TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

terça-feira, 19 de abril de 2011

OS CLANS ESCOCESES

As Terras Altas (em gaélico escocês A' Ghàidhealtachd, em inglês Highlands ) são uma zona montanhosa do norte da Escócia, onde o catolicismo permaneceu influente ao longo da História da Escócia.

As Terras Baixas, por outro lado, são um bastião do protestantismo (sobretudo o calvinismo na sua forma presbiteriana).
Politicamente, as Terras Altas caracterizavam-se até ao século XVIII por um sistema feudal de famílias poderosas, os famosos clãs escoceses.
A língua gaélica escocesa é atualmente falada apenas em algumas regiões das Terras Altas.
O seu centro administrativo é Inverness.


Antes do século XIX, havia uma grande concentração de habitantes; porém após alguns acontecimentos - como por exemplo a Revolução Industrial - os quais resultaram na migração dos habitantes dessa área para as áreas urbanas, atualmente as Terras Altas possuem uma alta escassez de habitantes.




Evolução e funcionamento

- Papel do chefe
A autoridade do chefe é absoluta, e ele decide as suas alianças e as suas guerras. Até à batalha de Culloden, o clã constituiu a estrutura da sociedade escocesa.
A coerência desse modelo fazia passar o clã à frente de seus membros. Assim, quando alguém de um clã, acusado de roubo, escapava à justiça, outro homem do mesmo clã podia ser julgado em seu lugar.


- Composição dos nomes
O prefixo Mac no início da maioria dos nomes próprios significa "filho" (em gaélico escocês); assim, Andrew MacDonald é "filho de Donald".
Em gaélico, quando se trata de uma mulher, Mac é substituído por Nic, que quer dizer "filha". Por exemplo, Margaret MacRae transforma-se em gaélico para Mairead NicRath.
Se todos os membros do clã têm o mesmo nome de família, que é o do clã, tradicionalmente apenas o chefe pode reclamar esse nome.
Assim, o chefe do clã Macfarlane será chamado "Macfarlane", sem referência ao seu primeiro nome; os homens considerados de "qualidade inferior" são chamados pelo seu primeiro nome, acoplando o seu lugar de residência; por exemplo, "Iain de Tallisker"

- Alguns dos Principais clãs:

Anderson
Boyd
Brodie
Cameron
Campbell
Chisholm
Davidson (Mac Dhai)
Donald
Douglas
Forbes
Fraser
Gordon
Graham
Grant
Lamont
Leslie
MacAlister
MacAdson
MacDuff
MacFarlane
MacGregor
MacInnes
MacKay
MacKenzie
MacKinnon
MacKintosh
MacLaren
Maclean
MacLeod
MacNab
MacNeil
MacPherson
MacRae
Menzies
Munro
Murray
Robertson
Sinclair
Stewart/Stuart
Wallace
Ramsay
McBride

Nos próximos posts, editaremos a História de alguns dos principais clans escoceses

Um comentário: