TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

sábado, 27 de novembro de 2010

A PARADA DOS SERES ENCANTADOS

A hierarquia dominante no Reino Encantado é muito semelhante ao nosso sistema monárquico. Os seres encantados mais aristocráticos, conhecidos como o Exército mágico ou Heróicos, pertencem a cortes organizadas como a Corte Seelie da Escócia ou o Daoine Sidhe (Theena Shee) tribo da Irlanda.

Essas cortes passam seus dias em atividades aristocráticas das quais uma das mais comuns, e certamente a mais impressionante, é cavalgar em procissão solene. Isso é denominado a Parada Encantada.

A cavalgada e os cavalos da tribo Daoine Sidhe têm fama mundial que é explicada, provavelmente, pela origem desses seres, os quais acredita-se serem os fragmentos decadentes dos legendários Tuatha De Danann (Tootha day danan) que, certa vez, governaram a Irlanda, mas foram conquistados pelos irlandeses e levados para as profundezas da terra.


Os cavalos encantados dos Tuatha De Danann foram descritos por Lady Wilde em seu livro Lendas Antigas da Irlanda :

"A raça dos cavalos que eles criavam não poderia ser superada em canto algum do mundo - velozes como o vento, com o pescoço curvado, o peito largo, narinas palpitantes, olhos grandes que mostravam que eles eram feitos de fogo e chamas, e não de terra pesada e sombria".

Os Tuatha fizeram para eles estábulos nas grandes cavernas das colinas e eram calçados com prata e tinham rédeas de ouro. Nunca permitiram que um escravo montasse neles.

A parada dos cavaleiros Tuatha De Danann era um espetáculo esplêndido.

Sete corcéis, cada um com uma jóia em sua testa, como uma estrela, e sete cavaleiros, todos filhos de reis, em mantos verdes com franjas douradas, cabeças cobertas por capacetes de ouro, membros protegidos por grevas douradas e tinham uma lança também dourada na mão.



Laddy Wilde nos conta que esses cavalos conseguiam viver cem anos ou mais. Os últimos animais da raça pertenceram a um grande lorde em Connaught, mas que, após a sua morte, foram tomados pelo martelo de um leiloeiro, juntamente com todos os seus pertences.




A estirpe foi comprada por um emissário do governo britânico, mas quando o cavalariço tentou montar um dos animal intrépidos, ele empinou e atirou o plebeu ao chão tão violentamente, que matou-o no mesmo instante.

Um comentário:

  1. Gostei dessa história, muito interessante. Obrigada por postar, assim pude conhecer um pouquinho mais desse mundo maravilhoso, o mundo celta.
    *---*

    ResponderExcluir