TÁ MÍLE FÁILTE ROIMH - YN FIL O WEILHAU CROESO - ARE A THOUSAND TIMES WELCOME - SEJAM MIL VEZES BEM VINDOS

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A RAINHA MAEVE OU MAEDBH

A RAINHA MAEVE OU MAEDBH
(Deusa da Caça e da Guerra)

Das figuras femininas da Irlanda, Maeve é a mais espetacular.
Ela era a Deusa soberana da Terra com seu centro místico em Tara.
Com o passar do tempo à cultura irlandesa mudou sob a influência cristã e então, Maeve foi reduzida a uma mera rainha mortal. Mas nenhuma mortal poderia ter sido como ela, "intoxicante", uma mulher "embriagante", sedutora, que corria com os cavalos conversava com os pássaros e levava os homens ao ardor de desejo com um mero olhar.
Ela é a Rainha de Connacht, simboliza o poder feminino e é a personificação da própria Terra e sua prosperidade.
Ainda pesquisando sobre esta personagem tão ilustre, encontrei no site Wikipedia as seguintes informações:
Rainha Maeve foi uma rainha irlandesa celta, freqüentemente cultuada como deusa por ter exercido poder e fascínio entre seus súditos na sua época. Seu nome significa "Mulher ébria" ou "Rainha-Loba". Reinou sobre Connacht, e pertenceu ao Ciclo de Uster. Deusa da guerra, participou efetivamente de vários combates, pois as mulheres nesta época e nesta cultura, não eram vistas como frágeis ou incapazes e lutavam bravamente. Tinham o poder de escolha de seus maridos com seus respectivos dotes, além disso, optavam pelo divórcio se estivessem insatisfeitas ou infelizes. Este período foi anterior ao surgimento do Deus monista que deu origem à era do patriarcado, portanto, até então as mulheres exerciam outro papel na sociedade.
Foi também um símbolo de sexualidade plena e exuberante, assim como a Vênus na cultura romana, ou Afrodite na Grega.
Maeve tinha o poder de escolher seus parceiros. Sua relação com a sexualidade nada tinha a ver com promiscuidade, ao contrário disso, era saudável e magnética. Nessa época não existia o conceito de pecado cristão, o corpo e o prazer eram vivenciados sem malícia, venerados e respeitados.
O nome de Maeve é Maedbh e na Irlanda existe até uma nota de One pound Irish com o desenho do rosto dela.



Realmente, de todas as heroínas irlandesas, a que melhor encarna a força da mulher celta é, sem dúvida, a rainha Maedbh (Maeve) de Connacht.
Soberana, poderosa, independente, irascível, resoluta, Maedbh é uma porta-voz perfeita do espírito da mulher celta.
Vários textos medievais, especialmente as conhecidas Leis Brehon, confirmam os amplos direitos reservados às mulheres na sociedade celta irlandesa.
A explicação para isso é simples: apesar de algum contato com o mundo mediterrâneo, os celtas da Irlanda mantiveram-se suficientemente isentos da influência de gregos e romanos e sua tendência à opressão da mulher. Talvez esse seja um dos principais motivos para a voz da Irlanda atualmente servir de inspiração a quem tenta restabelecer uma sociedade mais equilibrada no que diz respeito à relação entre homens e mulheres.

Maeve, segundo a lenda, era uma das cinco filhas de Eochardh Feidhleach, rei de Connacht, uma mulher muito bela e forte, dotada de uma mente brilhante, estrategista hábil, talhada para enfrentar todo o tipo de batalhas.
Era muito segura de sua feminilidade e sexualidade. Diziam que possuía um apetite sexual voraz, mas é um erro vê-la como inconveniente e lasciva que utilizava a satisfação sexual com a finalidade de ganho egoístico.
Ela ofertava aos seus consortes uma taça de vinho vermelho como seu sangue.
O vinho de Meave representava o sangue menstrual que era considerado como "o vinho da sabedoria das mulheres".
O Festival Pagão de Mabon era comemorado em sua honra.
Durante estas festividades, aqueles que almejassem ser rei, aguardavam que Meave os convidasse à beber de seu vinho.
Isto assegurava de que o homem para ser rei, necessitava ser versado no feminismo e nos mistérios das mulheres.
Maeve foi considerada a Deusa da guerra similar a Morrigan, fez que seus guerreiros experimentassem as dores do parto de uma mulher.
Ela é a Rainha de Connacht, simboliza o poder feminino e é a personificação da própria Terra e sua prosperidade.
Shakespeare a trouxe à vida como Mab, a Rainha das Fadas. Em uma versão mais moderna, os ecologistas a converteram em Gaia, o espírito da Terra.
Na Antiguidade Celta, as mulheres se equiparavam aos homens. Possuíam propriedades e ocupavam posições de prestígio dentro da sociedade. Também não existia a monogamia nas uniões.
A rainha Maeve do reino irlandês de Connacht era famosa por sua beleza e possessão sexual. Teve muitos amantes, a maioria eram oficiais de seu exército, o que assegurou de algum modo a lealdade de suas tropas. Muitos homens lutavam duramente nos campos de batalha por uma possibilidade de receber seus favores sexuais.
Maeve é figura central do épico irlandês "Tain Bo Cualngé".
O primeiro marido de Maeve, foi justamente o seu rival mais constante, o rei Conchobor Mac Nessa.
Maeve foi-lhe dada em casamento como compensação pela morte de seu pai, mas para provar sua independência, ela o abandona. Conchobor, insatisfeito, encontra Maeve banhando-se no rio Boyne e a estupra.
Em decorrência do fato, os reis da Irlanda se unem para vingar o ultraje.
Nesta batalha, perde a vida Tinne, o então marido de Maeve.
A rainha de Connacht está sem rei, e por isso os nobres se reúnem e indicam Eochaid Dala para ser seu novo marido. Ela consente, desde que o marido não seja nem ciumento, nem covarde, nem avarento.
Certo dia, Maeve adota um garoto, o qual passa a integrar sua corte. Com o tempo o tal garoto cresce, tornar-se um hábil guerreiro e obviamente, torna-se seu amante.
Eochaid não aceita bem a situação, assim como os nobres de Connacht, que tentam expulsar o rapaz da corte. Maeve consegue impedir e o jovem desafia o rei para um combate.
Por ser um grande guerreiro, acabou matando o rei e assumindo o trono ao lado de Maeve.
Esse é Ailill, seu marido mais importante e protagonista da nossa história...

3 comentários:

  1. Ai,ai.Assim como tem homem que valorizam heróis que salvam virgens indefesas,tem mulheres que valorizam heroínas que não passam de meretrizes irresponsáveis.Fiquei com pena de Eochaid,sua esposa não passava de uma mulher infeliz,tal qual aos homens que buscam várias mulheres...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é vc seu lixo, pra falar isso de uma Deusa. eu so espero que ela amaldiçoe seus dias, e que ela possa gozar de seus gritos de sofrimento.

      Excluir
  2. Que triste fim teve a deusa Maeve. Eu fiz uma boneca (modelo tilda) inspirada nessa deusa. O amor é assim...machuca... doi...transforma tudo como um vendaval.

    ResponderExcluir