TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 28 de novembro de 2010

OS SERES ENCANTADOS DO PRADO LESTE


Fala-se de um conto sobre o encontro entre seres encantados e alguns contrabandistas no qual os spriggans tiveram um papel muito mais terrível.


Uma noite, um pequeno bando de saqueadores veio para a praia perto de Long Rock na Cornualha.


Tendo tirado todos os despojos do barco e colocado na praia, acima da marca da água na areia, três dos homens partiram para providenciar os arranjos necessários para a venda de seus bem, enquanto os outros três, incluindo Tom Warren de Paul, considerado um dos contrabandistas mais audaciosos de seu tempo, se deitaram para descansar.


Mal haviam cochilado, quando foram acordados por um silvo estridente e retinido. Acreditando que fosse o som de jovens fazendo farra, Tom foi alertá-los para que fossem embora.


Ele subiu num banco de areia e viu, a curta distância, em uma cavidade entre outros bancos de areia, uma porção de pessoas vestidas em trajes alegres, do tamanho de bonecas, pulando e dançando, projetadas por luzes bruxuleantes.


Sobre um dos bancos, em meio aos foliões, ele viu um grupo de velhinhos, barbudos, tocando flautas de Pan, batendo pratos e pandeiros, tocando berimbaus e pipilando assobios feitos de junco.

Os homenzinhos estavam todos vestidos de verde, usavam bonés de cor escarlate e, quando tocavam, suas barbas sacolejavam. Tom ficou tão surpreso com a visão que não conseguiu se conter:

-"Vou lhes cortar a barba, vou lhes cortar a barba, velhinhos encapuzados !".


Ele gritou duas vezes, usando essas mesmas palavras e estava prestes a repetir novamente quando todos os dançarinos, e centenas mais do que ele notara da primeira vez, brotaram em tropas, armados com arcos e flechas, lanças e estilingues.



Os spriggans marcharam em direção a Tom, crescendo mais e 'mais à medida que dele se aproximavam.


Seu aspecto era tão assustador que Tom correu até seus companheiros, acordou-os e implorou-lhes que se atirassem ao mar para salvar suas vidas. Enquanto corriam em direção ao barco, uma chuva de pedras pequenas caía sobre eles e "queimavam como brasas ardentes em qualquer parte do corpo que atingissem".

Os homem estavam tão amedrontados que adentraram o mar sem nem mesmo olhar para trás, embora soubessem que estavam seguros, pois os spriggans não se atrevem a tocar a água salgada.

Quando deram uma espiada para ver o que acontecia atrás deles, viram um exército das criaturas mais feias do mundo, alinhadas na praia, fazendo gestos ameaçadores.


Isso durou até o amanhecer, quando os pequeninos se retiraram para os bancos de areia.


Obs; Spriggans são figuras masculinas grotescamente feias, encontradas em velhas ruínas, que guardam tesouros enterrados e agem como guarda-costas de fadas. Dizem também que eram culpados por praticarem furtos. Embora geralmente pequenos, tinham a capacidade de inchar alcançando enorme tamanho (especula-se que sejam os fantasmas dos antigos gigantes).
Certamente, sua disposição era pobre e que causaram o mal a quem ofendeu. Eles enviavam tempestades e queimavam plantações e, por vezes roubavam os filhos dos mortais, deixando seus feios changelings em seu lugar.


Há uma história de uma velha mulher que obteve o melhor de um bando de Spriggans virando sua roupa pelo avesso, para ganhar suas moedas. (o que provou ser tão eficaz como a água benta e o ferro para espantar as fadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário