TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O CORTEJO DE EMER - PARTE 2

p. 71

em seu campo de atuação, com seus irmãos adotivos em torno dela. Estas eram filhas dos senhores de terra que viveu por volta do dun de Forgall. Eles estavam aprendendo agulha-obra do trabalho e multa de Emer. Ela foi a uma donzela a quem ele se dignou a morada e woo das donzelas de Erinn. Para ela teve a seis dons-viz., O dom da beleza, o dom da voz, o dom da fala doce, o dom da agulha-obra, o dom da sabedoria, o dom da castidade. Cuchulaind disse que nenhum Maiden deve ir com ele, mas ela que era a sua idade e iguais em forma e raça e habilidade e destreza, que foi o melhor handworker das donzelas de Erinn, e que não foi uma esposa adequada para ele a não ser como eram ela. E como ela era uma moça que preenchia todas essas condições, Cuchulaind passou a cortejá-la acima de tudo.

Foi em sua matriz Cuchulaind festivo que foi nesse dia para tratar Emer e mostrar sua beleza para ela. Como as moças estavam sentados no banco de coleta no dun, eles ouviram algo vindo na direção deles, o barulho dos cascos dos cavalos, o ranger do carro, a quebra das correias, a grade das rodas, a pressa de o herói, o tilintar das armas. "Vamos ver um de vocês", disse Emer, 'o que é que está vindo em nossa direção. "

'Na verdade, eu vejo aqui ", disse Fiall, filha de Forgall', dois cavalos de como o tamanho, beleza, fúria e velocidade, pulando juntos
[...]
alto-headed, espirituoso, poderoso, picar os ouvidos (?), thin-boca, com tranças de comprimento, com testa larga, muito salpicado, um pouco magro, muito vasto, impetuoso, ondulando com crinas, com ondulação caudas. No pólo direito do carro é um cavalo cinza, larga-Anca, forte, rápido, frota, selvagem, tendo limites de pequeno porte, amplo guará
[...]
trovejando, estamparia, com ondulação juba, alto-de-cabeça, de peito largo. A grande glebed
[...]
relvado rígido está em chamas em seus quatro cascos duros, um bando de pássaros Swift seguinte, ele toma o seu curso ao longo da estrada, dardos dele há um flash de ar, uma rajada de fogo-vermelho cintilante se destaca entre suas mandíbulas controlada. "

'O jato outro cavalo-negro, cabeça-dura, redonda, Slender-footed, amplo biungulados
[...]
espirituoso, crespo, trançado, trançado, larga-backed, firmemente calçados,
[...]
ardente, feroz, caminhando fortemente, firmemente estamparia, longa-guará, curly-guará, de cauda longa, com ondas firme, ampla testa, bonita que ele se move ao longo depois de ter batido os cavalos nesta terra, limites sobre o funcionamento do pasto seco , ele segue os níveis de midglen, ele não encontra nenhum obstáculo na terra
[...]
'

"Um carro de madeira fina, com vergas de trabalho, no qual estão as rodas de bronze branco. Um poste branco de prata, branco, com uma montagem de bronze branco. Um quadro muito elevado ranger de lata, redondas e firmes. Um forte curvo


-------------------------------------------------- ------------------------------

p.72

jugo de ouro. Dois empresa entrançados rédeas amarelo. Hard pólos, em linha reta como espada-lâminas.

Um homem triste 7 escura no carro, o mais justo dos homens de Erinn. Um belo roxo cinco dobrado túnica em torno dele, um broche de ouro incrustada em seu peito branco em sua estréia, contra a qual se ergue, batendo pancadas completa. Uma camisa com um capuz branco, entrelaçadas vermelho com chamas de ouro. Sete dragão vermelho-jóias no chão de um dos seus dois olhos. Dois sangue azul-branco-bochechas vermelhas que respiram faíscas e lampejos de fogo. Um raio de queimaduras amor em seu olhar. Me pensa, uma chuva de pérolas foi derramado em sua boca. Negro como o lado de um negro [...] cada uma de suas duas sobrancelhas. A espada empunhada de ouro descansando em suas duas coxas. A sangue-lança handfitted vermelho com uma lâmina afiada fogoso em um eixo de madeira [...] é presa ao quadro de cobre do carro. Um escudo roxo com um aro de prata, com animais ornamentais de ouro sobre seus dois ombros. Ele salta de salmão dos heróis-salto [...] muitos como proezas rápida sobre ele, o carro-chefe de um carro.

"Há um cocheiro antes dele nesse carro, muito fino, longo e verso, homem muito sardento. Muito encaracolado de cabelo vermelho na cabeça. Um anel de bronze na testa que impede que os cabelos caiam sobre o rosto. Patins de ouro em ambos os lados da parte traseira de sua cabeça para limitar seu cabelo. Um ombro-manto sobre ele com mangas, com aberturas em seus dois cotovelos. Uma haste de ouro vermelho na mão com a qual mantém os cavalos em ordem. "

Entretanto Cuchulaind tinha chegado ao lugar onde as moças estavam. E ele desejava uma bênção para eles. Emer levantou seu lindo rosto Cuchulaind justo e reconhecido. E então ela disse: "Que Deus faça de suavizar o caminho antes de você!" Que você esteja a salvo de qualquer mal! ", Disse ele. "De onde vieste?", Perguntou ela. 'De Intide Emna', respondeu ele. "Onde você dormiu?", Disse ela. "Nós dormimos", disse ele, "na casa do homem que tende a pecuária da planície de Tethra." Qual era a sua comida lá? ", Perguntou ela. "A ruína de um carro foi cozinhado para nós não", ele respondeu: "Que fizeste maneira come?", Disse ela. «Entre as montanhas de Dois da Madeira", disse ele, "Que fizeste tomar forma depois disso?", Disse ela. 'Não é difícil dizer ", disse ele. «A partir da capa do Mar, sobre o grande segredo dos homens da DEA, 8 sobre a espuma dos dois Steeds de Emain, sobre o Jardim da Morrigan, 9 sobre a parte traseira do Semeando Grande, ao longo do vale do


-------------------------------------------------- ------------------------------

p.73

a grande represa, entre Deus eo seu Vidente, sobre a Medula da mulher Fedelm, entre o Javali e sua mãe, durante a lavagem dos Cavalos de Dea, entre o Rei da Ana (ou Ara) e seu servo, para Mondchuile dos quatro cantos do mundo, a Grã-Crime, sobre os restos da grande festa, entre Dabach e Dabchine, para Luglochta10 Loga, para as filhas do sobrinho de Tethra, o Rei do Fomori.

'Qual é a conta de ti, oh donzela? ", Disse Cuchulaind. 'Não é difícil dizer, verdadeiramente, "disse a jovem,' Tara das mulheres, 11 a mais branca das donzelas, o
[...]
de castidade, uma proibição que não é tomada, um vigia que não vê one.12 A mulher modesta é um worm, 13 a scaldcrow
[...]
uma corrida que ninguém venha near.14 A filha de um rei, uma chama de honra, uma estrada que não podem ser inseridos
[...]
viz. Tenho campeões que siga-me a guardar-me de quem vai me levar contra o seu prazer, sem o seu conhecimento e Forgall do meu ato.

"Quem são os campeões que te seguiram, solteira oh?", Disse Cuchulaind. 'Não é difícil dizer, verdadeiramente, "disse Emer. "Dois Lui, dois Luath, Luath e Lath Goible, filho de Tethra, triath e Trescath, Brion e Bolor, Bas, filho de Omnach, oito Condla, Cona, filho de Forgall. Todo homem deles tem a força de uma centena e os feitos de nove. Forgall-se, também, é que é duro de dizer aos seus muitos poderes. Ele é mais forte do que qualquer outro trabalhador, mais aprendemos que qualquer druida, mais penetrante que qualquer poeta. Será mais do que todos os seus jogos para lutar contra Forgall si mesmo, pois muitos de seus poderes foram recontados
[...]
de ações viris.

'Por que tu não fazes contar-me, oh donzela, com os homens fortes? ", Disse Cuchulaind. 'Se as suas obras têm sido contadas, porque não devo contar-te entre eles? "Na verdade, eu juro, oh solteira", disse Cuchulaind', que eu farei minhas ações contaram entre as glórias da força de heróis. " Qual é então a tua força? ", disse Emer. 'Não é difícil dizer, verdadeiramente, "disse ele. "Quando eu sou fraco na luta, eu defendo vinte. Suficiente para trinta é um terço da minha força. Eu sozinho para fazer combate quarenta anos. Minha defesa de uma centena de guardas. Fords e campos de batalha são evitadas por medo e pavor de mim. Hosts e multidões e muitos homens armados fugir com o terror do meu rosto. "

«Estas são boas lutas de um menino de concurso", disse a moça, "mas não tens ainda


-------------------------------------------------- ------------------------------

p.74

atingiu a força do carro-chefe. "Truly, oh donzela," disse ele, "bem que eu fui criado pelo meu querido pai adotivo Conchobor. Não como um churl olha para o património dos seus filhos, não entre o pavilhão de pedra e amassadeira, nem do fogo para a parede, nem no chão da despensa um (?) Eu fui educado por Conchobor, mas entre carro-chefes e os campeões, entre bobos e druidas, entre poetas e sábios, entre os senhores da terra e os agricultores do Ulster tenho sido criadas, de modo que eu tenho todos os seus costumes e presentes. "

"Quem, então, trouxe-te-te glorias em todas as obras?", Disse Emer. 'Não é difícil dizer, realmente. Fair-Sencha15 speeched ensinou-me para que eu sou forte, inteligente, rápido, ágil,
[...]
Eu sou sábio nos julgamentos, não estou esquecido. I
[...]
ninguém antes de sábios, eu assistir a seus discursos. Dirijo os julgamentos de todos os homens de Ulster, e não alterá-los, através da formação de Sencha. Blai, o senhor de terras, levou-me a si mesmo por conta do parentesco de sua raça, de modo que eu tenho a minha dívida com ele, para que eu convidar os homens da província Conchobor com seu rei. Eu entretê-los durante o tempo de uma semana, eu resolver os seus dons e os seus despojos, eu ajudá-los em sua honra e suas multas.

'Fergus tem promovido me, para eu matar guerreiros fortes com a força dos valentes. Eu sou feroz em valentia e coragem, para que eu sou capaz de guardar as fronteiras do país contra inimigos externos. Eu sou um abrigo para cada homem pobre, eu sou uma trincheira de luta para cada homem rico, me dar conforto a cada um infeliz, mal eu trato a cada homem forte, através da fosterage de Fergus. "

"Eu vim para o joelho do poeta Amorgen, para que eu elogio um rei para qualquer excelência que ele tem, para que eu possa resistir a qualquer homem de valor, em valor, em sabedoria, em esplendor, na inteligência, na justiça, na ousadia. Eu sou uma correspondência para qualquer carro-chefe, dou graças a ninguém, mas para Conchobor todos. "

'Findchoem16 cuidou de mim, de modo que o vitorioso Connall Cernach17 é meu
[...]
irmão adotivo. Cathbad do rosto suave me ensinou a bem da Dechtire, 18 de modo que eu sou um estudante hábil das artes do deus do druidismo, assim que eu aprendi no excelências do conhecimento. Todos os homens do Ulster têm igualmente trouxe-me para cima, tanto de cavaleiros e carros-chefes, os reis e poetas-chefe para que eu sou o queridinho da multidão de acolhimento e, por isso


-------------------------------------------------- ------------------------------

p.75

que eu luto pela honra de todos igualmente. Honrosamente fui perguntado pelo filho Lug19 de Cond, filho de Ethlend
[...]
de Dechtire para a casa
[...]
do brug. E tu, oh solteira ", disse Cuchulaind, 'como tu tens sido criados em Luglochta Loga?


-------------------------------------------------- ------------------------------

p.150

'Não é difícil de dizer, na verdade, respondeu a donzela. "Eu fui criado", disse ela, "em virtudes antigas, do comportamento legal em manter a castidade, em igualdade
[...]
de uma rainha, de forma imponente, de modo que para mim é atribuído a cada forma nobre majestosa entre as hostes de
[...]
mulheres "," Bom são essas virtudes, verdadeiramente, "disse Cuchulaind, 'Por que, então, disse ele," se não fosse apropriado para nós, tanto para se tornar um? Pois eu até agora não encontrou uma moça capaz de prender conversar comigo em uma reunião neste sábio "," Uma questão. Tens uma mulher? ", Disse a moça. «Para sob minha proteção
[...]
depois de ti. "Não é assim", disse Cuchulaind. "Eu não pode casar", disse a jovem, "antes da irmã que é mais velha que eu, viz., Fial, filha de Forgall, a quem vês perto de mim aqui. Ela é uma excelente handworker. "Não é que ela está, verdadeiramente, com quem se apaixonaram", disse Cuchulaind, "Nem que eu nunca aceite uma mulher que conheceu um homem antes de mim, e me disseram que lá menina dormiu com Carpre Niafer, 20 uma vez.

Enquanto eles estavam assim conversando, Cuchulaind viu os seios da menina sobre o seio de sua blusa. Então ele disse: 'Fair é esta planície, a planície do jugo nobre. "Então a donzela disse estas palavras:" Ninguém vem a este plano, "disse Emer," quem não mata como muitos como um n comainm cem ( -aircid) em cada ford da Ford Scennmenn na Ollbine, para Banchuing Arcait21 onde Brea rápida quebra a testa de Fedelm. "Fair é esta planície, a planície do jugo nobre", disse Cuchullaind. "Ninguém vem a este plano," disse ela, 'que não tenha conseguido a proeza de matar três vezes nove homens com um golpe (grainde GenID), oh bezerro da vaca
[...]
de forma a preservar um homem no meio de cada nove deles, 'Fair é esta planície, a planície do jugo nobre ", disse Cuchulaind," Ninguém vem a este plano, "disse ela," quem não cumpre Benn Suain, filho de Roscmelc, a partir do final do verão até o início da primavera, a partir do início da primavera a maio-dia, de maio-dia para o início do inverno. "Diz-se, deve ser feito", disse Cuchulaind. "É oferecido, que é concedido, é tomado, aceita-se", disse Emer. "Uma pergunta. Qual é a conta de ti? ", Disse ela, 'Eu sou o sobrinho (NIA) do homem que desaparece em um outro na madeira de Badb", disse ele. "E qual é o teu nome?", Disse ela: "Eu sou o herói (Nuadu) da praga que recai sobre os cães", disse ele.


-------------------------------------------------- ------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário