TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

domingo, 21 de novembro de 2010

SOBRE SEREIAS



Desde criança sempre fui fascinada por esses seres misteriosos que segundo as lendas habitam o fundo dos Oceanos. As primeiras narrativas sobre esses seres são encontradas na Odisséia, onde Ulisses narra o encontro de sua tripulação com essas criaturas metade peixe e metade mulher (nereidas)que cantam de forma tão maravilhosa atraindo os homens para as profundezas dos mares. Por isso, sabendo que seu barco passaria pelo lugar onde elas se encontravam ordenou a seus homens que protegessem os ouvidos com muita cera. Quanto a ele pediu que fosse amarrado ao mastro com muita força, pois gostaria de vê-las e ouví-las...
E eis que Ulisses se maravilhou com a visão extraordinária. Todas elas estavam sentadas em uma pequena ilha de pedras banhadas pelas águas e pelo luar e cantavam uma melodia tão linda que Ulisses mesmo amarrado fortemente gritava aos seus homens para que o soltassem.“Assim falavam com melodiosa voz, e eu sentia o coração consumir-se de desejo. Com um aceno dos olhos, ordenava aos companheiros que me soltassem; eles, porém, remavam, curvados sobre remos." Ulisses, Odisséia.

Leia abaixo algumas curiosidades sobre esses seres

1.As sereias são criaturas dos mares, metade peixe e metade mulher. São lindas, sedutoras e donas de uma voz tão encantadora que poucos conseguem resistir.
2.De fato, muitos marinheiros atraídos por seu canto pulam de seus navios e mergulham nos oceanos para ir ao encontro delas
3.Dizem que até hoje muitos deles vivem com suas amadas nas profundezas dos mares.
4.As sereias são muito românticas e se apaixonam facilmente. Mas quando seus amados não correspondem a esse amor, choram tanto que espalham suas lágrimas por todo o oceano. 5.Gostam de jóias e roupas. Por isso, às vezes são vistas perto de escombros de navios naufragados em busca de objetos preciosos.

Existe uma lenda que conta como apareceu a primeira sereia e é assim....


LENDA DA SEREIA

"Uma jovem muito linda, de alva pele e esbelta, tinha o costume de percorrer as íngremes escarpas da costa para pescar mariscos e também satisfazer a sua paixão de cantar.
Foi repreendida várias vezes por sua mãe para evitar uma possível desgraça e para moderar-se em suas ininterruptas fugas.
Porém a jovem, fazendo ouvidos de mercador, nunca levou em conta os pedidos da mãe. Muito pelo contrário, considerava os conselhos da mãe empecilhos que deveriam ser burlados e se deleitava a tagarelar suas canções sobre os penhascos, embriagada de euforia.
Por fim, a mãe cansada e farta com tanta desobediência, em um momento de raiva lhe lançou a seguinte maldição:
-Assim permita Deus do Céu que te transformes em peixe!
E, imediatamente a bela jovem fugitiva transformou-se em uma belíssima mulher com rabo de peixe".

Em Zennor, Cornualha, uma sereia apaixonou-se por um rapaz e o atraiu para o mar.

Perto da península de Lizard, também na Cornualha, um homem chamado Lutey (leia a lenda publicada no outro post) ajudou uma sereia encalhada a voltar para a água. Ela lhe deu seu pente e disse que ele e seus descendentes seriam capazes de quebrar os feitiços das bruxas e controlar demônios, mas nove anos depois ela voltou e o arrastou para as ondas.

Na década de 1840, o folclorista Robert Hunt ouviu que várias famílias da Cornualha diziam ter poderes fantásticos por serem descendentes de uma sereia ou tritão (masculino de sereia).


Por outro lado, uma sereia arruinou a baía de Padstow com bancos de areia, porque alguém ali atirou nela.
Na ilha de Man, entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, as sereias são chamadas ben varrey e os tritões, dinny-mara.
Há uma lenda na qual um pescador carregou uma ben varrey encalhada de volta ao mar que, como recompensa, lhe disse como encontrar um tesouro. Mas o pobre e ignorante pescador não reconheceu o valor do ouro da Armada Espanhola e o jogou de volta ao mar.
Outra lenda fala de uma sereiazinha que quis a boneca de uma menina e a roubou.
A mãe da sereiazinha lhe deu uma bronca e a fez devolver a boneca, junto com um colar de pérolas.
Conta-se uma história de uma ben varrey amistosa que vivia perto de Patrick.
Durante uma estação de pesca, quando os barcos do porto de Peel pescavam além do promontório de Spanish Head, a sereia subitamente ergueu-se da água e grigou shiaull er thalloo! ("velejem para terra!").
Os pescadores que haviam aprendido a confiar nos conselhos dessa sereia imediatamente levaram seus botes para os abrigos. Aqueles que não atenderam ao aviso perderam todo o equipamento e alguns perderam a vida.
Em Gales as sereias da fronteira galesa não vivem no mar, mas em lagos e rios.


Em Marden (Herefordshire) o sino de uma igreja caiu uma vez em uma poça profunda de um rio, onde uma sereia o agarrou.
Em Child's Ercall (Shropshire) a sereia de um lago oferecia a alguns homens ‘um pedaço de ouro, grande como a cabeça de um homem, e estava bem perto’, quando um deles disse um palavrão de espanto e ela gritou e desapareceu.
Uma lenda popular na Grécia, provavelmente de origem medieval, diz que Thessalonike, irmã de Alexandre, o Grande, tornou-se uma sereia após a morte. Ela vive no mar Egeu e quando marinheiros a encontram ela lhes faz uma só pergunta: "O rei Alexandre vive?" (em grego: Ζει ο βασιλιάς Αλέξανδρος;), os marinheiros devem responder "Vive e ainda reina" (em grego: Ζει και βασιλεύει). Qualquer outra resposta a deixará furiosa e a transformará numa górgona, condenando o navio e todos os marinheiros a bordo.

6 comentários:

  1. eu me tornei sereia porque fiz sexo com um peixe debaixo de agua, agora, estou aqui falando para que todo o mundo saiba o que se esconde nas profundezas dos mares! meu numero e 967856453 e serve para ligar se quiserem fazer sexo debaixo ou fora de agua

    ResponderExcluir
  2. eu juro q já vie uma sim!!! mais não consiguie ver o resto dela so os cabelos e a calda enorme...na epoca eu tinha 8 anos e tenhu 13 mais numca vou me esqueser disso!!!!mais teve outra vez eu era bem mais velha tinha 10 ou 11 anos eu acho. eu dessa vez não vi mais ouvi o camto dela .... era bem baixo pq eu estava em baixo da agua e logo depois o meu ar foi acabando eu quiz fica.. mais subie e depois sentie uma coisa nos meus pés paresia uma mão...quando ela ia me puxa eu mergulhei rapido e so vi peixes muitos e bolhas!!!! paresia q ela fugio rapido!!!! meu nome e isabella e eu numca vou me esqueser disso e quero um dia torna a ver uma ou olvi de nv!!! mais meu sonho e ser uma sereia!!!

    ResponderExcluir
  3. meu sonho e ser sereia eu amo muito sereia eu ate vi h2o mininas sereia adoro essa serie SEREIA te amo muito te amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Não posso falar muito!ninguém pode descobrir q estou falando isso! eu viro sereia 37 segundos após entrar na água e bebê-la. Não sou apenas eu! tenho 3 amigas assim! É péssimo! Nós e mais outra amiga pescamos um peixe esquisito e o comemos. No outro dia fomos puxadas por quatro mãos pra dentro da água. Eram 4 tritões!cada um transou com uma garota!Naquela época agente tinha de 14 a 15 anos.Eramos virgens.Depois da transa viramos sereias pq eramos virgens e a quarta morreu afogada ainda transando.

    ResponderExcluir
  5. Sera que as sereias são reais ?

    ResponderExcluir