TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DE CONCHOBAR FILHO DE NESS - TRADUÇÃO

NOTICIAS DE CONCHOBAR FILHO DE NESS
Scéla Conchobair maic Ness
O Livro de Leinster


1. Um homem maravilhoso príncipe foi Conchobar filho de Ness, que está aqui registado (como rei) sobre o Ulster. Ele foi chamado de sua mãe, ou seja, Ness, filha do rei Eochaid Yellowheel do Ulster, foi mãe Conchobar. É por isso que ela foi nomeada Ness, a saber, havia doze fosterfathers promover a menina de acordo com o desejo Eochaid's. Assa foi o nome que eles tinham para ela em primeiro, pois era muito fácil (ASSA) para promover a ela. Houve uma feroz campeão na Irlanda, na época chamado Cathbad filho de Ross. Além de ser um campeão, ele era um bruxo. [1] Assim, ele foi em uma rodada de defender para os distritos de Munster. E ele aconteceu com o seu bando guerreiro a entrar para a casa da filha de fosterers Eochaid's. A menina de doze fosterers foram todos mortos por ele em uma única noite, e ninguém sabia quem havia feito o riso.


2. Após esta menina passou a defender a-, e teve os braços e saiu-se para trás com três Enéadas toda a Irlanda que ela poderia saber quem tinha matado fosterers. E ela pôs os resíduos tribos, que devastou a todos igualmente, porque ela não sabia que seus inimigos, em particular. "Deixe-a ser chamado de Ni-Hassa (não fácil) daqui em diante", diz a cada um. Ni Daí ela foi chamada-Hassa.


3. Então ela foi um soldado, na província de Ulster. Ela passou um dia lá só para tomar banho, quando a ela o que aconteceu o campeão, Cathhad. Ele veio entre ela e (ela) earshafts e agarrou-a, e eles forgathered, de modo que ela se tornou sua amada esposa e lhe deu um filho. Que, então, era o filho, filho de Conchobar Cathbad.


4. Bright era certamente a dignidade que nasceu nele, ou seja, onchobar. Que então era razoável, pois na hora em que Cristo nasceu, ele nasceu. Sete anos antes de seu nascimento sete profetas estavam profetizando ele, (e eles disseram que) uma luz maravilhosa teria nascido, no Natal de Cristo, a pedra lá whereon Conchobar nasceu, e seu nome seria famosa na Irlanda.


5. Grande foi a dignidade Conchobar no fim de sete anos após seu nascimento. 'Tis, em seguida, obteve o reino do Ulster. Esta foi a causa da mesma. Ness Sua mãe, filha de Eochaid, era solteira. [2] Fergus filho de Ross foi, então, no reinado de Ulster. Ele desejou a mulher, mesmo Ness, para sua esposa. "Não é assim," Quoth ela, "até chegar em uma respectivos galardão, a saber, o reinado de um ano para meu filho, para que possa passar conie que seu filho pode ser chamado o filho de um rei." "Conceder-lo", diz cada uma ", ea realeza será a tua, embora o reinado nominal será seu." Assim, após essa mulher dorme com Fergus, ea realeza do Ulster é nominalmente Conchobar.


6. Então a mulher começou a instruir o seu filho e sua fosterers e sua família, a saber, a segunda faixa de cada homem, e para dar (a sua riqueza) para outro, e seu ouro e prata foram entregues aos campeões do Ulster, por causa do resultado de seu filho.


7. Agora no ano que dia do final da época chegou. Então Fergus, reivindicou seus compromissos. "Uma conversa sobre isso!" dizem que o Ulster. Eles levaram o conselho de um conjunto único. Eles consideraram uma grande desonra que Fergus lhes tinha dado (a Ness), como uma noiva-preço. Mas eles eram gratos a Conchobar pelo seu dom preciosos para eles. Este era então o seu voto: "O que Fergus vendidos, deixá-lo parte dele: o que Conchobar comprou deixá-la ficar com ele."


8. So 'tis Fergus então que se separaram a partir do reinado de Ulster, e' tis Conchobar então que era chamado de overking de um quinto da Irlanda.


9. Grande, na verdade, era a reverência que o Ulster deu Conchobar. Esta realmente foi a reverência que tinham, a saber, quando qualquer homem do Ulaid se casou com uma menina crescida, ela dormiu com Conchobar na primeira noite, de modo que ele se tornou seu primeiro marido.


10. Na terra foi mais sábio não bairn. Ele nunca proferiu um acórdão em um momento em que não lhe era permitido, a fim de que ele não poderia emitir um juízo falso, de modo que suas colheitas não pode ser a pior do mesmo. [3]


11. Na terra, então. houve mais poderoso campeão, e ele nunca foi deixado em perigo, ou seja, prever o filho do rei. Campeões e veteranos de guerra e valorosos utilizados para a frente em batalhas e conflitos, de modo que possa haver qualquer perigo para ele.


12. Quando qualquer homem de Ulster usado para dar-lhe hospitalidade de uma noite, ele vised dormir essa noite com a esposa do homem.


13. Trezentos e sessenta e cinco pessoas na casa Conchobar, isto é, o número de dias do ano é o número de homens que estavam na casa Conchobar. Entre eles estava uma parceria, a saber, um homem para alimentar-lhes todas as noites, de modo que o primeiro a alimentá-los naquela noite, viria novamente no final do ano. Não foi pequena a alimentação, a saber, um porco e um veado e um IVA (de cerveja) para cada homem. Houve, no entanto, os homens nos quais, como é dito, isso não basta, por exemplo, Fergus mac Roig. Se for verdade que ser nobre, era o seu tamanho, ou seja, o heptad de Fergus não foi muitas vezes encontrou-se com qualquer outro, a saber, sete metros entre sua orelha e lábios, e sete punhos (ou seja, 42 polegadas) entre os olhos, e punhos sete no nariz, e sete punhos em seus lábios. A faixa de um alqueire-copo foi a umidade de sua cabeça ao ser lavado. Sete punhos em seu pênis. Um alqueire-saco em sua bolsa escrotal. Sete mulheres para travar ele [4], se Flidais deveria vir. Sete suínos e sete (cubas de cerveja) e sete cervo para ser consumido por ele, ea força de setecentos nele. Era necessário para ele então para alimentar a família durante uma semana (sete dias) mais do que ninguém.


14. Agora Conchobar mesmo usado para dar (?) Lhes (festa do) Allhallowtide por causa da montagem do grande anfitrião. Era necessário prever a grande multidão, porque todo mundo do Ulster, que não viria a Emain em Allhallow-eve perder os sentidos, e no dia seguinte, o seu carrinho de mão e seu túmulo e sua lápide foram colocados.


15. Assim Conchobar teve de fazer grande disposição. Os três dias antes Allhallows e três dias após Allhallows foram distinguidos por ele pela festa na casa de Conchobar. Beautiful certamente foi a última morada. Três casas tinham Conchobar, a saber, o Cróeb 7-ruad eo Brecc Teite e do Ramo Vermelho. No Ramo Vermelho costumava ser a cabeça e os despojos. No Cróebruad eram os reis, ou seja, era forte (?) Para os reis. No Brecc Teite, então, eram as lanças e os escudos e da espada, isto é, foi salpicada com o punho da espada empunhada de ouro eo brilho das lanças azul, seus colares e seus rolos de ouro e prata, e com as escamas douradas e silvern e círculos do escudo, e com o serviço de copos e os chifres e as taças.


16. É por isso que as armas foram tomadas a partir delas (quando eram) em uma casa. Sempre que ouvi qualquer coisa rude, a menos que tomou vingança por ele de uma vez, todo o homem que se levantam contra a outra, de modo que cada um deles batia a cabeça e seu escudo em outro por toda a casa portanto suas armas foram retirados de todos eles em o Brecc Teite.


17. Aí foi a Ochoin de Conchobar - isto é, escudo Conchobar: quatro aros de ouro estavam em volta dela. E Fubán Cuchulainn e Lámthapad Conall Cernach, eo Ochnech de Flidas, eo Órderg de Furbaide, eo Coscrach de Causcrad, eo Echtach de Amergen, e do IR de Coiidere, eo Caindel de Nuada, eo Leochain de Fergus eo Uathach de dubthach, eo Lettach de Errge, eo Brattach do Mend, eo Luithech de Nóisiu, eo Nithach de Loegaire, ea Croda do Cormac, eo Sciatharglan de Senchaid, eo Chatha Comla de Celtchar. Mais do que pode ser numeradas foram todos os escudos outros aí.


18. Muita dignidade e prazer, fama e visibilidade era esta casa de Conchobar. Embora não houvesse campeões e heróis aí salvar, primeiro, Fergus mac Roig, que foi o suficiente de valor - o homem que, na luta de Garech sobre o espólio de Gado Cdalnge, corte a Formaela três de Meath - isto é, as três pancadas que ele deu a terra, quando a sua ira com Conchobar veio a ele, para que os três colinas ainda estão lá, e aí permanecerá para sempre.


19. Embora não houvesse thcre bravura salvar Conall filho Cernach de Amergen a morena, que seria ele o suficiente para contenção, isto é, a partir da hora que ele tomou uma lança na mão, ele nunca ficou sem um assassinato do Connaughtmen cada dia, e sem destruir (as casas) por fogo toda a noite. E ele nunca dormiu sem cabeça Connaughtman sob o joelho. Não havia na Irlanda um cow-chefe da terra na qual Conall Cernach não tinha feito o abate de cerca de um. 'Tis este Cernach Conall que o Mac dividido porco-da-tho como um troféu de bravura na frente dos campeões dos homens da Irlanda. O homem que vingou a Ultonians sobre os homens da Irlanda, ou seja, para, dentre eles, haviam sido mortos, ou serão mortos até Doom. O homem que, quando ele tomou uma lança na mão, nunca saiu de sua montagem sem cabeça Connaughtman na mão.

20. Além disso, houve a rodada rapaz fanious quais os homens da unidade Irlanda, a saber, Cuchulainn, filho de filho Sualtani de Beccaltach filho de Móraltach, filho de Umendruad (?) Fora do elfmounds, eo filho Dolb Beccaltach de seu irmão, e Ethne Ingubai , esposa do Elcmaire fora do elfmounds, sua irmã, e sua filha Dechter Cathbad, a mãe de Cuchulainn. Muito corte e muito afiados foram os feitos do rapaz. Foi doloroso para ser contra ele quando ele estava irritado. Seus pés usada para executar redonda e tornozelos, de modo que eles foram tão rápidos quanto um. . . . Cada cabelo, que era do petróleo ele foi tão acentuada como o espinho de um Hawtree, e uma gota de sangue para ser usado em cada cabelo. Um dos dois olhos usado para entrar em sua cabeça, e os outros fora dela o tamanho de um punho. Ele reconheceu nem queridos ou amigos. Ele mataria tanto hinm atrás e na frente dele. Além de todo homem, na Irlanda teve os feitos bélicos que ele ficou de Scdthach filha Buanann de Ardgeimm em Letha, a saber, a proeza de Catt ea façanha de Cuar, ea maçã-feito, e à beira-feito, e no supino -feito, e pouco a façanha do dardo, ea corda-feat, eo corpo-feito, e pulo do campeão, eo casting da vara, o salto mais neim (?), e dobrar o de um campeão nobre , e lança gapped, ea bai de rapidez, ea roda-feito, e à beira-feat (?), e do talento de respirações, e os aplicativos. . . . de. . . ., E choro do campeão, eo curso com o poder em meio ao lado de curso, ea correr contra uma lança, em meio com straightemiing do corpo oii seu ponto, com a ligação de um herói.


21. Maior (que pode ser dito era) A numeração da casa Conchobar eo nuniber de suas casas, a saber, três salas de cinqüenta dentro, no meio de três casais em cada roonm. Um lambril de teixo vermelho (era redondo) da casa e dos quartos. Sala Conchobar no chão da casa. Frentes de bronze em torno dela com top-anéis de prata e de aves de ouro no frentes, e jóias de pedras preciosas, que são os olhos em suas cabeças. Uma vara de prata acima eonchobar, com três maçãs de ouro em cima dele, para instruir o anfitrião, em meio quando se agitou, ou o som de sua voz se levantou, o anfitrião ficou em silêncio, e apesar de (apenas) uma agulha deve cair no chão da casa, que seria ouvido owimig o silêncio em que foram de respeito por ele.


22. Trinta campeões em sala Conchobar farra. Ólnguala - isto é, o IVA Gerg's, sempre cheio no chão da casa. 'Tis a ele que foi interposto fora de Glenn Geirg Gerg quando foi morto por Conchobar.


23. Um homem de gestão grande (era) dentro, a saber, Bricriu filho de Carbaid. Filhos nimme de Carbaid o Grande (estava) no prazo, a saber, Glaine e Gormainech, Mane, Minscoth e Ailill, coacção e Ret e Bricriu. [5] A virulenta, cara-suja com espigas foi que Bricriu. Ele tinha o suficiente de veneno. Se ele tentou manter em segredo a sua mente, uma fervura roxo iria crescer fora de sua testa, e era tão grande como o punho de um homem. Assim que ele costumava dizer para Conchobar ", ele irá se romper a partir da fervura esta noite, ó Conchohar".


24. Verdadeiramente muitas pessoas maravilhosas estavam em casa Concliobar nesse sábio.



NOTAS Stokes:


1. Assim, o Deiotarus gálatas foi um rei e um bom augúrio, Cicero De div., T, 16, § 26: II. 26, § 76. 2. Literalmente 'no celibato.
3. Veja Strachan, Heródoto, livro VI., P. 210.
4. sensu em obscaeno? [Em outras palavras, Stokes - e outros - a certeza de que o uso de "travar" é uma forma de o clérigo para obscurecer o fato de que ela teve sete mulheres ao mesmo tempo para satisfazer sexualmente Fergus, salvo Flidais estava a dormir com ele . Flidais é mencionada em outra parte "A condução do gado Flidais" e no livro de invasões como o dono do boi mágico. - MJ]
5. Somente oito são mencionados. FONTE: "A notícia da Conchobar filho de Ness", ed. e trans. por Whitley Stokes. Ériu. vol. II. Londres: David Nutt, 1908.

Nenhum comentário:

Postar um comentário