TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O NASCIMENTO DE CÚCHULAIN - Segunda Versão

O NASCIMENTO DE CÚCHULAIN - Segunda Versão


Dechtire, irmã do rei Conchobar de Ulster, foi, com cinqüenta outras donzelas raptada sem conhecimento do Ulster e Conchobar. Nenhuma pista, nem nenhum traço delas foi encontrado, e o Ulster as encontraram ao fim de três anos.
Dechtire e suas servas guardiãs se aproximaram então sob a forma de um bando de pássaros sob a planície indo para Emain Macha, e destruiu a vegetação, de modo que não deixaram nenhuma raiz de grama no chão. Este fato era causa de grande aflição para o Ulster. Eles foram então atrelar nove carros para caça de aves, pois caçar aves era costume deles. Entre o grupo de caçadores estavam Conchobar e Fergus Mac Roig e Amergin e Blai dos Hospitaleiros e Bricriu.
As aves foram antes deles para o sul através de Sliab Fuait, ao longo dos Ford de Lethan e da Ford Garach e sobre a planície de Gossa entre os homens de Ross e os homens de Arda. Em seguida a noite alcançou-os e o bando de pássaros escapou por isso eles desatrelaram seus carros.
Fergus foi em busca de um alojamento e ele se deparou com uma casa nova, onde se encontrava um casal. Eles lhe deram acolhida e lhe ofereceram comida, mas ele não aceitou sua hospitalidade, pois seus companheiros ainda estavam desabrigados.
"Vem tu com teus companheiros a casa, e boas vindas a todos vocês", disseram eles. Fergus então saiu para seus companheiros e tiveram todos riscos, os homens e os cavalos se bem que eles estavam todos na casa (então de repente o ruim se torna grande e magnífico).
Então Bricriu saiu, e ele ouviu Cnu Deroil. Ele ouviu o som da música melancólica das fadas, mas ele não sabia o que significava. Ele foi em direção ao som até que ele se deparou com um grande, salão, adornando a casa diante dele. Ele se aproximou da porta, e, olhando para dentro, viu o dono da casa.

"Venha, ó Bricriu", disse ele, "por que estás fora?"
"Bem vindo de fato", disse uma mulher que estava ao lado do dono da casa.
Bricriu considerado o belo, nobre aspecto guerreiro, e perguntou: "Por que a mulher também a nós felicitou elegantemente?"

"É por causa dela que eu te saúdo", disse o homem, "está faltando alguém para você em Emain?"

"Não é verdade", respondeu Bricriu; "cinqüenta donzelas foram perdidas por nós, pelo espaço de três anos."

"Serias capaz de reconhecê-las, se tu as visses", perguntou o homem.

"Eu não poderia reconhecê-las", disse Bricriu, "o lapso de três anos, ou a doença de três anos, talvez possa causar ignorância ou falta de reconhecimento da minha parte."
"No entanto, tente reconhecê-las", disse o homem. "As cinqüenta donzelas a quem procuras estão aqui na casa, e a chefe delas é ela que está aqui ao meu lado. Dechtire é o nome dela, e foram elas que vieram na forma de bando de aves para Emain Macha, a fim de induzir o Ulster a vir para cá."

A mulher deu um manto púrpura bordado à Bricriu, e ele voltou depois aos seus companheiros. Quando retornava a sua empreitada, Bricriu pensou consigo mesmo o seguinte: “Essas cinqüenta donzelas que faltam para Conchubar encontrá-las seria lhe bajular. Por isso vou esconder que eu encontrei sua irmã com as mulheres, eu direi apenas que encontrei uma casa e uma companhia de mulheres encantadoras nela.”

Quando chegou Bricriu, Conchobar perguntou-lhe as novidades.


"O que é isso para ti?", Perguntou Bricriu. "Eu me deparei com uma magnífica casa, aí eu vi uma rainha radiante e nobre, querida e amável, uma companhia de belas e puras mulheres, um lar generoso e brilhante."
"Cortem-lhe a casa", ordenou Conchobar. "O mestre da casa que é um assunto meu, pois é na minha terra que ele habita. Que a sua esposa vinha e durma comigo esta noite”.

Ninguém foi encontrado que iria para esta incumbência, exceto Fergus. Ele foi e falou a sua mensagem, e ele foi bem acolhido e que a mulher veio com ele. Ela queixou-se a Fergus que as dores do parto estavam em cima dela. Então Fergus disse a Conchobar que uma trégua deveria ser concedida a ela. Então, sob o acordo, se deitam lado a lado e adormecem. Quando acordou pela manhã, eles viram um menino na dobra do manto de Conchobar.

"Leve a criança para ti", disse Conchobar à sua irmã Finnchoem. Quando Finnchoem olhou para o menino ao lado Conchobar, ela disse: "Meu coração ama esse menino, assim como ele é a mesma coisa comigo, como meu próprio filho Conall".

"Há realmente pouca diferença entre eles", disse Bricriu; "esta criança é o filho de Dechtire tua própria irmã. É ela que, com suas cinqüenta donzelas, esteve ausente do Emain por três anos e agora está aqui.”

(O estranho misterioso que estava com Dechtire era Lug dos braços compridos, do Tuatha de Danann.
A criança foi nomeada Setanta até que ele matou o cão de Culann o ferreiro, após isso será conhecido como Cu Chulainn [Cão de Culann]. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário