TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

HISTÓRIAS, CONTOS E LENDAS DA IRLANDA


À partir de hoje, irei publicar os contos, história e lendas populares tradicionais mais famosos da Irlanda. E para começar, quem de nós já não ouviu falar da existencia de um pote de ouro no fim do arco iris?
Pois, é!... Vamos começar com LEPRECHAUN. Mas o que é um LEPRECHAUN?

Vamos lá...
LEPRECHAUN

Existe em nossas lembranças infantis, a crença de que no fim do arco íris há um pote de ouro e, se for verdade, nele haverá também um leprechaun. Seres fantásticos que habitam o folclore irlandês.

Figura mitológica do folclore da Irlanda, o leprechaun (pronuncia-se /LÉP-re-káum/) é apresentado como um diminuto homenzinho, sempre ocupado a trabalhar em um único pé de sapato em meio às folhas de um arbusto ou "sob uma folha de labaça". São os guardiões dos tesouros escondidos.
Também são conhecidos pelos nomes de Tumores, Duendes ou Gnomos e também povoam um conto infantil bastante popular: Branca de Neve e os sete anões.

Os anões dos irmãos Grimm são mineradores, referência clara à descoberta de riquezas ocultas encobertas.
Conta a lenda que encontrá-lo é certeza de riqueza e felicidade. Como diz a canção: “Quando a sorte lhe sorrir, por que não sorrir de volta?”



Os leprechauns são considerados guardiões ou conhecedores da localização de vários tesouros escondidos.

Para obter tais tesouros (normalmente um pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar.

Como diz Brian Froud, "Como acontece com todos esses seres (encantados), é importante que você veja o leprechaun, ou duende irlandês, antes que ele o veja, pois ele se torna então mais cooperativo e talvez possa até levá-lo a um de seus potes de ouro escondido. Mas ele é muito astuto e traquina, capaz de desaparecer num piscar de olhos".

Uma hora estão alegres, cantando e assobiando: de repente, ficam arredios e irritados sem causa aparente.

Acredita-se que eles também tenham uma moeda de prata mágica, que volta a sua bolsa, depois de ser gasta. O ouro é um prêmio raro.


Os leprechauns são descritos como sempre alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, um barrete vermelho ou um estranho chapéu de três pontas, avental de couro e sapatos com fivelas. Gostam de fumar seus cachimbos com toda calma e dificilmente podem ser enganados. Adoram música e dança
Mas não vivem em comunidades porque são briguentos. Preferem o isolamento e o sossego de suas pequenas casas construídas nas raízes das grandes árvores irlandesas. De vez em quando eles são vistos fazendo movimentos giratórios como piões usando seus chapéus como eixo.
Após o seu trabalho diário o leprechaun gosta de se divertir à noite.
Esses duendes são frequentemente associados ou confundidos com os cluricaun, criaturas mágicas que habitam adegas e depósitos de vinho. Ele invade as adegas de vinho de surpresa e "curte" sua bebedeira desenfreada no lombo dos carneiros ou cães pastores noite adentro. Segundo alguns autores, estes dois seres encantados poderiam até ser duas formas diferentes do mesmo ser, tomadas em diferentes momentos do dia ou do ano.

Se algum dia você encontrar um leprechaun escondido na floresta, prenda-o com firmeza em sua mão e não desvie os olhos dele por um só instante. Se piscar, mesmo que por fração de segundo, ele desaparecerá de sua vista. Mas, se conseguir mantê-lo aprisionado pela força de seu olhar, o leprechaun lhe revelará, em troca da liberdade, onde se esconde o pote de ouro que fica no final do arco-íris.

O nome leprechaun é possívelmente originário do Gaélico luacharma'n, significando meio-corpo (no sentido de pequeno) ou leith brogan que significa sapateiro. Outra interpretação para a origem do termo seria a de que leprechaun vem de Luch-chromain, Gaélico para "pequeno Lugh corcunda".

O leprechaun aparece nas lendas e folclore irlandês. Lá, é conhecido como um pequeno homem de roupas verdes, bigode, olhar simpático e um cachimbo na boca. Geralmente vivem em pequenos arbustos, em bosques ou florestas. São conhecidos por serem os sapateiros das fadas, e, diz-se que fazem só dois sapatos por ano. Os Leprechauns não gostam de humanos e têm medo deles, mas quando nos vêm com boas intenções, eles nos dão um par de sapatos. Os sapatos que eles fazem são muito bonitos e são feitos de materiais naturais, tais como, flores e gotas de orvalho. Além do seu cachimbo, estão sempre acompanhados pelo seu pequeno, velho e gasto martelo. O Leprechaun é muito pequeno, pois tem apenas, 30 a 50 cm.

Um comentário:

  1. Muito interesante !

    Gostaria de conhecer um deles.
    Talvez no fim do arco-iris encontre meu pote de ouro., que necessariamente não precisa ser dinheiro, mas saúde, paz e felicidade.

    ResponderExcluir