TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

AS BANSHEE



s Banshee caíram no imaginário popular como uma espécie de alma penada que vaga sem rumo entre este mundo e o Além, surgindo em meio de aparições fantasmagóricas para azarados mortais em lugares poucos belos tais como cemitérios, castelos com fama de serem mal assombrados e principalmente entre soldados mortos em um campo de batalha.
As banshee são vistas alternativamente assumindo 03 formas, a saber: aparecem como meninas da mais tenra idade, mulheres jovens ou anciãs, mas invariavelmente algo em seu aspecto físico chama atenção seja pela inerente ´´doçura´´ da meninez apresentada, a sensualidade curvilínea só vislumbrada nas mais formosas das fêmeas ou ainda bizarra deformidade conduzida pela senilidade avançada.


Com o poder de se ´´apossarem´´ por curto espaço de tempo seja do corpo de animais ou humanos e deles fazerem seus incautos marionetes, podendo atravessar a mais sólida parede como fosse fumaça e com o dom de realizarem os desejos daqueles dispostos a selarem com elas um pacto nefando onde por fim se perca a alma. Porém, de tudo, o mais terrível era o seu grito que emitido seria capaz de gelar o sangue do mais corajoso homem , matar os mais fracos, enlouquecer ou simplesmente deixá-lo surdo para o resto da vida.
Curioso observar que ligam as banshee à figura de Morrigan e suas irmãs Fraya ( chamada de ´´ a Odiosa ´´ ), Nemon ( conhecida também popularmente como ´´ a Venenosa ´´ ) , Badh ( atendendo pelo apelido sugestivo de ´´a Fúria´´ ) e Macha ou bem até a a imagem da deusa Brigith que nascendo como patrona da poesia e das artes termina ficando muito vinculada a idéia de luto com a história da perda de seu filho na batalha entre os Fomorianos e Tuatha Dé Danann.
Seja Morrigan, Brigith ou quem for , o fato é que as banshee estão sempre na posição de portadores de más notícias na forma de morte precoce, doença e grande sofrimento, só que na origem etimológica a palavra ´´banshee´´ vem de ´´ Bean-Sídhe´´ que se traduz como ´´ Mulheres da Colina´´, uma referência ao último refúgio dos Tuatha Dé Danann que permaneceram na Irlanda e recolheram-se em ´´sídhe´´ ( singular sídh ) / colinas , individualmente escolhidas por Dagma para ser a morada de cada deus e deusa gaélicos.
Agora, é importante frisar que tal como haviam as ´´ Bean-Sídhe´´ / Mulheres da Colina haviam também os ´´Fer-Sídhe´´ / Homens da Colina que reunidos compunham os ´´Aes Sídhe´´ / Povo das Colinas ou encurtando ´´ Sídhe´´.
Porém, o que sobreviveu mesmo até os dias de hoje e projetou para fora do imaginário mítico irlandês foi a figura tétrica das ´´banshee´´.
De inicio este mito ´´transfigurado´´, as banshee serviam como protetoras das cinco principais famílias da Irlanda; os O'Neill, O'Brien, O'Connor, O'Grady e Kavanagh.
De fato a supostas aparições das banshee para além da Irlanda se deram tal como que acompanhando estas famílias para outros países .
Mesmo atualmente é recorrente a idéia de que chamar as banshee em voz por volta de 03 vezes em certos locais tidos como de centros de poder místico em datas astrologicamente ´´peculiares´´ renderia a possibilidade de obter favores destas sombrias senhoras....


Significado

Banshee é um ente fantástico da mitologia celta (Irlanda) que é conhecida como Bean Nighe na mitologia escocesa.

O termo origina-se do irlandês arcaico "Ben Síde", pelo irlandês moderno "Bean sídhe" ou "bean sí", significando algo como "fada mulher" (onde Bean significa mulher, e Sidhe, que é a forma possessiva de fada). Os Sídh são entidades oriundas das divindades pré-cristãs gaélicas.




Aparência


Sejam quais forem suas origens, as banshees aparecem principalmente sob um dos três disfarces: uma jovem, uma senhora ou uma pessoa esfarrapada.
Isso representa o aspecto tríplice da deusa Celta da guerra e da morte, chamada Badhbh, Macha and Mor-Rioghain.
Ela normalmente usa uma capa com capuz cinza, ou uma roupa esvoaçante ou uma mortalha.
Ela também pode surgir como uma lavadeira, e é vista lavando roupas sujas de sangue daqueles que irão morrer. Nesse disfarce ela é conhecida como bean-nighe (a lavadeira).
Segundo a mitologia celta, também pode aparecer em forma de uma jovem e bela mulher, ou mesmo de uma velha repugnante. Qualquer que seja a forma, porém, sua face é sempre muito pálida como a morte, e seus cabelos por vezes são negros como a noite ou ruivos como o sol.
O gemido da Banshee é um som especialmente triste que parece o som melancólico do uivo do vento e tem o tom da voz humana além de ser audível a grande distância. Embora nem sempre seja vista, seu gemido é ouvido, usualmente a noite, quando alguém está prestes a morrer. Em 1437, se aproximou do rei James I da Escócia, uma vidente ou banshee que profetizou o assassinato do rei por instigação do Conde de Atholl. Esse é um exemplo de banshee em forma humana.
Existem muitos registros de diversas banshees humanas ou profetizas que atendiam às grandes casas da Irlanda e às cortes dos reis locais. Em algumas partes de Leinster, se referem a elas como bean chaointe (carpideira) cujo lamento podia ser tão agudo que quebrava os vidros.
É bom lembrar que a banshee pertence exclusivamente à raça Celta.
Ela jamais será ouvida a anunciar a morte de qualquer membro de outras raças que compõem a população irlandesa.
A banshee também pode aparecer de várias outras formas, como um corvo, uma espécie de ratazana, lebre ou doninha – animais associados, na Irlanda à bruxaria.

Lenda

As Banshee provêm da família das fadas, e é a forma mais obscura delas.
Quando alguém avistava uma Banshee sabia logo que seu fim estava próximo: os dias restantes de sua vida podiam ser contados pelos gritos da Banshee: cada grito era um dia de vida e, se apenas um grito fosse ouvido, naquela mesma noite estaria morto.
Tradicionalmente, quando uma pessoa de uma aldeia irlandesa morria, uma mulher era designada para chorar no funeral.
Nós usamos a palavra carpideira. Mas, as banshees só podiam lamentar para as cinco maiores famílias irlandesas: os O'Neills, os O'Briens, os O'Connors, os O'Gradys e os Kavanaghs no caso, uma fada era responsável por cada família. Seria o choro da mulher fada.
Essas mulheres fadas apareceriam sempre após a morte para chorar no funeral. Conta a lenda que quando um membro de uma dessas famílias morria longe de sua terra, o som da banshee gemendo seria o primeiro aviso da morte.
Também se diz que essas mulheres, chamadas de fadas, seriam fantasmas, talvez o espírito de uma mulher assassinada ou uma mulher que morreu ao nascer.
Na Irlanda se acredita que aqueles que possuem o dom da música e do canto, são protegidos pelos espíritos; um, o Espírito da Vida, que é profecia, cujas pessoas são chamadas “fey” e têm o dom da Visão; o outro, o Espírito da Maldição que revela os segredos da má sorte e da morte, e para essa trágica mensageira o nome é Banshee.








The cry of Banshee - Brocas Helm



Lovers of the dark, step into the light...
We know your brave, you’ve come to see us dream


Many times before, now we open up a door


To a world so flaming bright, a world you’ve never seen


Can you hear the Banshee scream


Can you hear the Banshee scream


Can you hear the Banshee scream


You know that silence


Is not our middle name


Can you recognize the game


Step into the gate and


Grasp the hand of fate It’s a time machine, a devil’s dream


And yet it’s in your grasp


Legends of the past


Can you hear the Banshee scream


Banshee howling in the city


Means a knight has died


For what reason for what glory


Who knows for what pride


Country king or criminal


War or vengeance, what the Hell


Death is all the same


If he died in shame or Honor


Who on Earth can tell


Lovers of the dark, step into the night


We know your brave, you’ve come to see us dream


Many times before, now we open up the door


To a world so flaming bright, a world you’ve never seen


Can you hear the Banshee scream


Can you hear the Banshee scream


Can you hear the Banshee scream


Lovers of the dark, step into the light


Can you hear the banshee


Can you hear the Banshee scream

34 comentários:

  1. Preciso saber mais sobre a Banshee, vc deria enviar algo?
    Meu e-mail: darla_violet@hotmail.com

    Abraços
    Darla

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que sou uma Banshee, eu já previr 5 mortes, eu ouço vozes. Não sei se tenho poderes,a minha avó nasceu na Irlanda e eu acho que ela era uma Banshee, mais ela morreu antes de eu nascer. Me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de ajuda também... podemos ser amiga? É nós ajudar?

      Excluir
    2. Eu posso te ajudar

      Excluir
    3. Eu tbm gostaria de aprender com vc

      Excluir
    4. Oie gostaria da sua ajuda também eu já previa três mortes e vejo coisas e sinto coisas. Se puder entrar em contato o mais breve possível eu agradeceria. Obrigada

      Excluir
    5. Dblstyles@gmail.com está e meu email.⬆️

      Excluir
    6. Podem me ajudar por favor, eu acho que sou uma

      Excluir
  3. Eu acho que sou uma Banshee, eu já previr 5 mortes, eu ouço vozes. Não sei se tenho poderes,a minha avó nasceu na Irlanda e eu acho que ela era uma Banshee, mais ela morreu antes de eu nascer. Me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá eu já previ 8 mortes a minha mãe ela disse que ela tambem é uma banshee tal como eu e nós ajudamos as pessoas eu posso te ajudar a controlar as tuas vozes da cabeça e o tom do teu grito. eu nasci em portugal e agora tenho 17 anos estudei magia 6 anos na irland...bem resumindo eu posso te ajudar

      Excluir
    2. Oi queria que você me ajudasse a saber se sou uma banshee

      Excluir
  4. Como saber se sou uma Banshee?

    ResponderExcluir
  5. Como eu sei que sou uma Banshee?

    Eu previ a morte do meu avô, tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Como eu sei que sou uma Banshee?

    Eu previ a morte do meu avô, tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Alguém me ajuda as vozes na minha cabeça não param meu telefone (11977334456

    ResponderExcluir
  8. assistam teen wolf va ajudar muito voçes

    ResponderExcluir
  9. Hey alguém me ajuda por favor, ultimamente a minha amiga está prevendo algumas coisas estranhas pqp alguém nos ajuda, nos estamos achando que ela é uma banshee

    ResponderExcluir
  10. Gente se alguém quiser me chamar no whats para me ajudar o meu número ta aqui: (55) 11 954086831

    ResponderExcluir
  11. Me ajudem por favor , eu já senti uma morte , estou sentinfo outra por vir , de uma pessoa que estudou na minha escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ajudar? Meu email é katrinapetrovaperis@Gmail.com

      Excluir
  12. ouço barulhos estranhos, minha cabeça doí, já previ algumas coisas ruins que depois as pessoas vieram a morrer. o que eu sou, é possível isso d eu ser uma banshee, não é só uma lenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo é uma lenda, eu mesma sou uma banshee se você queser ajuda e só pedir meum email

      Excluir
    2. Gente me ajudem eu acordo no meio da noite ouvindo vezes gemendo e chorando como um pressentimento esquisito faz mais de 3 anos isso eu tenho uma grande vontade de gritar mais não consigo pk parece que alguém ta segurando a minha voz eu escrevi coisas em inglês que eu to com medo de traduzir ou ouço chamar meu nome no meio da noite tenho sonhos esquisito outro dia eu sonhei com um cemitério e tinha um monte de mulher em redor de mim querendo vir pra cima como se eu fosse culpada de alguma coisa minha avó que e irlandesa me conta várias estorias da irlanda ela me contou de uma guerra em que vários homens morreram e os mais feridos viam mulheres pegando as almas dele e levando e ela olhava para os homens feridos e dava um griti que seus ouvidos chegavam a sangrar e como prometido da minha vo estou chegando aos meus 18 anos e eu vou ir morar na irlanda mais minha vo contou outra história que me fez pesquisa isso ja vai fazer de uma Banshee mais tbm e conhecida como Bean nighe que essa banshee foi a primeira de todas e ela teve um filho um dia seu filho foi para a guerra e ele morreu quando ela vio o seu filho estirado no chão que ela deu um grito que simplesmente enlouqueceu todos seu grito foram ouvidos a quilômetros de distância gente obrigado por tudo so tenho msm a agradecer a minha avó pelas histórias gente me ajudem pfvr??♥

      Excluir
  13. Vcs sabiam que para ficar mas claro de entender o que as vozes dizem é só vcs gritarem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada realmente ajudou so espero que minha familia nao me ache louca e me interne mas obrigada

      Excluir
    2. Mim chama lá pfv 14 997117786

      Excluir
  14. Não sei se sou uma banshee mais as vezes (nem sempre) ouço coisas que ninguém ouve como chuva e trovão,sussurros e etc...alguém. Poderia me ajudar grata...!

    ResponderExcluir
  15. eu preciso que alguem me ajude, eu nao sei se sou uma banshee ou algo do tipo antes a alguns anos eu nao acreditaria nessas coisas mas agora nada mais me surpriende. Entao eu ja previ 2 mortes so nesse ano e no total eu ja previ 3 mortes e ja to acostamando a escutar gritos quando vou em algum lugar que varias pessoas ja morreram com hospitais e as vezes praças as praças sao as mais assustadoras mais voutando ao assunto as vezes quando esta ventando munto forte escuto sussurros os quais nao consigo entender muito bem, tenho sonhos que todos chamam de assustadores e uma vez ja vi minha bisavó morta sentada no sofa me encarando mais acho que isso nao vem aou caso, acho que nao tenho acestrais irlandeses mais talves tenha pois minha familia e a maior mistura de raças, e tambem parece que prever morte e de familia minha mae previu minha vo previu e minha bisavó previu as que vieram antes eu nao faço ideia, entao e isso talves nao tenha demonstrado o medo nas minha palavras mais eu estou com medo de mim mesma e espero que alguem me ajude porque talves eu realmente seja uma banshee ate minha aparencia se equivale a aparencia delas e por favor alguem me ajuda ver outra pessoa que eu amo morrer

    ResponderExcluir
  16. Como saber se sou uma banshee?

    ResponderExcluir