma assembléia: eram três dias antes de Samuin e três dias após Samuin e no próprio Samuin. Eles se reuniam no Muirthemni Mag, e durante esses sete dias não faziam nada além de reuniões, de jogos, diversões e entretenimentos e de comerem em banquetes. É por isso que os dois Terços de Samuin são como são hoje.
Assim, foram montados pelo Ulaid Muirthemni Mag. Agora, a razão pela qual eles se reuniam em todos os Samuin era para dar a cada guerreiro uma oportunidade para se vangloriarem de sua valentia e exibir seus triunfos. Os Guerreiros colocavam a língua daqueles que haviam matado em suas bolsas - alguns jogavam línguas de gado para aumentar os contos - e em seguida, na Assembléia, cada homem falava um de cada vez e se gabavam de seus triunfos. Eles falavam sobre as suas espadas em suas coxas, espadas que se voltavam contra qualquer pessoa que jurasse falsamente.
Agora havia vindo a esta assembléia especial, a cada homem, mais dois: Conall Cernach e o filho de Fergus Roech. '“Vamos a assembléia será Convocada”, disse o Ulaid. Cú Chulaind, porém protestou, dizendo: ”Não até Conall e Fergus virem“, era para promover Conall seu irmão adotivo e Fergus, seu pai adotivo. Senchae disse assim: ”Vamos jogar fidchell [semelhante ao xadrez] temos a recitar poetas e a executarem os acrobatas”.
Enquanto estavam nessas diversões, no lago um bando de pássaros assenta e não em rebanho, e um que era mais bonito em Ériu. As mulheres ficaram muito animadas sobre estas aves e começaram a argumentar sobre quem Deveria tê-los. Mugain, a mulher de Conchubar [disse ao Rei]: “Eu desejo um pássaro em cada ombro”, como as outras mulheres responderam “Nós todas queremos isso também”. Mas Emer, esposa de Cu chulaind disse ”Se alguém os deveria ter, seria eu”. O Que devemos fazer? "Perguntaram as mulheres. "É fácil", disse Lebarcham, uma filha de OA e ADARC. "Eu irei e pedirei a Cú Chulaind”.
Então, Ela foi para Cú Chulaind, e disse: "As mulheres desejam essas aves de você." Mas ele pegou sua espada para jogar contra ela, dizendo: "Não tinha o Ulaid nada de melhor para nós do que caçar as suas aves?“ “Na verdade, ele tem você não deveria estar zangado com ele”, respondeu Lebarcham”, pois vocês são a causa de seu terceiro defeito."
As Mulheres Ulaid sofriam de três lesões: toda mulher que amava Conall tinha um pescoço torto: toda mulher que amava Cúscraid Mend Machae Filho de Conchubar gaguejava, e cada mulher que amava Cú Chulaind cego de um olho possuia essa sua semelhança.
Era dom de Cú Chulaind, quando ele estava irritado, poder retirar um olho para sua cabeça que uma garça não poderia alcançá-lo, mas o outro olho poderia sobressair ao máximo até que fosse tão grande como um caldeirão para um bezerro de ano.
“Traga-nos o carro, LOEG”, disse Cú Chulaind. LOEG fez isso, e Cu Chulaind saltou para o carro, e ele capturou as aves com um impressionante golpe de sua espada que garras e asas flutuavam sobre a água. Em seguida, ele retornou com os pássaros e distribuiu-os de forma que cada mulher tivesse um par – salvo uma mulher Emer. Quando ele chegou à sua esposa, ele disse 'você está com raiva. "Eu não estou", respondeu ela" pois foi por mim que as aves foram distribuídas. Você fez o certo para cada uma daquelas mulheres que você ama ou se lhes dá uma parte de seu amor, mas eu compartilho meu amor com você sozinho. "Então, não pode ficar com raiva", disse Cú Chulaind. "Quando as aves vierem para Mag Muirthemni ou o Boand, você terá o mais bonito par”. Pouco tempo depois, viram que sobrevoam o lago dois pássaros acoplados por uma corrente de ouro vermelho; esses pássaros cantavam pouco, e adormeceram em cima do anfitrião Cú Chulaind que levantou para ir atrás deles, mas Emer disse: 'Se você me ouvir, você não vai para as aves pois possuem algum tipo de poder. Outras aves podem ser capturadas por mim. "Eu estou susceptível de ser negado? Respondeu Cú Chulaind. ', Loeg Coloque uma pedra em minha funda. “LOEG e Cu Chulaind foram rápido nas aves, mas ele perdeu.” Ai de mim! ““, Disse. Ele lançou uma segunda Pedra e Perdeu também com isso. "Agora estou condenado", disse ele, "pois desde o primeiro dia em que peguei em armas que eu nunca perdi o meu objetivo." Ele atirou um dardo, mas apenas perfurou a asa de um pássaro. As Criaturas, em seguida, voaram ao longo da água.
.Cú Chulaind caminhou até eles se sentou com as costas contra uma pedra, ele estava com raiva, mas depois o sono o venceu. Enquanto dormia, teve uma visão de duas mulheres: uma usava um manto verde e a outra num manto vermelho dobrado de cinco vezes, e a em verde sorriu para ele e começou uma espancá-lo com um chicote. A outra mulher, que veio mais tarde então também sorriu, e golpeou-o da mesma forma, e elas bateram no inimigo por um longo tempo enquanto houvesse um pouco de vida nele. Então elas o deixaram.
.O Ulaid percebeu o estado em que ele estava, e tentou acordá-lo. Mas Fergus disse 'Não! “Não o perturbe - é uma visão”. Então Cú Chulaind acordou. "Quem fez isso com você? "Perguntou o Ulaid, mas ele foi Incapaz de falar. Ele foi levado ao seu leito em um Brecc Tete, e ficou ali um ano sem falar com ninguém.
No final daquele ano, pouco antes do Samuin Ulaid, estavam reunidos em torno da casa de Cu Chulaind: Fergus na parede, Conall Cernach no bedrail, Lugaid Réoderg no travesseiro e Emer a seus pés e, como eles estavam assim, um homem entrou na casa e sentou-se ao pé da cama. "O que o traz aqui?" Perguntou Conall Cernach. 'Não é isso difícil. Se este homem estivesse saudável, ele iria garantir a minha segurança aqui, e, uma vez que ele está ferido e fraco, sua segurança é ainda muito mais forte, e eu temo qualquer um de vocês, mas foi para falar com ele que eu vim. "não tenham medo", disse o Ulaid.
Então o homem levantou-se e recitou estes versos; Cú Chulaind, doente como você está, esperando não haverá ajuda. Se Fossem vocês, ele iria curá-los, com as Filhas de AED Abrat. De pé à direita do Labraid Lúathlám, não Crúaich Mag, mas Fand Lí disse a Ban 'que manifestou seu desejo de se deitar com Cu Chulaind: “Lá no Muirthemni Mag nenhum infortúnio do Sul lhe irá suceder neste Samuin. Como você está doente, enviarei Lí Ban para você, Cu Chulaind."
'Quem é você? "O Ulaid perguntou." Eu sou Oengus filho de AED Abrat, 'disse o homem, e depois que ele saiu, o Ulaid nem sabia de onde veio nem para onde ele tinha ido. Mas Cú Chulaind Sentou-se e falou. "Já era tempo", disse o Ulaid. "Diga-nos o que aconteceu com você." Eu tive uma visão ano passado, na Samuin, 'Cu Chulaind respondeu, e contou o que tinha visto. "E agora, Conchubar?", ele perguntou. "Você DEVE retornar a essa mesma pedra", respondeu Conchubar.
Cú Chulaind em seguida saiu, caminhou até chegar à pedra, e lá ele viu uma mulher do manto verde. 'Isso é bom, Cu Chulaind ", disse ela." Não foi bom para mim a viagem aqui no ano passado ", ele respondeu." Não foi para prejudicá-lo que nós viemos, mas procurar sua amizade. Na verdade, eu vim para falar com você de Fand, uma filha de AED Abrat: Manandán Filho de Ler deixou, e ela já deu o seu amor a você. Meu nome é Li Ban, e eu trago uma mensagem do meu marido, Labraid ar Lúathlám Cladeb: ele enviará uma Fand a Você em troca de um Dia de Luta contra Senach Síaborthe e Iuil Echu e Indber Eogan. "Na verdade, eu não sou digno para lutar contra os homens de hoje", respondeu Cú Chulaind ". Isso foi logo corrigido: você será curado e sua força total será restaurada. "Onde é este lugar?" No Mag Mell. Agora devo voltar ", disse Li Ban." LOEG vai com você para visitar a sua terra", disse Cú Chulaind. "Que ele venha, então," disse Li Ban Hue.
E Lí Ban e LOEG então foram ver Fand. Quando eles chegaram, Lí Ban segurou LOEG pelo ombro e disse: 'Não deixe este lugar hoje, LOEG, salvo sob a proteção de uma mulher. "Ser protegido por mulheres não é exatamente o meu costume", respondeu LOEG. "Uma pena que Cú Chulaind não esteja aqui agora", lamentou-se Li Ban. 'Eu também preferia que ele estivesse aqui. "Disse LOEG.
Passaram, então, em frente a uma ilha, e no seu lado oposto viram um barco de bronze que atravessava o Lago vindo na direção deles. Eles entraram no barco e atravessaram para a ilha, lá, eles encontraram uma porta, e apareceu um homem. Lí Ban perguntou ao homem: Onde está Labraid ar Lúathlám Cladeb, chefe das tropas da vitória, uma vitória acima de um carro estável, o que avermelha pontas de lança com o sangue? O homem respondeu-lhe, dizendo: Labraid é feroz e vigoroso, ele não vai ser lento, ele vai ter muitos seguidores. Um Exército está sendo agrupado, se Fidgai Mag está lotado, haverá grande matança. Eles entraram na casa, então, e viram três sofás e três mulheres de cinqüenta anos deitadas neles. Todas Essas mulheres saudaram LOEG, dizendo: "Boas vindas, LOEG, para a mulher com quem você veio, pelo bem do homem por quem você veio, e pelo seu próprio bem. "Li Ban pediu" Bem, LOEG você vai falar com Fand? "Eu quero, desde que eu saiba onde estamos." Não que é difícil - Estamos em uma câmara à parte. "Eles foram falar com Fand, e ela acolheu-os da mesma forma. Fand era uma filha de AED Abrat, o do fogo dos cílios, isto é, pupila dos olhos de fogo. Fand é uma lágrima que cobre o olho, e ela era assim chamada por sua beleza e pureza, pois não havia como ela em qualquer lugar do mundo.
Enquanto estiveram lá, eles ouviram o som do carro de Labraid vindo para a ilha, e Li Ban disse que "hoje Labraid está irritado. Vamos conversar com ele." Eles foram lá fora, e Li congratulou-se com Labraid Ban, dizendo: Bem-vindo Labraid ar Lúathlám Cladeb! Herdeiro de tropas rápidas de Lanceiros, ele fere escudos, Lanças dispersa, fere órgãos, mata homens livres, vê o abate. Mais bonito do que as mulheres, ele destrói os anfitriões e tesouros espalha. Assaltante de uma banda de Guerreiros, bem-vindo!
Como Labraid ainda permanecesse em silêncio, Lí Ban recitou outro poema: Bem-vindo, Labraid Lúathlám em Cladeb! Mais Guerreiro do que os jovens, mais orgulhoso do que caciques, ele destrói os adversários valentes, batalhões de combate, peneira os jovens guerreiros, levanta os fracos, aos fortes Estabelece baixa. Bem-vindo Labraid! "O que você diz não é bom, mulher", respondeu Labraid, e ele recitou este poema: Eu não sou nem orgulhoso, nem arrogante, mulher, nem é o meu objetivo excesso de arrogância. Nós vamos para uma batalha com lanças feroz em toda parte, operam em nossas mãos direitas espadas vermelhas jogadas ardentes contra uma multidão de Echu Iuil. Não há orgulho em mim. Eu não sou nem orgulhoso, nem arrogante, mulher.
Não se Zangue, então, "disse Li Ban," dirigindo-se para o cocheiro de Cú Chulaind, LOEG, está aqui com uma mensagem que Cu Chulaind trará um anfitrião. Labraid cumprimentou dizendo o cocheiro,: 'Bem-vindo, LOEG, pela mulher com quem você veio e pelo o bem de todos, pelos quais você está vindo. Vá para casa agora, e Li Ban e as mulheres irão segui-lo. "
LOEG voltou a Emuin, então, e relatou sua aventura para Cú Chulaind e a todos os outros. Cú Chulaind então sentou na cama e passando a mão sobre o rosto, claramente ele falou para LOEG, que a notícia que o cocheiro lhe havia trazido tinha fortalecido seus espíritos. Cú Chulaind disse a LOEG 'Vá agora para e diga a Emer que e as mulheres que vieram do lado oposto me destruiram, diga a ela que estou consertando e vou deixá-las entrar e visitar-me. "Mas LOEG recitou este poema para reforçar Cú Chulaind:
Grande loucura para um guerreiro se encontrar sob o feitiço de uma doença prolongada, o que mostra que a mente, das pessoas de Tenmag Trogagi, lhe obrigaram, e lhe torturaram, e lhe destruiram, para possuir uma mulher devassa. Despertai! Então o escárnio da mulher vai se quebrar e sua valentia gloriosa brilhará entre os velhos guerreiros e campeões, e você vai se recuperar totalmente e tomará medidas para uma ação e realizará feitos gloriosos. Quando o chamarem os filhos de Labraid, ó homem belicoso, levante que a sua ascensão pode ser grande.
LOEG passou então por Emer e disse-lhe do estado de Cú Chulaind. 'Má sorte para você, "ela disse, Por que você visitou o lado oposto e não trouxe de volta a cura para o seu senhor. Vergonha para Ulaid por não tentar curá-lo. Se fossem Consumidos Conchubar, ou Fergus vencido pelo sono, ou Cernach Conall previsto baixa com feridas, Cu Chulaind iria ajudá-los. "E ela recitou este poema:
Ai de mim, filho de Ríangabur, que visitou o lado e voltou sem nenhuma cura para o filho do espectro de Deichtine. Vergonha para o Ulaid, que com sua generosidade recebeu os pais adotivos e promoveu os irmãos de leite, não procurar no mundo das trevas ajuda para seu amigo Cú Chulaind.
Se Fergus tivesse afundado no sono, e só a arte de um druida poderia curá-lo, o filho de Deichtine não descansaria até que o druida tivesse feito o seu exame.
Se Lóegure Buadach fôsse confrontado com um enorme perigo, Cú iria procurar nos prados de Eriu curar o filho do filho de Connad Iliu. Se fosse Celtchair de engano aquele a dormir e desperdiçar tempo tinha chegado Sétatae a estar rodando dia e noite através do lado. Hospedeiros do Sid Truim, dispersos os seus grandes feitos, porque desde o sono do lateral o agarrou, seus cães de caça superam mais. Ai de mim! Sua doença me toca, Cão do Ferreiro de Conchubar; meu coração e mente estão incomodados - Eu quero saber se eu poderia curá-lo. Ai de mim! Sangue do meu coração, perdendo para o cavaleiro da Planície, a menos que ele venha aqui para a montagem de Mag Muirthemni. Ele não vem de Emuin - um fantasma nos abandonou. Minha voz é fraca e muda porque ele está em um estado de mal epilético. Um mês e uma estação e um ano sem juntos dormir, sem ouvir um homem de fala agradável, filho de Ríangabur. Depois disso Emer foi visitar Cú Chulaind em Emuin, ela se sentou na cama e disse: Que vergonha "para você, encontrando-se lá para o amor de uma mulher - por muito tempo deitado vai fazê-lo doente." Então, ela recitou este poema: Levanta-te, guerreiro da Ulaid! Acorde do sono saudável e feliz! Atenda o Rei de Emuin no início da manhã – não se entregue ao sono Excessivo. Veja o cristal completando no ombro, veja seus chifres bebendo esplendor, veja seus carros atravessando o vale, veja suas fileiras de peças de fidchell. Veja vigorosos seus campeões, veja suas mulheres altas e gentis, veja seus reis – correndo grande perigo veja suas rainhas. Veja o brilhante início do inverno, por sua vez, veja cada maravilha, veja depois para que serve, sua frieza, obscuridade e distância. Resíduo de sono pesado não é bom; cansaço seguido de opressão. Sono longo é um projetil adicionado à saciedade; fraqueza leva à proximidade da morte. Jogue fora o sono, a paz que se segue a bebida, jogue-o fora com grande energia. Muitas palavras gentis vos amaram. Levanta-te, guerreiro da Ulaid! Cú Chulaind subiu, então, e passou a mão sobre o rosto e jogou fora toda a lentidão e cansaço, ele se levantou e foi para Airbe Rofir. Lá ele viu Lí Ban se aproximando, ela falou com ele e Convidou-o para o SID. "Onde vai parar Labraid?", Ele perguntou. '“Não que é difícil”, respondeu ela: Labraid mora em um lago claro freqüentado por soldados das mulheres. Se você decidir encontrá-lo, você não vai se arrepender da sua visita.
Há uma redução drástica de centenas de mãos direita -, ela diz que você conhece. Tal como acontece com a linda cor violeta no rosto.Maior fama do que dos Jovens Guerreiros: ele invadiu a terra de Echu Iuil. Cabelos como fios de ouro, e o seu hálito cheira a vinho. Mais maravilhoso dos homens, ele inicia batalhas ferozes; ele está nas fronteiras distantes. Barcos e cavalos de corrida do passado da ilha onde mora Labraid. Um homem de muitas ações em todo o mar: Labraid ar Lúathlám Cladeb. Sem brigas perturba o seu domínio - o sono de uma multidão prevalece. Cabeçadas de ouro vermelho para seus cavalos, e nada mais que isso: pilares de cristal e prata. Essa é a casa onde ele mora. Mas Cú Chulaind respondeu: "Eu não vou a convite de uma mulher." LOEG então vamos entrar e ver tudo”, disse Li Ban. LOEG acompanhou Lí Ban, então. Eles foram para Mag Lúada e Uma Buada Bile, mais Nemna e Oenach em Oenach Fidgai, e lá encontraram Abrat Aed e suas filhas. LOEG cumprimentou Fand, perguntando 'Por que Cú Chulaind mesmo não veio? "Ele não viria a um convite de uma mulher, nem até que ele soubesse de quem era que o convite veio." Era de mim”, disse Fand. 'Agora volta a ele de uma vez, como a batalha é hoje." LOEG retornou ao Cú Chulaind, então, e Cu Chulaind lhe perguntou: 'Como é que olha, LOEG? LOEG Respondeu "é tempo de ir para a batalha, vai ser hoje. "Então ele recitou este poema: Cheguei a encontrar um magnífico esporte, um lugar maravilhoso, apesar de tudo o que era habitual. Cheguei a um monte, atraindo dezenas de empresas, entre as quais eu encontrei Labraid dos cabelos compridos. Encontrei-o sentado no monte, com Milhares de armas; cabelo amarelo bonito que ele tinha, amarrados para trás com uma maçã de ouro. Ele me reconheceu então, pelos meus cinco dobrados mantos vermelho. Ele me disse: 'Você pode vir comigo para encontrar a casa de Failbe? Há dois reis na casa; Failbe e Labraid; encontrei uma grande multidão na casa de um, três de cinqüenta homens para cada rei. Na porta de entrada oeste, onde o sol se põe, uma manada de cavalos cinzentos, suas crinas brilhantes, e uma manada de cavalos castanhos. Na porta a Leste, três árvores de cristal brilhantes, de onde um bando de pássaros chamam suaves as crianças de Forte Real. Uma árvore na porta de entrada para o tribunal, em harmonia, uma árvore de prata, diante o pôr do sol, seu brilho é como uma de ouro. Há Três árvores com coroas em cujo pé estão os não participantes. Cada árvore produz frutos maduros para Trezentos homens. Há no SID um bem de três anos com Cinquenta a fazer brilhantemente mantos coloridos, em um radiante ouro no canto de cada manto. Um barril de Hidromel intoxicante estava sendo Distribuído para as famílias. E lá, no entanto, seu estado é imutável - está sempre cheio. Há também muita coisa na casa uma mulher que se destaca entre as mulheres de Eriu: ela aparece com cabelos loiros e de grande beleza e encanto. Inigualável e admirável sua conversa com todos, e os corações de todos os homens, rompem com amor e carinho para com ela. 'Essa mulher disse, então,' Quem é esse rapaz que não reconheço? Venha aqui a qualquer tempo, se você é, o servo do homem de Muirthemne. Eu fui muito lentamente, temendo pela minha honra. Ela me disse: 'Será que ele vem para nós, o excelente filho único de Deichtine? Se eu possuísse toda Eriu e a realeza do jovem Brega, Eu daria tudo, algum mau negócio, para viver no lugar que eu visitei. "Bom isso", disse Cú Chulaind. "Bom, na verdade,você deve ir , pois tudo é bom nessa terra", disse LOEG. E ele falou sobre as Delícias do SID: Eu vi uma brilhante e nobre terra onde nem uma mentira nem uma falsidade são faladas. Lá mora um rei que avermelha tropas: Labraid Lúathlám na Cladeb. Atravessando Lúada Mag, Buada tinha mostrado mau humor; Peguei no Mag Denda um par de cobras de duas cabeças. Enquanto estávamos juntos, Lí Ban disse para mim "Um milagre caro seria se você fosse Cú Chulaind e não você." Eu já vi a doce festa das mulheres, vi suas filhas. Eu vi jovens nobres atravessando a cordilheira arborizada. Eu vi uma colina onde ficava a bela Eithne Ingubai [Emer], mas a mulher que eu falo agora seria de privar as tropas de seus sentidos. Cú Chulaind foi para esta terra, então, ele teve seu carro, e chegaram à ilha. Labraid congratulou-se com ele, e todas as mulheres congratularam-se com ele, e deu-lhe Fand uma recepção especial. 'E agora? "Perguntou Cú Chulaind. Labraid respondeu" Não que é difícil - Vamos dar uma volta de reconhecimento montados juntos. "Eles saíram e encontraram então o hóspede inimigo à espera e lhe tocaram o olhar parecia interminável." Vá agora, "Cú Chulaind disse Labraid, de forma desajeitada a esquerda Labraid, mas Chulaind Cú ficou com o Anfitrião. Dois Corvos druidicos anunciaram presença de Cú Chulain, o Anfitrião percebeu isso e disse: "Sem dúvida, Os Corvos estão anunciando uma Frenética de Eriu." E o Anfitrião Caçados para baixo até que não havia lugar para os pássaros na Terra. Certa madrugada, Echu Iuil foi lavar as mãos em uma fonte; Cú Chulaind espiando o ombro do homem através de uma abertura em seu manto lançou uma lança através dele. Trinta e três do Exército foram mortos por Cú Chulaind. Finalmente, Senach Siaborthe atacou, e travaram antes uma grande batalha Cú Chulaind o matou. Labraid veio, então, ele encaminhou todo o Exército, pediu a Cú Chulaind para desistir da matança, mas LOEG disse: "Temo o homem que irá transformar sua ira contra nós, pois ele ainda não teve seu preenchimento de luta. Tem três cubas de água fria trouxe, que a raiva pode ser extinta. "A primeira que Cú Chulaind entrou transbordou, e a segunda ficou tão quente que ninguém podia suportá-lo, mas a terceira cresceu apenas moderadamente quente. Lí Ban saudou-o, então, com este poema: Bem-vindo, Cu Chulaind, promover o javali, chefe de Grandes Mag Muirthemni. Grande espírito, para a honra da batalha vitorioso-campeão, o coração dos heróis, sabedoria da Pedra forte, vermelho de raiva, pronto para o jogo "justo" dos inimigos, um dos valorosos guerreiros da Ulaid. Seu brilho bonito para fazer Brilhantes o Olhar das mulheres. Bem-vindo, Cu Chulaind! Então, Cu Chulaind dormiu com Fand, e ele ficou com ela por um mês. Quando ele despediu-se dela, ela disse-lhe: «Onde vamos nos encontrar? "Eles decidiram Ibor Cind Tráchta. Isto foi dito a Emer, e ela preparou as facas para matar Fand. Cinqüenta mulheres Acompanharam Emer para o local da reunião. Cú Chulaind e LOEG estavam jogando fidchell e não notaram o avanço das mulheres, mas Fand notou, e ela disse para LOEG "Olha o que eu estou vendo. " O que é isso?, "Perguntou LOEG. E olhou para trás.Fand então disse: Loeg olhe para trás é uma tropa de de mulheres capazes inteligente, com facas brilhantes afiadas em suas mãos direitas e ouro em seus peitos. Quando os guerreiros vão para seus carros de combate, uma forma equilibrada será visto: Emer filha de Forgall em uma nova roupagem. 'Não tenhais medo', respondeu Chulaind Cú”, pois ela não chegará em todos. Suba no meu potente carro de combate, pois com sede ensolarada, eu vou te proteger de todas as mulheres e de Eriu, nos quatro trimestres pois, embora a filha de Forgall possa se vangloriar de suas companheiras e sobre seus atos poderosos, ela não é susceptível de desafiar-me. "Ele a Emer, então," Eu evito a mulher, como todo homem evita aquela quem ama. Eu não vou jogar uma lança seu Disco rígido, descuidado e com mão Trêmula , nem que você me ameace pela raiva contida na sua frágil e fraca faca fina, a força das mulheres é insuficiente para requerer minha energia. “'Por que, então, Cu Chulaind, você desonrou-me ante todas as mulheres da província e as pessoas de posição e as mulheres de Eriu ? "Perguntou Emer." Sob sua proteção eu vim, sob o grande poder de sua garantia, é o orgulho de conflitos poderosos que o faz arrogante, talvez sua tentativa de me deixar, rapaz, apesar de você tentar.” 'Emer, por que você não me permite responder a esta mulher?, respondeu Cú Chulaind.” Ela É pura e modesta, inteligente e justa e digna de um rei. Uma visão do que é bonito nas ondas do mar grande tided, com beleza e seu shapeliness e sua nobre família, seus bordados e trabalhos manuais, seu bom senso e firmeza e prudência, sua abundância de cavalos e rebanhos de gado. Tudo o que você pode prometer, não há nada debaixo do céu, quebseu marido poderia desejar que ela não fizesse. Nem você vai encontrar um belo campeão de combate marcado de cicatrizes, vitorioso Igual a mim. ““ Talvez essa mulher que você escolheu não seja melhor do que eu", respondeu Emer. 'Mas o que é vermelho é bonito, o que é novo é brilhante, o que é alto é justo, o que é familiar é obsoleto. O desconhecido é honrado, o mais conhecido é negligenciado - até que tudo seja conhecido. Lad, vivíamos juntos em harmonia uma vez, e nós Poderíamos fazê-lo novamente eu ainda satisfaria você '. Cú Chulaind com isso tornou-se melancólico, e ele disse: "Por minha palavra, me faça o favor, e a você, também enquanto você viver." Deixe-me, então, "disse Fand”.” É melhor me deixar”, Emer disse. 'Não, eu Deveria ser deixada ", disse Fand", pois eu é que estava ameaçada agora. "E ela começou uma lamentar e chorar, por ter Sido abandonada foi vergonhoso para ela, ela foi para sua casa, e do grande amor ela deu Cú Chulaind conturbada, e ela recitou este poema: Vou continuar a minha viagem que eu prefiro a minha grande aventura, aqui, quem poderia encontrar a sua grande fama, eu preferiria Permanecer com Cú Chulaind. Prefiro ficar aqui - que eu concedo de bom grado - para que ir, pode surpreendê-lo aprender, ao sol da Casa de AED Abrat. Emer, o homem é seu, boa mulher e você pode Desfrutar dele. O que a minha mão não é Possível Obter devo desejo ainda. Muitos homens me procuraram, tanto de forma aberta e em segredo, mas eu nunca fui ao encontro deles, pois eu estava de pé. Infelizmente ela lhe dá seu amor, se ele não toma conhecimento dela; melhor colocar esses pensamentos de lado a menos que ela seja amada como ela ama. Cinqüenta mulheres vieram aqui com Emer do cabelo amarelo, para cair sobre Fand - uma má idéia - e matá-la em sua miséria. Quando Manandán soube que Fand e as mulheres Ulaid estavam em perigo de morte e que ela estava sendo abandonada por Cú Chulaind, ele veio à Oeste atrás dela, mas diante dela só Fand podia vê-lo. Quando ela o percebeu, Fand sentiu profundo pesar e tristeza, e ela recitou este poema: Ver o filho guerreiro de Ler nas Planícies de Eogan Indber: Manandán, senhor do mundo - uma vez eu fui cara. Então, eu teria chorado, mas o meu espírito orgulhoso não ama agora - O Amor é uma coisa inútil que vagueia de forma imprudente e insensata. Quando Manandán e eu moravamos na casa ao sol Dún Indber, nós dois pensamos que provavelmente nunca teríamos nos separado. Quando Manandán justo se casou comigo, eu era uma mulher boa: ele nunca ganhou de mim o jogo ímpar de fidchell. Quando Manandán justo se casou comigo, eu era uma mulher boa: uma pulseira de ouro que ele me deu, o preço de me fazer corar. Fora sobre a saúde eu tinha cinqüenta mulheres bonitas, e eu dei-lhe cinqüenta homens, para além das cinqüenta mulheres. Duzentos e nenhum erro, o povo de nossa casa: Cem homens fortes e saudáveis, equitativos, com mulheres Prósperas. Do outro lado do oceano eu vejo (e quem não o faz não é bobo), o cavaleiro do mar de espuma, quem não segue os navios de longe. Algo de Seu passado nós temos mantido, mas em volta podemos perceber, que sua visão penetrante engrandece qualquer hóspede, apesar de ser distante. Essa visão aguçada seria útil para mim, para o sentido das mulheres são tolas: a quem eu tanto amava completamente me colocou em perigo aqui. Adeus a você, caro Cú! Deixo-vos com a cabeça erguida. Eu desejo que eu não tivesse vindo - cada regra é boa até que seja quebrada. Tempo para me expor, agora - há alguém que acha isso difícil. Meu sofrimento é grande, ó LOEG, ó filho de Ríangabur. Eu vou com meu marido, agora, por que ele não vai me negar. Para que você não dizer que deixei em segredo, agora olhe se quiser. Fand após Definir Manandán, então, ele a cumprimentou e disse 'Bem, mulher, você espera por Cú Chulaind ou você vai comigo? "Por minha palavra, há um homem que eu preferiria como marido. Mas é com você eu vou, eu não vou esperar Cu Chulaind, pois ele me traiu. Outra coisa faz de você uma pessoa boa, você não tem nenhuma outra rainha digna, mas Cú Chulaind não.” Quando Cú Chulaind percebeu que Fand estava saindo com Manandán, perguntou a LOEG "O que é isso?" Não que é difícil - Fand está indo embora com Manandán Filho de Ler, para ela não é favor. "Diante disso, Cu Chulaind deu três altos saltos altos e Três Saltos para Sul, em direção Lúachair, ele ficou um bom tempo nas montanhas, sem água ou comida, dormindo cada noite em Slige Midlúachra. Emer foi a Concubur em Emuin e disse-lhe do Estado de Cú Chulaind, e Conchubur ordenou aos artesãos, poetas e druidas do Ulaid a encontrarem Cú Chulaind segurá-lo e trazê-lo de volta. Cú Chulaind tentou matar um artesão, mas os druidas cantaram feitiços sobre ele até que suas mãos e pés estivessem amarrados e ele recobrasse os seus sentidos. Ele pediu uma bebida, o Druida trouxe-lhe um drink de esquecimento, e, quando ele bebeu isso, esqueceu Fand e tudo o que tinha feito. Depois Emer não estava melhor, trouxeram-lhe uma bebida que ela poderia esquecer seu ciúme. Além disso, Manandán sacudiu a capa entre Cú Chulaind e Fand, para que eles nunca podessem se encontrar novamente.

Nota: Manandán Filho de Ler era um deus do mar, Fand sua ex-mulher: o lado, ou Sidhe, eram espíritos. Um SID é um montículo de enterro. Cú Chulaind [Hound of Culainn] e Emer eram mortais.

Alguns versos foram omitidos para produzir um texto mais condensado.

A tradução é nossa e você pode sugerir uma tradução melhor através do e-mail

hyllannavv@gmail.com



O CRIME DE LESA-MAJESTADE

Guerra entre o reino de Connauqht e o do UIster.
Cuchulainn, tendo ido até a fronteira, é ferido na
batalha. Ele envia seu fiel Sualtam em seu próprio cavalo, o
Liath Macha, prevenir o Rei Conchobar de que
o inimigo invade o UIster.
Sualtam chega à procura de Emain (a capital) e grita:
— Matam-se os homens, levam-se as mulheres,
carregam-se as vacas, ó homens de UIster! . . .

Ninguém lhe responde. Ele corre ao pé das paredes
do palácio e renova seu apelo. Reina o silêncio.
Então Liath Macha entra a galope na fortaleza e pára no pátio, onde
Sualtam grita a plenos pulmões:
— Matam-se os homens, levam-se as mulheres,
carregam-se as vacas, ó habitantes do UIster! . . .
Então o druida Cathbad adianta-se e diz:
— Quem é que mata os homens? Quem leva as mu-
lheres? Quem carrega as vacas?
O rei aparece nesse instante atrás dele e Sualtam
responde:
— Os que vos esbulham são o Rei Aillil e a Rainha
Maeve. E Cuchulainn está sozinho contra quatro das cinco
províncias da Irlanda!
— Cuchulainn merece três vezes a morte por ter fal-
tado a seu rei — respondeu Cathbad,
— É bem verdade — comentou Conchobar.
— É verdade — ecoaram em coro todos que lá se
achavam.
Pois a regra era esta: era proibido aos habitantes do
UIster falar antes do rei, assim como era proibido ao rei
falar antes de seu druida.

Segundo o Táin Bó Cúainge

A CARRUAGEM FANTASMA DE CU CHULAINN - Tradução (GOOGLE)

Patrick foi a Tam para fazer cessar a crença sobre o rei de Erin, que é, Loegaire, filho de Niall, que foi rei de Erin, no momento, pois ele não iria acreditar no Senhor, embora tivesse sido pregado a ele.

Loegaire disse a Patrick: "De maneira nenhuma eu vou acreditar em ti, nem mesmo em Deus, até clamares Cu Chulainn em toda a sua dignidade, como ele é registrado nas histórias antigas, que eu possa vê-lo, e que possa dirigi-lo a minha presença aqui, depois eu vou acreditar em ti.”

"Mesmo que esta coisa seja possível para Deus", disse Patrick.

Então veio um mensageiro de Deus para Patrick, e ele disse a Patrick que Loegaire deverá permanecer até o dia seguinte no cais do rath da TAM, e que Cu Chulainn apareceria lá.

Após o aparecimento de Cu Chulainn a ele em seu carro, Loegaire foi conversar com Patrick. Patrick disse a Loegaire:

"Algo realmente te apareceu?"

"Algo de fato apareceu para mim", disse Loegaire, "mas eu não tenho poder de relacioná-lo, a menos que tu queira assinar e consagrar minha boca."

"Eu não vou assinar a tua boca", disse Patrick, "até que eu tenho a minha procura. Vou, no entanto, fazer um sinal no ar para o que sai da tua boca, possa descrever a aparição e que foi mostrado para ti".

"Como eu estava indo", disse Loegaire, sobre a inclinação do Carro para o Morro do Fairy-montículo da Planície, no Planalto da Assembléia da planície de Mac Oc, eu senti o vento frio, como uma lança de duplo-farpado. Foi muito difícil segurar o cabelo em nossas cabeças, e através de nós para chegar à terra. Eu perguntei a Benen o sentido do vento. Benen me disse: “Esse é o sino de vento, após a sua abertura, antes de Cu Chulainn. "Vimos então o forte nevoeiro que caiu sobre nós. Perguntei também de Benen o significado do forte nevoeiro. Benen disse que a neblina era a respiração dos homens e dos cavalos que estavam atravessando a planície antes de mim.

"Então vimos um grande bando de corvos no alto acima de nós. O país estava cheio de pássaros, e na altura que chegaram as nuvens do céu. Eu perguntei de Benen sobre estes e ele disse que torrões foram levantados pelos cascos dos cavalos que estavam atrelados ao carro Cu Chulainn. Depois facilmente vimos as formas dos cavalos através da névoa, e dos homens no carro; um cocheiro no alto por trás deles, um espírito-chefe; cavalos que montou pelos caminhos.

"Eu observei após esta os dois cavalos, igual em tamanho e beleza foram eles, e só ao contrário da forma e cor, em rapidez, em simetria, em ação, igual. Gerais foram os cascos e largo das costas; em cores bonitas, em altura, em veemência, notável. Suas cabeças eram pequenas: grandes lábios, olhos brilhantes. Vermelho de peito, elegante e bem construído, eles renderam prontamente ao jugo, eles chamaram a atenção pela eminente dignidade dos seus movimentos, suas crinas e rabos pendiam em cachos.

"Por trás de um carro emparelhado o nível espaçado. Abaixo dele, duas rodas de preto sólidas; acima dele, dois simétricos, rédeas sobreposição, a sua empresa de poços e reta como espadas; as rédeas enfeitadas e flexíveis, a prata, o pólo branca com uma verga de bronze branco; o jugo, firme, sulcadas, e feito de ouro, o capô, púrpura, os acessórios, o verde.

"Dentro do carro de um guerreiro era visível. Seu cabelo era grosso e preto, e liso, como se uma vaca tinha lambido ele. Em sua cabeça seus olhos brilhavam rápidos e cinza. Sobre ele foi arremessado uma túnica de púrpuro-azulados, as suas fronteiras laçadas ouro branco. Foi apertada com um broche de ouro vermelho sobre o peito, que flutuava ao longo de cada um de seus dois ombros. Um manto branco de capuz penduradas sobre ele com uma borda de vermelho flamejante. Uma espada com um punho de ouro situada em um resto de suas duas coxas e na mão uma lança gama de cinza em um eixo de cinzas selvagens. Ao lado dele estava um dardo afiado venenoso. Sobre os ombros, ele usava um escudo roxo, rodeada de um círculo mesmo de prata, que lhe foram perseguidos loops-animal em ouro. Em sua boca uma chuva de pérolas parecia ter sido lançada. Mais negro do que o lado de uma cozinha em preto - cuspir cada uma de suas duas sobrancelhas, mais vermelho do que os lábios de rubi.

"Antes ele no carro foi o condutor do carro, um homem muito esguio, alto e magro, curvado, muito sardento. Muito cabelo encaracolado vermelho no alto da cabeça, uma banda de bronze branca na testa, que impedia o cabelo de cair sobre seu rosto. Acima de esferas de suas duas orelhas de ouro, em que o cabelo foi recolhido. Sobre ele tinha um manto alado pouco, com uma abertura em seus dois cotovelos. Ele tinha nas mãos um pequeno chicote de ouro vermelho com que ele insistiu em seus cavalos. Pareceu-me que era Cu Chulainn e LOEG, seu cocheiro, que estavam dentro do carro, e que era o Negro do Sainglenn era cinza de Macha que foram atrelados toit”.

"Podes crer em Deus, doravante, ó Loegaire", disse Patrick, "uma vez que Cu Chulainn veio conversar contigo?"

"Se fosse Cu Chulainn que eu vi, parece-me que ele ficou muito pouco tempo conversando comigo".

"Deus é poderoso", disse Patrick. "Era realmente Cu Chulainn, ele vai voltar e conversar contigo novamente."

Agora, eles ainda permaneceram no mesmo lugar, e perceberam o carro vindo na planície em direção a eles elaborada pelos seus dois cavalos. Dentro montou Cu Chulainn vestido como um guerreiro, e LOEG Riangabra Mac como seu cocheiro. Depois, em meados de ar Cu Chulainn realizaram vinte e sete proezas de habilidade acima deles. O ruído feito de Nine, que é a façanha de gato, a proeza de Cuar e, a façanha de Daire, a façanha-Blind das Aves, o salto sobre Poison, o Cama-dobradura de um Campeão Bravo, o fole de dardo , o curso com rapidez, o ardor de uma mensagem, Scream do herói, o Wheelfeat, o Edge-feat, a Apple - feito, e do barulho feito; a Subida por corda, o alisamento do Corpo de Spear-ponto, a vinculação Campeão de um nobre, o retorno de curso, e o curso com a medida.

Quanto ao condutor, a gestão das rédeas confunde todo o discurso: ele estava acima das evaporações e breathings dos cavalos.

Em seguida, Cu Chulainn foi para conversar com Patrick e cumprimentou-o, dizendo:

Rogo, ó Patrick Santo,
Na tua presença para que eu possa ser,
O que queres
Leva-me com teus fiéis,
Para a terra em que vives

Então ele se dirigiu ao rei assim: "Acredite em Deus e em Patrick santo, ó Loegaire, que a superfície da Terra não pode vir sobre ti, pois não é um demônio que veio a ti: é Cu Chulainn mac Sualtaim. Um mundo para cada campeão é a lei da terra, cada um silêncio é a dissimulação, a cada herói é terra, cada um santo é o céu: a da ordem dos demônios é ponderosa a tudo: o mundo de cada um é por sua vez, a tua caridade ".

Cu Chulainn foi silencioso, e Loegaire não falava.

"Quem carros, os homens de Breg, O Loegaire? Quem se senta suas inclinações? Quem vigia os Fords? Quem faz as suas esposas com fugir? Quem é que suas filhas amor? "

"O que é que a pesquisa para mim e para ti?", Perguntou Loegaire.

"Houve um tempo, ó Loegaire, quando era eu que costumava ir entre eles, que costumava ir à sua volta, que usou para mantê-los juntos. Eu era o campeão do pouco que eles usaram para o amor:
quem com espíritos elevados que se jogava cerca. Houve um tempo, ó Loegaire, quando era eu que costumava ir a seus ataques grande, que usou para estourar seus grandes competições. Eu era a batalha vitoriosa, alto-gritando, vermelho-wristed, ampla palmed, corajoso Cu Chulainn, que costumava ser na planície rica de Muirthemne. Acredite em Deus e em Patrick, O Loegaire, pois não é um demônio que veio a ti, mas o filho Cu Chulainn de Sualtam ".

"Se é Cu Chulainn que está aqui presente", disse Loegaire ", ele vai nos dizer de suas grandes obras".

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulainn. "Eu era o destruidor de hostageship na recepção dos vaus do meu território, eu estava pesado de mão em heróis e grandes anfitriões. Eu costumava caçar os rebanhos frota de meus inimigos no rushries completa, e deixou os seus rebanhos vivo-morto nas montanhas, após o assassinato em combate a igualdade dos homens que estavam em cima deles”.

"Se tu que realmente recontas aqueles atos, os feitos de um herói que estava contigo, mas eles não foram os atos de Cu".

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulainn.

Eu não era um cão de caça de tomada de uma fortaleza,
Eu era um cão de obtenção de um cervo:
Eu não era um cão de caça de um trotador proibido
Eu era um cão forte para combater:
Eu não era um cão de caça de lickings rodada de sobras,
Eu era um cão que visitou as tropas:
Eu não era um cão para cuidar de bezerros,
Eu era um cão de guarda Emain Macha.

"Se esses atos são como contas tu eles, os feitos de um herói estava contigo."

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulainn: "os feitos de um herói estavam comigo."

Eu era um herói, eu era um líder;
Eu era o cocheiro de um carro grande;
Eu era gentil com a suave,
Mas contra desonra o fiz vingança.

"Eu não era o veneno da língua do meu território, eu estava o caixão de cada segredo para as donzelas do Ulster. Eu era uma criança com as crianças, eu era um homem com os homens. Foi para a correção que eu usei para o trabalho. Eu era bom, apesar de satirizar, eu era melhor para elogiar”.

"Se for Cu Chulainn que está aqui", disse Loegaire ", ele vai nos dizer uma porção de grandes riscos, ele arriscou."

"Isso é verdade, ó Loegaire", disse Cu Chulaiun.

Eu costumava caçar os seus rebanhos grande
Com Conchobar Hardy:
Foi em um território estrangeiro,
Eu costumava eis que cada vitória.

Joguei em respirações
Acima de vapor dos cavalos:
Antes de mim por todos os lados
Grandes batalhas foram quebradas.

Eu quebrei concursos
Sobre os campeões dos territórios:
Eu era a espada-herói vermelho
Após o assassinato dos Exércitos.

Eu quebrei-borda proezas
Sobre os pontos de suas espadas:
Cheguei seus despojos grandes,
Se fosse através de expulsões de fogo!

(As estrofes seguintes descrevem uma viagem na qual Cu Chulainn travou batalhas em Lochlann no norte, e matou um gigante. Ele continua:)

Uma viagem Eu fui, ó Loegaire,
Quando fui para a Terra do Scáth:
Dun scaith nele com seus bloqueios de ferro
Eu coloquei a mão em cima dele.

Sete paredes sobre a cidade -
Hateful foi o forte:
A paliçada de ferros em cada parede,
Em que foram nove cabeças.

Portas de ferro em cada lado
Não defesas fortes contra nós:
Eu batia-lhes com o meu pé,
E dirigi-los em fragmentos.

Havia um buraco no dun,
Pertencente ao rei, por isso é dito:
Ten estouro serpentes
Ao longo da sua fronteira, que foi um grande feito!

Alter que me atacaram,
Embora a vasta multidão,
Até fiz bits deles

Entre meus dois punhos
Havia uma casa cheia de sapos,
Que foram soltos em cima de nós;
Sharp, de bico de monstros

Que Dave meu focinho.
Dragão feroz, como monstros
Foram enviados contra nós;
Forte foram as suas feitiçarias

Alter que eu atacava;
Quando a corrida foi feita em mim,
Eu solo los em pedaços pequenos
Entre as minhas duas mãos.

Houve um caldeirão em que dun;
O bezerro de três vacas:
Trinta e juntas de carne em sua circunferência
Não eram uma carga para ele.

As vacas utilizadas para freqüente que caldeirão,
Delicioso foi o concurso;
Eles não iriam com ele em qualquer lado,
Até que o deixou cheio.

Havia muito ouro e prata em it -
Maravilhosa foi a localizar:
Caldeirão que nos foi dado
Pela filha do rei.

Os três vacas realizamos off -
Eles nadaram corajosamente para o mar:
Havia uma carga de ouro para dois homens
Para cada um deles no pescoço.

Alter tínhamos de vir sobre o oceano,
Que se espalhou em direção ao norte,
A tripulação do meu currach foi tragado
Pela tempestade feroz.

Alter isso eu flutuava-lhes
Embora fosse um perigo afiada
Nove homens em cada uma das minhas mãos,
Trinta e na minha cabeça.

Oito sobre meus dois lados
Agarrado ao meu corpo.
Assim, nadei o oceano
Até chegar ao porto.

O que eu sofria de problemas,
O Loegaire, por mar e terra: --
Ainda mais grave foi de uma única noite,
Quando o demônio foi irado.

Meu corpo pouco foi marcado -
Com a vitória Lugaid:
Demons levado a minha alma
Para o carvão vegetal vermelho.

Joguei o swordlet sobre eles,
Eu diria a eles o Bulga jogo;
Eu estava na minha vitória completa
Com o demônio em dor.

Grande como era o meu heroísmo,
Duro como foi a minha espada,
O diabo me esmagado com um dedo
Para o carvão vermelho!

(Cu Chulainn esforços para convencer o rei Loegaire a crer em Deus e Patrick, por deter sobre as penas do inferno, no qual estão mentindo os campeões do Ulster. Ele exalta o poder Patrick em ter conjurado-lo. Ele conclui:)

Embora a tua vida fosse um perpétuo
De terra, com sua beleza,
Melhor é a única recompensa no céu
Com Cristo, Filho do Deus Vivo.

Rogo, ó Patrick Santo,
Em tua presença, para que eu possa vir
Que queres levar-me com teus fiéis
Para a terra que tu guias aproximadamente.

"Acredite em Deus e Patrick santo, ó Loegaire, que uma onda de terra não pode vir sobre ti. Ela virá, a menos que crês em Deus e em Patrick santo, pois não é um demônio que tem vindo a ti: ele é filho de Cu Chulainn de Sualtam ".

Agora, essa coisa realmente aconteceu: a terra veio Loegaire; Céu foi decretado para Cu Chulainn. Loegaire acreditava em Patrick, em conseqüência.

Grande era o poder de despertar Patrick no Cu Chulainu depois de nove anos cinqüenta vezes no túmulo, ou seja, desde o reinado de Conchobar mac Nessa,-que é ele que nasceu em cobirth com Cristo até o fim do reinado de Loegaire, filho de Niall, eon de Eochaid Muigmedoin, filho de Mufredach Tirech, filho de Fiachra Roptine, filho de Cairbre Liffechar, filho de Cormac ulfada, filho de Arte Oenfer, filho de Conn dos Cem-Fighter, eon de Feradach Rechtmar, filho de Tuathal Techtmar, filho de Feradach Finnfachtnach, filho de Crimthann Niadnar, filho de Lugaid das listras vermelhas. E ele (isto é, Lugaid) foi um fosterson de Cu Chulainn filho de Sualtam.

(Sugira uma tradução melhor para o e-mail: hyllannavv@gmail.com)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

THE PHANTON CHARIOT OF CÚ CHULAINN

Por ser extremamente longo, editamos primeiro o texto original em inglês. Na próxima edição, postaremos a sua tradução.



Patrick went to Tam to enjoin belief upon the King of Erin, that is, upon Loegaire, son of Niall, who was King of Erin at the time; for he would not believe in the Lord though He had been preached unto him.

Loegaire said to Patrick: “By no means will I believe in thee, nor yet in God, until thou shalt call up Cu Chulainn in all his dignity, as he is recorded in the old stories, that I may see him, and that I may address him in my presence here; after that I will believe in thee.”

“Even this thing is possible for God,” said Patrick.

Then a messenger came from God to Patrick, and he said that Patrick and Loegaire should remain until the morrow on the rampart of the rath of Tam, and that Cu Chulainn would appear to him there.

After the appearance of Cu Chulainn to him in his chariot, Loegaire went to converse with Patrick. Patrick said to Loegaire:

“Has something indeed appeared to thee?”

“Something has indeed appeared to me,” said Loegaire; “but I have not power to relate it, unless thou wilt sign and consecrate my mouth.”

“I will not sign thy mouth,” said Patrick, “until I have my demand. I will, however, make a sign on the air that comes out of thy mouth, in order that thou mayest describe the apparition which was shown to thee.”

“As I was going,” said Loegaire, “over the Slope of the Chariot to the Hill of the Fairy-mound of the Plain, in the Plateau of the Assembly in the plain of Mac Oc, I saw the cold piercing wind, like a double-barbed spear. It hardly spared to take the hair from our heads, and to go through us to the earth. I asked of Benen the meaning of the wind. Benen said to me, ‘That is the wind of bell after its opening before Cu Chulainn.’ We saw then the heavy fog which dropped upon us. I asked also of Benen the meaning of the heavy fog. Benen said that the fog was the breath of men and of horses that were traversing the plain before me.

“Then we saw a great raven-flock on high above us. The country was full of birds, and in height they reached to the clouds of heaven. I asked of Benen about these and he said they were sods thrown up by the hoofs of the horses that were yoked to Cu Chulainn’s chariot. After that we saw the forms of the horses through the mist, and of men in the easy chariot; a charioteer on high behind them; a spirit-chieftain; horses that rode paths.

“I observed after this the two horses; equal in size and beauty were they, and only unlike in form and color; in swiftness, in symmetry, in action, equal. Broad were their hoofs and broad their backs; in color beautiful; in height, in vehemence, remarkable. Their heads were small: large-lipped, bright-eyed. Red of chest, sleek and well-knit, they yielded promptly to the yoke; they attracted attention by the lofty dignity of their movements; their manes and tails hung down in curls.

“Behind the pair a wide-spaced chariot. Beneath it, two black solid wheels; above it, two symmetrical, overlapping reins; its shafts firm and straight as swords; the reins adorned and pliant; the pole, white silver with a withe of white bronze; the yoke, firm, ridged, and made of gold; the hood, purple; the fittings, green.

“Within the chariot a warrior was visible. His hair was thick and black, and smooth as though a cow had licked it. In his head his eye gleamed swift and grey. About him was flung a tunic of purple-blue, its borders of white gold lacing. It was clasped with a brooch of red gold upon his breast; it floated out over each of his two shoulders. A white hooded cloak hung about him with a border of flaming red. A sword with a hilt of gold lying in a rest on his two thighs; and in his hand a broad gray spear on a shaft of wild ash. Beside it lay a sharp venomous dart. Across his shoulders he bore a purple shield surrounded by an even circle of silver; upon it were chased loop-animals in gold. Into his mouth a shower of pearls seemed to have been thrown. Blacker than the side of a black cooking-spit each of his two brows, redder than ruby his lips.

“Before him in the chariot was the charioteer; a very slender, tall and lank, stooped, very freckled man. Very curly red hair on the top of his head; a band of white bronze on his forehead, that prevented his hair from falling about his face. Above his two ears spheres of gold, into which his hair was gathered. About him was a winged little cloak, with an opening at its two elbows. He held in his hand a small whip of red gold with which he urged on his horses. It seemed to me that it was Cu Chulainn and Loeg, his charioteer, who were within the chariot, and that it was the Black of Sainglenn and the Gray of Macha that were yoked toit.”

“Dost thou believe in God henceforth, O Loegaire,” said Patrick, “since Cu Chulainn came to converse with thee?”

“If it were Cu Chulainn that I saw, it seems to me that he stayed too short a time conversing with me.”

“God is powerful,” said Patrick. “I were indeed Cu Chulainn, he will return and converse with thee again.”

Now they remained still in the same place, and they perceived the chariot coming across the plain towards them drawn by its two horses. Within rode Cu Chulainn garbed as a warrior, and Loeg mac Riangabra as his charioteer. Then in mid-air Cu Chulainn performed twenty-seven feats of skill above them. The Noise-feat of Nine, that is the Feat of Cat, the Feat of Cuar, and the Feat of Daire, the Blind-feat of Birds, the Leap over Poison, the Bed-folding of a Brave Champion, the Bellows-dart, the Stroke with Quickness, the Ardor of Shout, the Hero’s Scream, the Wheel­feat, the Edge-feat, the Apple-feat, and the Noise-feat; the Ascent by rope, the Straightening of Body on Spear-point, the Binding of a Noble Champion, the Return-stroke, and the Stroke with Measure.

As for the charioteer, the management of the reins confounds all speech: he was above the evaporations and breathings of the horses.

Then Cu Chulainn went to converse with Patrick and saluted him, saying:

I beseech, O holy Patrick,
In thy presence that I may be,
That thou wouldst bring me with thy faithful ones,
Into the Land of the Living.

Then he addressed the king thus: “Believe in God and in holy Patrick, O Loegaire, that earth’s surface may not come over thee; for it is not a demon that has come to thee: it is Cu Chulainn mac Sualtaim. A world for every champion is law of earth, every quiet one’s is concealment, every hero’s is earth, every holy one’s is heaven: for of the order of demons is everything thou ponderest on: it is the world of each in turn that thou chariotest.”

Cu Chulainn was silent, and Loegaire did not speak.

“Who chariots the Men of Breg, O Loegaire? Who sits their slopes? Who watches their fords? Whom do their wives elope with? Whom do their daughters love?”

“What is that inquiry to me and to thee?” asked Loegaire.

“There was a time, O Loegaire, when it was I who used to go among them, who used to go around them, who used to keep them together. I was their little champion whom they used to love:
whom with high spirits they used to play about. There was a time, O Loegaire, when it was I who used to go to their great attacks, who used to burst their great contests. I was the battle- victorious, loud-shouting, red-wristed, broad-palmed, brave Cu Chulainn, who used to be on the rich plain of Muirthemne. Believe in God and in Patrick, O Loegaire, for it is not a demon that has come to thee, but Cu Chulainn son of Sualtam.”

“If it is Cu Chulainn that is here present,” said Loegaire, “he will tell us of his great deeds.”

“That is true, O Loegaire,” said Cu Chulainn. “I was the destroyer of hostageship in the reception of the fords of my terri­tories; I was heavy of hand on heroes and great hosts. I used to hunt the fleet herds of my enemies in the full rushries, and left their flocks live-dead upon the mountains after the slaying in equal combat of the men who were over them.”

“If thou didst indeed those deeds that thou recountest, the deeds of a hero were with thee; but they were not the deeds of Cu.”

“That is true, O Loegaire,” said Cu Chulainn.

I was not a hound of taking of a fort,
I was a hound of taking of a deer:
I was not a hound of a forbidden trotter,
I was a hound strong for combat:
I was not a hound of round lickings of leavings,
I was a hound who visited the troops:
I was not a hound to watch over calves,
I was a hound to guard Emain Macha.

“If those deeds are as thou recountest them, the deeds of a hero were with thee.”

“That is true, O Loegaire,” said Cu Chulainn: “the deeds of a hero were with me.”

I was a hero, I was a leader;
I was the charioteer of a great chariot;
I was gentle to the gentle,
But against dishonor I wrought vengeance.

“I was not the poison-tongue of my territories; I was the casket of every secret for the maidens of Ulster. I was a child with children; I was a man with men. It was for correction I used to labor. I was good in spite of satirizing; I was better for praising.”

“If it be Cu Chulainn that is here,” said Loegaire, “he will tell us a portion of the great risks he risked.”

“That is true, O Loegaire,” said Cu Chulaiun.

I used to hunt their great flocks
With hardy Conchobar:
It was in a foreign territory,
I used to behold each victory.

I played on breaths
Above the horses’ steam:
Before me on every side
Great battles were broken.

I broke contests
On the champions of the territories:
I was the sword-red hero
After the slaying of hosts.

I broke edge-feats
On the points of their swords:
I reached their great spoils,
Were it through drivings of fire!

(The next stanzas describe a journey in which Cu Chulainn waged battles in Lochlann on the north, and slew a giant. He continues:)

A journey I went, O Loegaire,
When I went into the Land of Scath:
Dun Scaith in it with its Locks of iron—
I laid hand upon it.

Seven walls about that city—
Hateful was the fort:
A palisade of irons on each wall,
On which were nine heads.

Doors of iron on each side—
Not strong defences against us:
I struck them with my foot,
And drove them into fragments.

There was a pit in the dun,
Belonging to the king, so it is said:
Ten serpents burst
Over its border—it was a great deed!

Alter that I attacked them,
Though vast the throng,
Until I made bits of them

Between my two fists
There was a house full of toads,
That were let loose upon us;
Sharp, beaked monsters

That dave to my snout.
Fierce dragon-like monsters
Were sent against us;
Strong were their witcheries

Alter that I attacked them;
When a rush was made on me,
I ground them into small pieces
Between my two palms.

There was a cauldron in that dun;
The calf of the three cows:
Thirty joints of meat in its girth
Were not a charge for it.

The cows used to frequent that cauldron,
Delightful was the contest;
They would not go from it on any side,
Until they left it full.

There was much gold and silver in it—
Wonderful was the find:
That cauldron was given to us
By the daughter of the king.

The three cows we carried off—
They swam boldly over the sea:
There was a load of gold for two men
To each of them on her neck.

Alter we had come upon the ocean,
Which spread out towards the north,
The crew of my currach was engulfed
By the fierce storm.

Alter this I floated them—
Though it was a sharp danger—
Nine men on each of my hands,
Thirty on my head.

Eight upon my two sides
Clung to my body.
Thus I swam the ocean
Until I reached the harbor.

What I suffered of trouble,
0Loegaire, by sea and land:—
Yet more severe was a single night,
When the demon was wrathful.

My little body was scarred—
With Lugaid the victory:
Demons carried off my soul
Into the red charcoal.

I played the swordlet on them,
I plied on them the gae bulga;
I was in my complete victory
With the demon in pain.

Great as was my heroism,
Hard as was my sword,
The devil crushed me with one finger
Into the red charcoal!

(Cu Chulainn endeavors to persuade King Loegaire to believe in God and Patrick, by dwelling on the pains of hell, in which are lying the champions of Ulster. He extols Patrick’s power in having conjured him up. He concludes:)

Though thine were a perpetual life
Of earth, with its beauty,
Better is a single reward in heaven
With Christ, Son of the living God.

I beseech, O holy Patrick,
In thy presence, that I may come
That thou wouldst bring me with thy faithful ones
Unto the land which thou drivest about.

“Believe in God and holy Patrick, O Loegaire, that a wave of earth may not come over thee. It will come, unless thou believest in God and in holy Patrick, for it is not a demon that has come to thee: it is Cu Chulainn son of Sualtam.”

Now, that thing indeed happened: earth came over Loegaire; Heaven was decreed for Cu Chulainn. Loegaire believed in Patrick in consequence.

Great was the power of Patrick in awakening Cu Chulainu after being nine times fifty years in the grave; that is, from the reign of Conchobar mac Nessa,—it is he that was born in co­birth with Christ—to the end of the reign of Loegaire, son of Niall, eon of Eochaid Muigmedoin, son of Mufredach Tirech, son of Fiachra Roptine, son of Cairbre Liffechar, son of Cormac Ulfada, son of Art Oenfer, son of Conn the Hundred-Fighter, eon of Feradach Rechtmar, son of Tuathal Techtmar, son of Feradach Finnfachtnach, son of Crimthann Niadnar, son of Lugaid of the Red Stripes. And he (i.e., Lugaid) was a fosterson to Cu Chulainn son of Sualtam.

domingo, 15 de novembro de 2009

MITOS E LENDAS CELTAS - INTRODUÇÃO


Iremos a partir de hoje publicar aqui, uma seleção de mitos e lendas das terras celtas, sejam elas das ilhas britânicas (Irlanda, Escócia, País de Gales e Inglaterra) ou das terras continentais (Gália - atual França - e norte da península ibérica). Estaremos constantemente incluindo páginas traduzidas desses mitos, procurando enfocar aqui as mais importantes histórias da riquíssima mitologia celta.



"Os mitos celtas possuem tamanha força e energia interior que encontraram o caminho para se perpetuarem na lembrança dos europeus até se transformarem numa tradição própria do Ocidente em geral. A maneira como explicam o mundo é vibrante, dinâmica e bela, e está profundamente ligada à Natureza, vivendo por si mesma. Foi isso que permitiu a eles atravessar o tempo, sendo transmitidos de avós para netos por gerações, até se instalarem em nosso inconsciente coletivo. Em uma época em que a espiritualidade e a moral ocidentais estão à deriva, esgotadas as possibilidades que o pensamento judaico-cristão nos impôs, não é hora de nos reencontrarmos com nossa própria tradição, que nos foi um dia arrebatada por obras das armas e do fanatismo religioso? Quando nos aproximamos das lendas celtas, de seus heróis, de seus druidas, de seus deuses e de sua magia, temos a estranha impressão de 'já ter ouvido isso antes', em outra época, em alguma parte, mesmo sem saber exatamente quando ou onde."

sábado, 14 de novembro de 2009

LENDAS CELTAS

LENDAS CELTAS

Para os primitivos celtas, o mito suplantava a própria história. Em nenhuma outra sociedade se dava tão perfeita simbiose entre a realidade e a irrealidade, a narração e a fábula, o exotérico e o esotérico. Já o grego Estrabão, que nasceu pouco antes de começar a nossa era, menciona os celtas na sua volumosa obra geográfica, baseando-se em escritos de anteriores historiadores clássicos, e faz menção à semelhança de ritos e costumes entre povos que, graças às contínuas migrações daqueles tempos, geminavam as suas raças até chegar a uma posterior simbiose. Também cita algumas das suas peculiaridades, as quais fazem este povo primitivo mais atrativo do que outros muitos daquela época.



Sabe-se, por exemplo, que os celtas adoravam as águas dos diferentes mananciais e consideravam sagradas todas as fontes. Em torno delas teceram variedade de lendas, algumas das quais sobreviveram até aos nossos dias.



Havia um deus das águas termais chamado Bormo, Borvo ou Bormanus -conceitos que têm o significado de "quente", daqui derivará Bourbon, ou "luminoso" e "resplandecente"-, com que era reconhecido também, em ocasiões, como o deus da luz. E o seu ancestral culto daria lugar à comemoração das célebres festas irlandesas -as "Baltené"-, que se celebram no primeiro de Maio.



Muito freqüentemente, os heróis celtas consideravam-se filhos do rio Reno -pois da margem direita deste rio provinha essa etnia celta que invadiu a Gália, as Ilhas Britânicas, Espanha, parte da Alemanha e a Itália e o vale do Danúbio, dado que sentiam a necessidade de serem purificados pelo poder catártico da água.



Não obstante, a deidade mais peculiar das águas era Epona -assimilada do mundo grego, que sempre ia montada a cavalo, animal que o deus do mar, Possêidon, a tinha feito surgir com o seu tridente, tal como ficava registrado na mitologia clássica, pelo qual também era considerada entre os celtas como uma deusa eqüestre.



Havia também uma espécie de padroeira de mananciais e fontes à qual os galos denominavam Sirona.

Montanhas

É o galo, portanto, um povo de costumes ancestrais que introduz na história, talvez sem querer, o valor mágico da arte, dado que há mais de quinze mil anos representavam nas paredes de ocultas covas uma série de estilizadas figuras que, na opinião de modernos investigadores da pré-história, estavam carregadas de simbolismo, e pelo menos - especialmente ao representar o corpo de alguns animais, que lhes serviam de alimento, atravessados com flechas ou lanças como uma premonição mágica da sua posterior captura-, pretendiam aproximar a realidade da sua imagem até identificar ambas.



Trata-se, portanto, de um povo que se caracteriza por introduzir nas suas legendárias epopéias, transmitidas habitualmente de forma oral, elementos mágicos e simbólicos que conformarão o mito do seu ancestral e da sua idiossincrasia, como raça e como etnia únicas.



E, assim, os galos tinham uma concepção animista da natureza e da matéria - as coisas estão cheias de deuses e de demônios e têm vida - e, pelo mesmo motivo, consideravam sagradas as montanhas e, de forma especial, as suas cumieiras e picos, onde se levavam a cabo rituais similares aos que se realizavam no Reno ao submergir nas suas águas os recém-nascidos; se o menino sobrevivia passava a ser filho legítimo dado que tinha um protetor, o rio Reno, comum a ele e ao seu progenitor. Algumas cumieiras de montanhas eram consideradas como morada das deidades celtas e, nas suas cimeiras, se erigiam templos em honra aos deuses que melhor protegeriam estes lugares de silêncio e recolhimento.



Eram consideradas como deidades a Montanha Negra e algumas cumieiras dos Pirineus. De resto, a semelhança com os lugares sagrados da mitologia clássica, tais como o Olimpo e o Parnaso, era evidente.



Bosques

Uma etnia, como a celta, que enchia as regiões em que habitava com infinidade de seres fantásticos, tais como fadas, gnomos, silfos, duendes e anões, tinha que conseguir lugares idôneos para o acomodo de semelhante figuras. E é assim como surge a preocupação e o respeito pela vegetação, pelas ervas, pelas árvores; o bosque erige-se em santuário celta, e as suas árvores -com as raízes procurando as profundidades da terra, e os ramos abrindo-se para o horizonte amplo do espaço exterior-, simbolizam a relação constante entre o que está abaixo e o que está acima, entre o imanente e o transcendente.



Seguindo o seu critério animista, os galos consideravam os seus bosques cheios de vida e, muito especialmente certas árvores, da família dos Quercus, que neles cresciam. Entre estas, talvez o ritual mais oculto e eficaz fosse aquele das azinheiras, às quais se tinha um respeito religioso e transcendental, carregado de veneração.



Era uma árvore bendita e, quando ardia, tinha a virtude de curar doenças. Talvez a tradição, que ainda dura, das fogueiras de São João tenha a sua origem em certos ritos celtas relacionados com a chama catártica da azinheira ao arder.

Simbolismo Vegetal



Aqueles que passassem pelo tronco oco das árvores do bosque seriam preservados de todas as doenças e todos os males. E, no caso do carvalho, tornava-se tão patente o seu caráter totêmico que era consagrado ao deus celta Dagda, que era uma deidade criadora que encarnava o princípio masculino, ao passo que o princípio feminino era do Ágárico.



Só os druídas -poderosos sacerdotes galos-, com as suas podadeiras de ouro e revestidos com túnicas brancas, numa cerimônia plena de pompa, podiam cortar e colher o agárico que crescia pegado aos carvalhos.



A cerimônia ia presidida por um ritual consistente em sacrificar touros brancos aos deuses; também o tecido onde se depositava o agárico podado devia ser branco.



Havia também outras plantas que se utilizavam para curar as doenças contraídas por alguns animais e, para colhê-las, era necessário seguir um ritual consistente em utilizar somente a mão esquerda, jejuar e não olhar para a planta no momento de arrancá-la. Caso contrário, não surtiria o efeito desejado.



O carvalho, então, aparecia entre os celtas carregado de simbolismo e, pelo mesmo motivo, representava a boa acolhida, a tutela e o apoio.



Simbolismo Animal

Também os animais eram objeto de culto e veneração entre os galos. Alguns grupos tribais utilizavam o nome próprio de um determinado animal para, assim, mostrar-lhe a veneração e o culto devidos.



Por exemplo, a tribo dos "Tauriscí" recebia esse nome porque os seus componentes estavam considerados como "os homens e mulheres do Touro". Os "Deiotarus" pertenciam ao grupo do Touro deífico. Os "Lugdunum" eram chamados assim porque habitavam na colina do corvo. Os "Ruidiobus" apareciam associados com o javali e o cervo. A tribo dos "Artogenos" era um povo ligado à existência de animais como o urso. E até havia uma deusa que recebia o nome de "Artío", e aparecia representada com a figura de uma ursa.



A verdade é que existem numerosas representações artísticas que mostram a importância que, entre os celtas, adquiriria o totemismo animal. Existia também, uma abundante espécie de legislação não escrita, que é uma conseqüência direta desta consideração sagrada dos animais, pela qual os povoadores celtas se mostrarão escrupulosos à hora de conseguir os seus alimentos. Por exemplo, entre os celtas não se consumia carne de cavalo, dado que este era um dos animais considerados sagrado e exclusivamente destinados a trabalhos bélicos.



Certos animais, como a lebre, eram utilizados pelos povoadores galos com fins relacionados com a predição profética e a visão futura. Também o frango, o galo e a galinha eram animais venerados pelos galos e a sua carne não podia comer-se.



Deidades Sanguinarias


O curioso é que, ao lado de tanto respeito pelos animais, os galos praticavam sacrifícios cruentos de seres humanos que ofereciam a umas deidades consideradas desapiadadas. Entre estes deuses cabe destacar Esus, Teutatés e Tarann; o primeiro deles era um deus lenhador, considerado como dono e senhor de campos e vidas. Era muito similar a um deus secundário do panteão clássico, especialmente do romano, que tinha os mesmos atributos que a deidade gala e que levava por nome Herus.


O segundo deles estava considerado como um deus relacionado com a população, com o povo, pois "Teutatés" guarda relação com uma palavra celta que significa povo.



Não parece, de resto, que tenha muito que ver com a existência de uma deidade sangüinária que exige vidas humanas. O último dos três enumerados, Tarann -também chamado Taranis-, deriva o seu nome da palavra gala tarah, que significa "relâmpago", e estava considerado como o deus do fogo e das tempestades.

Também aparecia, às vezes, como uma deidade relacionada com outros elementos essenciais diferentes do fogo, tais como a água, o ar e a terra, sobre os quais incidiria como uma espécie de princípio ativo.

Também foi relacionado com o conhecimento e a intuição, pelo qual não parece que seja um deus merecedor de semelhante barbaridade como era o sacrifício de vidas humanas.

O Caldeirão Da Abundância


Dado que a mitologia gala contém mais de cem deidades, a variedade está assegurada. Isto é, que ao lado dos anteriores, considerados pelos narradores de mitos como sangüinários, existem outros de características radicalmente opostas. Por exemplo, neste sentido, cabe citar o benéfico e altruísta, se me permite a expressão, deus celta Dagda.


Este era conhecido pelo atributo do caldeirão da abundância - entre os celtas, o caldeirão era um dos objetos carregados de simbolismo mágico e mítico, pois no seu fundo se guardavam as essências do saber, da inspiração e da extraordinária taumaturgia -, com o qual alimentava todas as criaturas. E não só ficavam satisfeitos de forma material, mas também, os que acudiam ao caldeirão generoso de Dagda, sentiam saciadas as suas apetências de conhecimento e sabedoria.

Outra qualidade do deus Dagda era a sua relação direta com a música e com o seu poder evocador. Um dos seus atributos era precisamente a harpa, instrumento que manejava com habilidade e arte e que lhe servia para convocar as estações do ano. Arrancava também tão suaves melodias deste instrumento que muitos mortais passavam deste mundo para o outro como num sonho, e sem sentir dor alguma, sem sequer repararem nisso.

O deus Dagda foi uma espécie de Orfeu céltico e, entre os seus descendentes, cabe citar Angus que cumpria entre os irlandeses as mesmas funções que o Cupido clássico.

Angus era a deidade protetora do afeto e do amor e, em vez de lançar dardos ou flechas, atirava beijos que não se perdiam no ar, senão que se convertiam, depois de terem cumprido, por assim dizer, a sua missão, em dóceis e delicadas aves que alegravam com o seu melodioso trinar a vida dos felizes apaixonados.

Dagda também teve uma filha chamada Brigt que foi considerada pelos celtas como a protetora das artes declamatórias e líricas. Encomendou-se-lhe o patrocínio da cidade e, entre os galos, era a que guardava o caldeirão do conhecimento, a sabedoria e a ciência.


Gigantes e Herois


Houve outros deuses celtas que quase eram réplicas perfeitas das deidades clássicas. Tal é o caso do deus Mider, cujas características são muito similares ao Plutão dos clássicos, pois estava considerado como o deus que governava os abismos subterrâneos e infernais. Sempre era representado com um arco, que sabe utilizar com extrema habilidade, e que lhe serve para selecionar as suas possíveis vítimas, que escolhe tanto entre os heróis como entre os mortais. Em certas ocasiões foi comparado com uma espécie de Guilherme Tell galo.

Cabe também citar outras criaturas que povoavam a região dos celtas e que guardam também certo paralelismo com outras similares no mundo grego e romano. Trata-se de seres de tamanho descomunal e desproporcionado; de gigantes que, como o irlandês de nome Balor, quase não podia mover as suas pálpebras - diz-se que tinham que as segurar com uma forquilha para que se mantivessem levantadas - e, no entanto, era capaz de infringir às suas infelizes vítimas um mal irreparável, para o qual não havia remédio. Trata-se do incurável mau-olhado.


Na mitologia clássica existem personagens parecidos entre a raça dos ciclopes, que tinham um único olho, de grandes proporções, no meio da sua fronte.Outros heróis celtas legendários, cuja personalidade difere radicalmente da do gigante Balor, são o rei Fionn e o herói Bran.

Do primeiro diz-se que tinha tanto poder que, quando se enfurecia, era capaz de cobrir de neve toda a Irlanda durante um longo espaço de tempo.

Do segundo se conhece uma das suas mais célebres empresas, que é a contida naquela legendária narração em que se descreve como o herói mítico Bran, para travar batalha com os seus inimigos, foi capaz de atravessar a pé o mar da Irlanda.

Também cabe mencionar a lenda do mais conhecido dos reis legendários celtas, cujas aventuras foram colhidas em escritos galos e irlandeses e que era apresentado ora como um deus, ora como um herói imortal e, em ocasiões, como um simples mortal que luta contra o invasor anglo-saxão. O ciclo medieval do Rei Artur narra as façanhas deste personagem mítico, ajudado na sua luta por deidades possuidoras de poderes maléficos e benéficos ao mesmo tempo. A importância que se atribui ao episódio da procura do Santo Graal, baseado numa crença medieval cristianizada, e a série de personagens -como os Cavaleiros da Távora Redonda, Percifal e Lancelote, etc- e circunstâncias que se sucedem para descobri-lo, tem já um precedente na mais ancestral tradição celta. Isto é, naquela que relaciona o herói Artur com o achado do caldeirão mágico, do qual se apoderou mas, quando o subia para o navio, encontrou-se que a sua tripulação tinha crescido demasiado e não cabiam na nave.

O certo é que na Irlanda existem inumeráveis narrações míticas, cheias de encanto e mistério, que serviram de inspiração, em numerosas ocasiões, a qualificados artistas e escritores de todos os tempos.

O Herói Cuchulainn (já publicado)

Um dos ciclos míticos celtas mais cheio de interesse, e no qual os seus protagonistas se transformam em heróis imortais, no sentido de que sobreviverão na tradição popular para sempre, tem lugar nos tempos de um legendário soberano que se supõe que desenvolveu as suas atividades pouco antes do início da nossa era.

O seu nome era Conchubar, e tinha-se erigido em rei do Ulster depois de ter tirado o trono a Fergus, anterior soberano do citado reino.

Dado que aquele se tinha servido de diversas estratagemas e enganos para conseguir os seus propósitos, os partidários deste último não demoraram em reagir e, para derrocar Conchubar, destruíram a capital do Ulster. No entanto, a descrição desta epopéia leva-nos a considerar a chegada à história das legendárias sagas de um dos heróis mais célebres da mitologia celta: trata-se de Cuchulainn. Este travou crueis batalhas com as suas armas invencíveis e jurou sempre fidelidade ao rei do Ulster.


"O Dos Braços Compridos"- Cuchulainn tem muito em comum com os heróis clássicos, com o próprio Aquiles -destacado protagonista da Ilíada-, por exemplo. O herói em questão nasceu da união entre um deus e uma mulher mortal e, assim, o seu pai foi a poderosa deidade Lugh, que podia chegar com os seus enormes braços -o termo Lugh significa "o dos compridos braços"- aos lugares mais afastados e recônditos. A mãe de Cuchulainn foi uma irmã do rei Conchubar, pelo qual este era o tio dele. O nome que impuseram ao herói ao nascer foi Setanta mas, quando ainda não tinha feito os sete anos, já deu provas duma força sobre-humana, pois matou um cão sangüinário e de poderosas mandíbulas, que até a essa altura ninguém tinha conseguido vencer. O amo do terrível animal era um ferreiro que se gabava da ferocidade do seu cão até que, numa ocasião que convidou o rei Conchubar para um banquete, este levou consigo o seu jovem sobrinho, que matou ao até a essa altura invencível cão. O ferreiro chamava-se Culann e, pelo mesmo motivo, a partir de então, passaram a denominar o rapaz Setanta Cuchulainn, conceito que significa "o cão de Culann". Nascimento De Um Herói Uma série de circunstância, façanhas, acontecimentos, ocorrerão, a partir de agora, ao jovem e recente herói Cuchulainn. E, no decurso da célebre epopéia, outros personagens -o valente lutador Crunn, a sua esposa Macha, os cavalheiros da Rama Vermelha... - virão completar a série de aventuras sucedidas num tempo mítico, embora a narração se situe nos inícios da nossa era e num determinado lugar do condado do Ulster. O relato explica que Cuchulainn nunca era vencido pelos seus inimigos porque, no fragor da batalha, quando a ira o dominava, tinha a propriedade de transformar a sua imagem física, devido ao fato de o seu corpo desprender grande valor coragem, o qual fazia parecer o herói como um ser terrível e temível.

Também noutra ocasião, o nosso herói matará três gigantes que, à sua força física, uniam a capacidade maléfica de utilizar certos poderes mágicos com os que venciam todos os seus oponentes. Os gigantes tinham desafiado os cavalheiros da Rama Vermelha e estes decidiram pedir ajuda a Cuchulainn, que, sem pensar duas vezes, se pôs da parte deles e venceu os gigantes.

Amado Por Belas Deusas - Era tanto o valor e a coragem de Cuchulainn, perante os seus inimigos, e aumentava tanto a sua fama de invencível de dia em dia que até os próprios deuses solicitaram a sua ajuda em várias ocasiões, para conseguir vencer outros deuses. Como saiu vitorioso o bando em que Cuchulainn lutava , este foi convidado a permanecer entre os vencedores; deram-lhe todas as classes de presentes e até lhe permitiu corresponder ao amor solícito da deusa Fand. Mas, dado que Cuchulainn já estava casado com uma mulher mortal, decidiu abandonar a morada da bela deidade e regressar com os seus. A deusa Fand, não obstante, entregou ao herói armas poderosas que sempre lhe outorgariam a vitória perante os seus adversários, fossem estes deuses ou criaturas mortais. A mulher de Cuchulainn era filha de um célebre e poderoso mago que, em princípio, se tinha negado ao casamento desta com aquele. Mas a moça, de nome Emer, era tão bela que o herói decidiu raptá-la; para isso derrubou o castelo mágico onde o seu pai a tinha encerrado, e matou a ele e a todos os que o guardavam. Embora se tratasse de lutar contra um mago e o castelo estivesse protegido com sortilégios e feitiços, nem por isso se arredou o aguerrido herói Cuchulainn dado que, anteriormente, ele tinha sido iniciado no mundo da taumaturgia por uma prestigiosa maga que tinha a sua morada na região de Alba (Escócia). Antes de separar-se da sua habilidade, e uma vez que já o herói Cuchulainn conhecia já perfeitamente a arte do encantamento, derrotou uma acérrima inimiga dela: a belicosa guerreira amazona Aiffé. A lenda explica que ambos os adversários mantiveram relações íntimas e que até, quando o herói abandonou aqueles territórios, deixou a amazona grávida.

O Touro Da Discórdia - No entanto, Cuchulainn alcançou a verdadeira dimensão de herói na refrega mais célebre de toda esta epopéia, isto é, na "Batalha de Cooley". A intervenção do jovem herói foi definitiva para que o mítico "Touro de Cooly" fosse devolvido ao reino do Ulster; além disso, aqui consolidou definitivamente a sua hegemonia e ganhou para si o título de "campeão dos Ulates".

Tudo sucedeu porque a cobiçosa Maeve - que era uma fada malévola, que reinava sobre as outras fadas, que tinha atemorizadas todas as suas companheiras e que conhecia todos os sortilégios e conjuros- desposou o soberano duma região limítrofe do Ulster. Como prenda de casamento recebeu do seu esposo um belo touro branco. Nenhum outro exemplar o igualava, salvo o touro negro que tinha o rei do Ulster. Maeve, que era muito rica, ofereceu ao soberano deste condado, isto é, a Conchubar, todos os bens pecuniários que lhe pedisse, em troca daquele animal tão belo e único. Mas todas as suas propostas foram rejeitadas e, então, a malvada Maeve decidiu roubar o touro do Ulster. E para lá se dirigiu com o seu exército, não sem antes evocar uma espécie de conjuro que paralisaria todos os guerreiros do seu oponente.

Protegido Por Deuses - No entanto, tais artes não fizeram efeito em Cuchulainn, dado que tinha por ascendente um deus e, quando o exército de Maeve se aproximava confiado aos confins do reinado de Conchubar, saiu-lhes ao caminho o mais temível e poderoso de todos os legendários heróis que havia no mundo da fábula. Com as suas armas poderosas, com os seus poderes mágicos e com a sua coragem e força, Cuchulainn enfrentou todo o exército daquela fada má -já resulta curioso descobrir que nem todas as fadas eram boas- e, depois de crueis combates, acabou com todos os seus inimigos, que não puderam equilibrar os terríveis efeitos das armas que a deusa Fand lhe tinha dado. O touro roubado será restituído por Maeve ao reino do Ulster.

Mas algumas das cenas que sucedem na batalha fazem Cuchulainn chorar de dor e de pena. É o caso que, com o exército adversário, viajava outro grande herói chamado Ferdia, célebre pelo seu arrojo e valentia e que ninguém tinha vencido.

Cuchulainn e Ferdia eram amigos desde a infância e tinham-se prometido, em inumeráveis ocasiões, ajuda mútua. Nenhum queria lutar contra o outro mas a malvada Maeve conseguiu embebedar Ferdia e enganá-lo com fingidas promessas de amor, até que conseguiu ver enfrentados ambos os heróis.

Inicia-se uma dura e sangrenta luta corpo a corpo, na qual um dos dois corajosos jovens tem que morrer. Os dois são valentes e fortes, mas Cuchulainn tem mais experiência na luta e melhores armas e, embora ao princípio ambos os adversários tomassem aquilo como uma brincadeira e não se fizessem mal algum, no entanto, em breve mudou o ar do seu confronto e um tremendo golpe da espada mágica de Cuchulainn acabou com a vida do seu amigo da infância.

A morte de Ferdia foi considerada por Cuchulainn como uma perda irreparável para ele e, diz a lenda, que caiu de joelhos lá mesmo, e dos seus olhos brotaram lágrimas de arrependimento que regaram o corpo inerte do seu antigo camarada.


Lendas - No entanto, e embora o herói Cuchulainn tivesse um deus por ascendente, ele próprio não era imortal e a epopéia do seu combate contra as hostes da malévola Maeve prossegue até que chega a um trágico final. O caso é que ainda o herói do Ulster tem que lutar contra outros guerreiros poderosos, aos quais Maeve transferiu a sua magia e as suas más artes. Entre estes destacará quem, com a sua ingente prole -segundo a lenda tinha vinte e sete filhos-, enfrenta Cuchulainn e lhe arrebata a sua lança mágica. Depois provoca-lhe graves feridas por onde brota muito sangue e o herói, que vê chegado o último momento para ele, decide atar-se com o seu cinto de couro a uma coluna para morrer em pé. Conta o relato que o seu cavalo se afastou, daquele lugar, a todo o galope depois de o roçar com o seu focinho. Quanto a Emer, esposa do malogrado herói, morrerá desfeita em lágrimas sobre o cadáver de Cuchulainn. Já à beira da morte, ainda conseguiu partir com a sua poderosa espada o aço do inimigo que se aproximava para lhe cortar a cabeça, pois existia esse bárbaro costume naquela altura, conseguindo assim não morrer decapitado.



Houve outras sagas de aguerridos heróis entre os celtas, além de Cuchulainn. Por exemplo, a do guerreiro Finn que, segundo a narração legendária, foi achado num espesso bosque, ao pé de uma gigantesca árvore, pelo séquito de um mítico soberano -a sua mãe tinha-o abandonado quando era um recém-nascido- e era tal a sua beleza que lhe puseram o nome de Finn, palavra que significa "belo, belo".

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MITOLOGIA CELTA


Mitologia Celta

Já falamos inúmeras vezes que os celtas não escreviam seus mitos, eles passavam de geração a geração através da tradição oral de seus bardos. Para os druidas, escrever seus mitos seria o mesmo que aprisionar seus espíritos. Portanto, contamos com outras formas de estudo de sua mitologia:


- as lendas foram resgatadas através dos registros feitos por monjes copistas irlandeses que passaram as principais histórias celtas para o papel em belíssimos manuscritos;


- os mitos estão vivos até hoje através das tradições populares orais das terras celtas (principalmente Irlanda, País de Gales e Escócia).


Na Irlanda, o registro mais antigo da mitologia celta é o “Book of the Dun Cow”, que contém as sagas do herói Cuchulainn, escrito pelo monje Maelmuri, morto pelos vikings, em sua catredral, em 1106. Esse título se deve a um manuscrito do séc. VII, escrito por S. Ciaran sobre a pele de sua vaca de estimação.
O legado celta da Irlanda é muito forte e a mais direta fonte para estudos, pois os romanos jamais invadiram esse país. Preciosos manuscritos da mitologia irlandesa nos elucidam muito sobre a espiritualidade e sociedade celta. Alguns textos-chave são “O Livro das Invasões da Irlanda”, “O Roubo do Gado de Cooley”, “A Cartilha do Sábio”, “A Batalha de Moytura”, entre outros.
Na mitologia britânica temos o Mabinogion, uma coleção de 11 contos galeses conservados nos manuscritos “White Book of Rhydderch” e “Red Book of Hergest”, dos sécs. XIII e XIV. Mabinogion é o título dado por lady Charlotte Guest, em 1849, quando ela fez a tradução dos manuscritos para o inglês. Erroneamente, ela achou que essa palavra era o plural de mabinogi (“conto de infância”, isto é, uma lenda da concepção, do nascimento e da iniciação de um herói celta). Além disso, apenas os 4 primeiros contos são relatos desse tipo e perteciam a um mabinogi original. Os outros 7 contos foram incluídos depois e não são relacionados e esse tema.
Sobre os contos populares, estes estão, infelizmente, fadados a morrer junto com a tradição popular oral, que vai sendo substituída mais e mais pelo advento da televisão e sua cultura global, inclusive nas zonas rurais outrora celtas. Algumas dessas histórias são claramente uma preservação dos mitos e lendas da antiga classe governante celta. Eruditos preservaram muitas delas ao registrarem tudo que ouviram de contadores de histórias e trovadores/bardos.
A natureza da mitologia celta remete ao papel dos bardos - sacerdotes e professores responsáveis pela conservação e perpetuação da história de seu povo. Assim, através de sua mitologia, temos acesso às preocupações e costumes de sua sociedade. Pelas lendas e mitos celtas, podemos afirmar que eram um povo com paixão pela beleza, visto que são fartas as descrições das vestes e adornos do heróis, heroínas e deuses. Guerreiros com vestes coloridas e cabelos eriçados, heroínas com cabelos ricamente trançados e usando muitas jóias são comuns a várias histórias. Era um povo também aficcionado pelos mistérios da Natureza: as magias e jornadas misteriosas aconteciam sempre durante caçadas, nas florestas ou através de viagens pelos mares. Animais falantes são comuns, outra vez remetendo ao xamanismo entre os celtas.
Os mitos também são tidos como um tipo de explicação para os mistérios da religiosidade. No caso dos celtas, vemos que as lendas celebram a imortalidade (amores que perduram após a morte, cabeças de heróis que possuem poderes e sabedoria, etc) e assim encorajam a força de uma sociedade guerreira. A certeza da imortalidade fez dos celtas guerreiros destemidos. As constantes visitas ao Outro Mundo nas lendas refletem os costumes de ritos de transição, como também a celebração da ciclicidade da Natureza, bastante presente nessa sociedade que se baseava na passagem das estações do ano, tanto na vida diária, como na religião. Na verdade, os celtas pouco separavam a religião do dia-a-dia, pelo contrário: um fazia parte indivisível do outro.
Outra característica da mitologia celta é a presença de elementos e personagens históricos em suas lendas. Para os bardos, história e lenda eram instrumentos de mesma natureza, usados para preservar a memória popular, portanto, especula-se que um grande número de heróis e heroínas celtas tenham realmente existido e seus atos tenham sido tão marcantes que foram preservados pelos relatos e pelas canções bárdicas.
A mitologia celta vivia tão entrelaçada ao cotidiano do povo que, mesmo com a chegada do cristianismo, foi impossível sua destruição. O que ocorreu foi que o cristianismo acabou por incorporar os mitos. O deus único cristão teve de dividir a adoração com inúmeros santos, alguns deles deuses pagãos cristianizados, outros antigos druidas santificados. O exemplo mais conhecido dessa “incorporação” é a história de Santa Brígida que entre os celtas pagãos era a deusa Brighid da tríplice chama, uma tuatha dé danann (tribo de poderosos deuses irlandeses). Até hoje é mantido aceso no santuário de Santa Brígida um fogo sagrado, cuidado por freiras. O culto a essa deusa em terras irlandesas era tão poderoso e forte que foi inviável abafá-lo e ele sobrevive até os dias de hoje na forma da santa com seu fogo sagrado que jamais se apaga.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

INDICE DE MITOS E LENDAS CELTAS

Atendendo a algumas solicitações, iremos a partir de agora postar as traduções dos mitos celtas! Mas antes resolvemos preparar um guia básico de que mitos são esses e como eles são divididos Os mitos celtas chegam a nós através do registro de monges cristãos, poetas e escribas medievais, que se ocuparam de tomar notas das tradições e lendas que os celtas e seus descendentes - eles mesmos sem língua escrita própria - contavam e recontavam.
Os monges censuravam as passagens que continham paganismo e feitiçaria muito óbvios, muitas vezes recriando passagens inteiras dentro de um contexto cristão. É o caso do irlandês Lebor Gabala (Livro das Invasões), cujo início aponta para a cosmogênese cristã, chegando aos mitos apenas posteriormente.
Na Irlanda, aliás, está o maior volume destas transcrições, um grupo de manuscritos, livros (códices) de pergaminho que foram compilados na Idade Média que hoje estão em posse de universidades irlandesas, que procuram preservar o que sobreviveu a saques, a ataques de traças e ao tempo. Entre esses manuscritos, alguns são muito famosos: o Lebar na Núachongbála (Livro de Leinster), o Leabhar Baile an Mhota (Livro de Ballymote), o Leabhar Mór Mhic Fhir Bhisigh (Grande Livro de Lecan), o Leabhar Buidhe Lecain (Livro Amarelo de Lecan) e o Leabhar Feirmoithe (Livro dos Fermoy) são alguns dos exemplos mais famosos, embora existam outros.
Muitos mitos estão registrados nesses manuscritos, e em alguns casos o mesmo mito apresenta versões diferentes em cada livro. O próprio Lebor Gabála Érenn (Livro das Conquistas) possui versões conhecidas no Livro de Leinster, no Livro de Ballymote, no Grande Livro de Lecan e no Livro dos Fermoy. Neste blog, traduzimos para português a versão em inglês do Livro de Leinster, com interpretações variantes do Livro dos Fermoy.
Diante de tantas versões e variantes, os mitos irlandeses por tema e personagens foram enquadrados em quatro ciclos principais, somados de algumas histórias extras que não se enquadram em nenhum deles.


Textos da Mitologia Irlandesa

- O Ciclo Mitológico -
É a coleção de mitos e lendas, centrada principalmente nos povos que dominaram a Irlanda, dos quais os mais famosos são os Tuatha De Danann.



- Contos-

- Livro das Conquistas (Lebor Gabála Érenn)
- Os Registros dos Reis (Do flathiusaib Hérend)
- Livro da Bretanha (Lebor Bretnach)
- A Primeira Batalha de Magh Turedh (Cath Maige Tuired Cunga)
- A Segunda Batalha de Magh Turedh (Cath Maige Tuired)
- As Jóias dos Tuatha De Danann (Tuath De Danand na set soim)
- A Sátira de Cairpre para Bres
- O Destino dos Filhos de Turenn (Oidheadh Chloinne Tuireann)
- O Avanço dos Filhos de Mil da Espanha pela Irlanda (Tochomlod mac Miledh a hEspain i nErind)
- Como Dagda Conseguiu seu Cajado Mágico
- Como Oengus Ganhou o Abrigo (De Gabáil in t-Sída)
- O Cortejo de Etain (Tochmarc Étaine)
- A Destruição da Hospedaria de Da Derga (Togail Bruidne Da Derga)
- O Sonho de Oengus (Aislinge Óenguso)
- O Destino dos filhos de Lir (Oidheadh Chloinne Lir)
- A Adoção da Casa dos Dois Baldes de Leite (The Fosterage of the House of Two Milk-pails)
- O Conto de Tuan mac Carill (Scél Túain maic Cairill)
- O Estabelecimento da Mansão de Tara(Suidigud Tellaich Temra)
- As Aventuras de Leithlin (Eachtra Léithín)
- O Falcão de Achill (Moí coire coir goiriath)
- O Caldeirão de Poesia (Arsaidh sin a eoúin Accla)
- Excerto: O Tratado do Ogham (Auricept n'an Ecces)
- A Propriedade dos Nomes (Cóir Anmann)
- A Sabedoria dos Lugares - Vol. 1 (Dindsenchas - Vol. 1)
- A Sabedoria dos Lugares - Vol. 2 (Dindsenchas - Vol. 2)
- A Sabedoria dos Lugares - Vol. 3 (Dindsenchas - Vol. 3)
- A Sabedoria dos Lugares - Vol. 4 (Dindsenchas - Vol. 4)
- A Sabedoria das Mulheres (Bansenchnas)



- O Ciclo de Ulster -

Este ciclo conta as histórias dos fatos ocorridos em Ulster, tendo como figura central o heróico Cú Chulainn.


- Contos -

- A Recuperação do Conto do Roubo de Gado de Cooley (Do Faillsigud Tána Bó Cúailnge)
- Como Oengus Ganhou o Abrigo (De Gabáil in t-Sída)
- A Disputa dos Guardadores de Porcos (De Chopur in dá Muccida)
- O Sonho de Oengus (Aislinge Óenguso)
- Os Feitos de Conchobar filho de Ness (Scéla Conchobuir meic Nessa)
- O Nascimento de Conchobhar (Compert Conchobuir)
- Os Homens de Medb, ou: a Batalha do Boyne (Ferchuitred Medba - AKA Cath na Bóinne)
- O Nascimento de Athirne
- Athirne, o Insociável
- O Nascimento de Cú Chulainn (Compert Con Culainn)
- Os feitos da Juventude de Cú Chulainn (Maccgnimrada Con Culaind)
- O Cortejo de Emer (Tochmarc Emire)
- O Treinamento de Cú Chulainn
- O Escudo de Cú Chulainn
- A Morte de Derbforgaill (Aided Derbforgaill)
- A Perseguição de Gruaidh Ghriansholus (Toruigheacht Gruaidhe Griansholus)
- A Morte Trágica de Connla, ou: a Morte do Único Filho de Aoife (Aided Óenfir Aífe)
- A Devastadora Doença de Cú Chulainn, e os Únicos Ciúmes de Emer (Serglige Con Culainn)
- O Conto do Porco de Mac Datho (Scéla Mucce Meic Dathó)
- A Aflição dos Homens de Ulster (Ces Ulad)
- A Fraqueza dos Homens de Ulster (Noínden Ulad)
- O Roubo do Gado de Fraech (Táin Bó Fráich)
- O Roubo do Gado de Regamon (Táin Bó Regamain)
- O Roubo do Gado de Dartaid (Táin Bó Dartada)
- A Condução do Gado de Flidais (Táin bó Flidais)
- O Roubo do Gado de Regamna (Táin bó Regamna)
- A Intoxicação dos Homens de Ulster (Mesca Ulad)
- O Exílio dos Filhos de Usench (Longes mac n-Uislenn)
- A Causa do Exílio de Fergus mac Roig (Fochond loingse Fergusa meic Roig)
- O Cortejo de Ferb - duas versões (Tochmarch Ferbe)
- As Aventuras de Nera, ou: o Roubo de Gado de Angen (Echtra Nerai [al. Táin Bó Aingen])
- O Banquete de Bricriu (Fled Bricrenn)
- O Banquete de Bricriu e o Exílio dos Filhos de Dóel Dermait (Fled Bricrenn 7 Longes Mac n-Duíl Dermait)
- O Roubo do Gado de Cooley - três versões (Táin Bó Cúailnge)
- A Morte Trágica de Cu Roi mac Dairi (Aided Conrói maic Dáiri)
- O Colóquio dos Dois Sábios (Immacallam in Dá Thúarad)
- A Morte de Celtchar (Aided Cheltchair maic Uthechair)
- A Morte de Loeagaire Buadach (Aided Lóegairi Búadaig)
- A Morte de Cú Chulainn (Aided Conculaind)
- A Grande Derrota na Planície de Muirthemne (Brislech mór Maige Murthemni)
- A Morte de Conchobar (Aided Chonchobuir)
- A Hospedaria de Da Chocha (Togail Bruidne Da Choca)
- A Batalha de Airtech (Cath Airtig)
- A Morte de Cet mac Magach (Aided Cheit maic Mágach)
- A Morte de Fergus mac Roich (Aided Fergusa maic Róich)
- A Morte de Ailill e Connal Cernach (Aided Ailella 7 Conaill Chernaig)
- A Morte de Medb (Aided Meidbe)
- A Carruagem Fantasma de Cú Chulainn (Síaburcharpat Con Culainn)
- A Genealogia de Cú Chulainn (De genelogia Con Culaind)
(Alguns contos já constam em edições mais antigas deste blog).



- O Ciclo Feniano -


O apanhado de histórias narrando as aventuras dos Fianna, este ciclo centra-se na figura do herói Finn mac Cumhaill, entre outros.



- Contos-

- A Causa da Batalha de Cnucha (Fotha Catha Chnucha)
- Os Feitos da Juventude de Finn (Macgnímartha Finn)
- Como Finn Encontrou Sabedoria (Tucait Fagbála In Fesa Do Finn 7 Marbad Cuil Duib)
- Finn e o Homem na Árvore (Di Chetharslicht Athgabála)
- A Enumeração do Povo de Finn (Airem Muintere Find)
- O Pequeno Clamor na Montanha de Allen (Bruiden Bheag na hAlman)
- A Caverna Encantada de Keshcorran (Bruidhean Chéise Corainn)
- O Salão Encantado de Ruivo Eochaid (Bruidhean Eochaidh Bhig Dheirg)
- A Queda do Filho do Rei da Grécia (Duan Mhic Rígh Ghréag)
- O Cortejo de Ailbe (Tochmarc Ailbe)
- O Palácio de Fadas das Sorveiras Bravas (Bruidhean Chaorthainn)
- A Batalha de Ventry (Cath Finntrágha)
- A Batalha de Gabhra (Cath Gabhra)
- A Aventura do Palhaço Rude na Capa de Lã Cinza (Echtra Bhodaigh an chóta lachtna)
- A Batalha de Sléphe Cáin (Cath Sléphe Cáin)
- A Perseguição do Gilla Decair (Echtra An Ghiolla Dheacair)
- O Banquete na Casa de Conan (Feis Tige Chonáin)
- A Perseguição de Diarmuid e Grainne (Toruigheacht Diarmada agus Grainne)
- O Encobrimento da Montanha de Howth (Uath Beinne Etair)
- A Morte de Finn - duas versões (Aided Find)
- O Elogio de Cormac mac Airt e a Morte de Finn (Tesmolad Corbmaic ui Cuinn 7 Finn meic Cumhaill)
- O Colóquio do Homem Velho (Acallamh na Senórach)


- O Ciclo Histórico ou dos Reis -


Neste ciclo são contadas as histórias específicas de reis que foram importantes na Irlanda.


- Contos-

- A Destruição de Dind Rig (Orgain Denna Ríg)
- A Morte Trágica de Fergus mac Leide (Aided Fhergusa maic Léide)
- A História de Baile da Voz Clara (Baile Binnbérlach mac Búain)
- O Exílio de Conall Corc (onges Chonaill Chuirc)
- As Aventuras dos Filhos de Eochaid Mugmedon (Echtra mac nEchach Muigmedón)
- A Morte de Crimthann (Aided Chrimthainn meic Fidaig)
- A Alegação da Filha de Gulide (Erchoitmed Ingine Gulidi)
- A Morte de Niall dos Nove Hóspedes (Aided Néill Nóigiallaig)
- A Visita de Laeghaire mac Crimthann ao Mundo das Fadas (Echtra Laegaire meic Crimthainn)
- A Morte de Muircertach mac Erca (Aided Muirchertaig Meic Erca)
- O Conto de Liban a Sereia e a Morte de Eochaid (Aided Echdach maic Máireda)
- A História de Aedh Baclamh (Stair Ar Aed Baclám)
- O Nascimento de Aedh Slaine (Genemain Áeda Sláne)
- A Morte de Dermot (Aided Diarmata Meic Fergusa Cerbeoil)
- O Cortejo de Becfola (Tochmarc Becfhola)
- A Batalha de Carnn Chonaill (Cath Cairn Chonaill)
- Como Ronan Assassinou seu Filho (Fingal Rónáin)
- O Nascimento de Brandub filho de Eochu e de Aedán filho de Gabrán (Gein Branduib maic Echach 7 Aedá in maic Gabráin)
- O Banquete da Fortaleza dos Gansos (Fled Dúin na nGéd)
- A Batalha de Moire
- A Pesada Hospedagem de Guaire (Tromdhámh Ghuaire)
- O Frenesi de Suibhne (Buile Shuibhne)
- O Cortejo de Momera (Tochmarc Moméra)
- A Batalha de Allen (Cath Almaine)


- O Ciclo de Conn & Cormac

- A Batalha de Magh Lena (Cath Maighe Léna)
- O Frenesi do Fantasma (Baile in Scáil)
- O Frenesi de Conn (Baile Chuind Chétchathaig)
- As Aventuras de Connla (Echtra Condla)
- As Aventuras de Art Filho de Conn (Echtra Airt meic Chuind 7 Tochmarc Delbchaeme)
- Ailill Aulom, Mac Con, e Finn O'Báiscne (Ailill Aulom, Mac Con, 7 Find ua Báiscne)
- O Teixo da Disputa dos Filhos (Iarfaiged nech acaib dam)
- A Batalha de Cen Abrad (Cath Cinn Abrad)
- As Notícias de Moshaulum (Scéla Moshauluim 7 Maic Con 7 Luigdech)
- A Batalha de Magh Mucrama (Cath Maige Mucrama)
- O Nascimento Heróico de Cormac - duas versões (Scéla Éogain 7 Cormaic / Genemain Chormaic)
- A Melodia da Casa de Buchet (Esnada Tige Buchet)
- A Batalha de Crinna (Cath Crinna)- Cormac e Ciarnat (Cormac 7 Ciarnat)
- O Conto das Ordálias (Scél na Fír Flatha)
- As Aventuras de Cormac na Terra das Fadas (Echtra Chormaic i Tír Tairngiri)
- As Instruções de Rei Cormac (Tecosca Cormaic)
- O Cerco de Knocklong (Forbhais Droma Damhghaire)
- O Louvor de Cormac mac Airt e a Morte de Finn (Tesmolad Corbmaic Ui Cuinn 7 Finn meic Cumhaill)
- Os Três Chifres de Beber de Cormac ua Cuinn (Cuirn sin tucad do Cormac u Cuinn dar muir)
- A Expulsão do Dessi - duas versões (Tairired na nDéssi)
- A Morte de Cormac mac Airt (Aided Chormaic)


- O Ciclo Mongan


- A Concepção de Mongan, o Nascimento de Mongan - duas versões (Compert Mongáin)
- Uma História de Mongan (Scél Mongán)
- Como Mongan foi Fionn
- Como Mongan foi Privado de Herdeiros (Issed sin dono tall degiartaige o Mongain)
- A Razão para Recontar o Frenesi de Mongan (Tucait baile Mongán)
- O Colóquio de Colum Cille e a Juventude em Carn Eolairg (Imacallam Choluim Chille ocus ind óclaig i Carn Eolairg)
- O Encontro de Mongan e Colum (Mura cecinit)
- A Canção de Mongan a Columbcille (Mongan cecinitdo Colum Cille)

- Ó Monagán, Ó Manannán (A Mongáín, a Manandáin)
- Em Bangor (I m-Bendchur)
- Da Sabedoria das Mulheres (Banshenchus)

---
Além dos Ciclos, na Irlanda também há uma lista de contos de Viagens (Imramma), além de outros contos não agrupados a nenhuma ordem específica, sendo alguns adaptações de histórias estrangeiras. Por enquanto trataremos apenas os Ciclos, que já são em si mesmos um material e tanto. Os demais mitos irlandeses serão tratados em posts futuros.
Por enquanto, listaremos alguns dos textos galeses, que são parte do apanhado de contos Mabinogion que está sendo traduzido para o português na íntegra (a partir da versão da Lady Charlotte Guest), e será postado aos pedaços aqui em breve.

Textos da Mitologia Galesa
O Mabinogion é uma coletânea de contos escritos na época da invasão normanda, por ordem dos líderes locais, de forma a manter as tradições orais, de histórias da época (XI-XIV) e de algumas histórias e crenças muito mais antigas.
O título, Mabinogion, foi criação da Lady Charlotte Guest (a primeira a traduzir esses contos para o inglês). Ela é criticada, no entanto, já que o termo mabinogi tem relação com a infância de um herói, estando portanto ligado apenas aos quatro primeiros contos.
- Os Quatro Ramos do Mabinogi
- Pwyll, Senhor de Dyfed (Pwyll Pendeuc Dyfed)
- Branwen, a Filha de Llyr (Branwen uerch Lyr)
- Manawyddan, o Filho de Llyr (Manawyddan fab Lyr)
- Math, o Filho de Mathonwy (Math fab Mathonwy)
- Os Contos Nativos
- Lludd e Lleuelys (Lludd a Lleuelys)
- O Sonho de Maxen (Breuddwyd Maxen)
- Culhwch e Olwen (Culhwch ac Olwen)
- O Sonho de Rhonabwy (Breuddwyd Rhonabwy)
- Os Três Romances Arturianos
- Owain, ou, a Dama da Fonte (Owein, neu Chwedyl Iarlles Y Ffynnawn)
- Peredur (Historia Peredur)
- Gereint e Enid (Gereint)
- Outras questões
- Taliesin (Ystoria Taliesin) não é tradicionalmente um conto considerado parte do Mabinogi. Aqui o trataremos como integrante, por coerência à versão da Lady Charlotte Guest.
Fontes: